NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
1 de setembro de 2023 - 07h09

EUA vencem Montenegro e abrem segunda fase da Copa do Mundo com vitória

Anthony Edwards comandou os norte-americanos em quadra com 17 pontos em um jogo equilibrado até o último quarto

Os EUA venceram Montenegro por 85 a 73, nesta sexta-feira (1), na abertura da segunda fase da Copa do Mundo de Basquete, na Manila Mall of Asia Arena, nas Filipinas.

Caso a Lituânia derrote a Grécia ainda nesta sexta, os norte-americanos já garantirão vaga nas quartas de final do torneio, junto com os lituanos.

Já Montenegro precisa torcer para vitória grega e vencer a Grécia na última rodada – somada à derrota lituana frente aos EUA, para decidir a vaga às quartas de final no saldo de cestas com a Lituânia. A rodada final da segunda fase será realizada neste domingo (3).

A vitória dos EUA nesta sexta foi conquistada sob a guarda de Anthony Edwards. O ala marcou 17 pontos (todos no segundo tempo de jogo) e foi fundamental para a retomada norte-americana no terceiro quarto.

Jaren Jackson Jr. (11 pontos), Mikal Bridges (dez pontos) e Tyrese Haliburton (dez pontos e seis assistências) também apresentaram bons números pelos EUA.

Pelo lado de Montenegro os destaques foram Nikola Vucevic (duplo-duplo de 18 pontos e 16 rebotes) e Kendrick Perry (14 pontos e seis assistências).

Um dos principais diferenciais do jogo foram os erros cometidos pelas equipes. Enquanto os EUA apresentaram 12 turnovers, a equipe montenegrina cometeu 22 erros. Isso gerou aos norte-americanos 23 pontos de contra-ataque, contra apenas dois de Montenegro.

O jogo

Montenegro iniciou melhor a partida e chegou a abrir sete pontos de vantagem no marcador, puxados por nove pontos de Nikola Vucevic. Mas os EUA terminaram o quarto com uma reação de sete pontos sem resposta e fecharam a parcial com uma liderança de 19 a 18.

Os EUA ficaram na liderança do placar durante praticamente todo o segundo quarto, só que no minuto final, Marko Simonovic anotou quatro pontos seguidos e garantiu a liderança montenegrina por 38 a 37 antes do intervalo.

O terceiro quarto manteve o equilíbrio da partida, mas os dez pontos anotados por Anthony Edwards fizeram a diferença para os EUA assumirem a liderança e irem para o último período com seis pontos de vantagem.

Montenegro conseguiu deixar o placar próximo no último quarto somente nos primeiros três minutos. Os EUA, então, conseguiram pela primeira vez no jogo controlar o ritmo da partida e abrir gradualmente vantagem no marcador, anotando 20 pontos nos últimos sete minutos para garantir a vitória.

Foto: Reprodução/Twitter USA Basketball

instagram