NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
1 de setembro de 2023 - 11h09

Letônia vence Espanha e embola Grupo L da 2ª fase da Copa do Mundo

Com bom jogo de Davis Bertans, Letônia bate Espanha e indiretamente dá mais chances a classificação do Brasil

Davis Bertans lidera Letônia em vitória sobre a EspanhaDepois de chocar o mundo com a vitória sobre a França na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete, a Letônia estreou na segunda fase nesta sexta-feira (1) e novamente aprontou das suas ao vencer a, até então, invicta Espanha por 74 a 69, depois de um quarto período arrasador.

Com a vitória, a Letônia empata em campanha com a Espanha, ambas com três vitórias e uma derrota. As duas seleções encerram suas participações na segunda fase no domingo (3), com os letões enfrentando o Brasil e os espanhóis batendo de frente com o Canadá.

Pelos letões, o ala Davis Bertans foi o destaque com 16 pontos, acertando 5/5 lances livres. O time não contou com o lesionado Dairis Bertans, mas viu mais quatro jogadores anotarem 11 pontos ou mais. Rodions Kurucs, ala do UCAM Murcia, teve 13 pontos e oito rebotes, enquanto os alas Rolands Smits e Andrejs Grazulis e o armador Kristers Zoriks registraram 11 pontos cada um.

Do lado espanhol, que sofreu com os aproveitamentos de bolas de três e nos lances livres, o pivô Willy Hernangomez foi o destaque, com 14 pontos. Além dele, o ala-pivô Usman Garuba e o ala-armador Dario Brizuela foram a 11 pontos cada.

O jogo

Depois de mostrar sua força na primeira fase, mesmo sem Kristaps Porzingis, a Letônia sabia que poderia jogar de igual para igual com a Espanha e assim o fez no primeiro período. Num jogo equilibrado, o armador Arturs Zagars comandou e os letões venceram o primeiro período por 17 a 16.

A Letônia ainda seguiu conseguindo impor seu jogo no segundo quarto, abrindo sete pontos de frente (25 a 18) a menos de quatro minutos do intervalo. Depois de um tempo pedido por Sergio Scariolo, o time espanhol voltou muito melhor e emplacou uma sequência de 14 a 5 para fechar o quarto e virar o jogo (32 a 29).

Na volta do intervalo, a partida seguiu em equilíbrio, empatada em 42 na metade do terceiro quarto. Scariolo, então, colocou Rudy Fernandez e Brizuela de volta ao jogo e os espanhóis fizeram uma corrida 16 a 5 para abrirem 11 pontos na entrada para o último quarto (58 a 47).

Contra a parede, os letões não tinham tempo a perder com o último período para tirar a diferença. Grazulis acertou um arremesso de três para abrir a pontuação da parcial e auxiliou os letões a gradualmente encostarem no placar e empatarem em 61 nos últimos cinco minutos. Scariolo novamente mexeu na equipe, mas dessa vez não deu. Os letões fizeram uma corrida de 13 a 8 e fecharam o jogo, colocando sobre si boas chances de classificação.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram