NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
30 de agosto de 2023 - 14h08

Espanha vence Irã e se classifica com 100% no grupo do Brasil

Com intensa rotação dos jogadores, Espanha bate Irã com facilidade e avança invicta à segunda fase da Copa do Mundo

Juancho Hernangomez lidera Espanha em vitória sobre o Irã na Copa do MundoDepois de vencer o Brasil no jogo mais complicado do Grupo G, a Espanha fechou sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo com uma vitória fácil por 85 a 65 sobre o Irã, lanterna do grupo.

Com a vitória, os espanhóis classificaram-se em primeiro no grupo, com 100% de aproveitamento, e agora integrarão o Grupo L na segunda fase da competição, ao lado de Brasil, Canadá e Letônia. A Espanha enfrenta a Letônia na sexta-feira (1) e encerram a segunda fase contra o Canadá, no domingo (3), em busca de uma vaga nas quartas de final. Os iranianos disputarão os jogos classificatórios de 17º a 32º, a partir desta quinta-feira (31), encarando logo de cara a França.

Do lado espanhol, cada um dos 11 jogadores disponíveis (Rudy Fernandez não foi para o jogo) atuaram por pelo menos 13 minutos, com cinco registrando ao menos seis pontos. O destaque ficou por conta de Juancho Hernangomez, cestinha do jogo com 21 pontos e cinco rebotes, seguido por seu irmão mais novo, Willy Hernangomez, que foi a 16 pontos e nove rebotes. O outro único jogador a ter mais de dez pontos foi Santi Aldama, que terminou com 11, além de oito rebotes.

Do lado iraniano, dois jogadores tiveram pelos menos dez pontos. O ala do AS Monaco, Mohammad Amini teve 19 pontos em 7/12 arremessos de quadra convertidos, enquanto o armador Behnam Yakhchali foi a 12 pontos e sete assistências.

Espanha e Irã também brigam pela vagas diretas para as Olimpíadas 2024. Os espanhóis precisam estar entre os dois melhores europeus da competição, enquanto os iranianos precisam ser o melhores asiáticos para conseguirem.

O jogo

Com desperdícios e a mão descalibrada, os espanhóis demoraram a engrenar no jogo e viram um Irã aguerrido atrás da primeira vitória na competição. O time espanhol chegou a ficar nove pontos atrás (15 a 6) no primeiro quarto, mas se recuperou e cortou a diferença para um ponto ao fim da primeira parcial (17 a 16 para o Irã).

O cenário mudou rapidamente no início do segundo quarto, com a Espanha iniciando o período com 7 a 0 para virar o placar (23 a 17). Os espanhóis controlaram o jogo na parcial e foram para o intervalo bem mais confortáveis (43 a 34).

Ainda no jogo, os iranianos mantiveram-se competitivos durante o terceiro quarto e só viram a diferença aumentar para dois dígitos nos dois últimos minutos da parcial, quando os espanhóis colocaram 64 a 52 no placar.

Gradualmente, os europeus aumentaram a diferença ao longo dos últimos dez minutos, chegando em 15 na metade da última parcial (76 a 61). Daí para frente o jogo permaneceu controlado para a Espanha, que agora leva o quinto melhor saldo de pontos entre os classificados para a segunda fase.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram