NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
29 de agosto de 2023 - 14h08

Já eliminada, França se despede com vitória na Copa do Mundo

França vence Líbano, termina em terceiro no Grupo H e disputa classificação do 17º ao 32º na Copa do Mundo

Yabusele lidera França em vitória sobre o LíbanoEliminada na fase de grupos, a França fechou sua participação na Copa do Mundo de Basquete com uma vitória apertada por 85 a 79 contra o Líbano, nesta terça-feira (29).

A seleção francesa perdeu na estreia para o Canadá e perdeu para a Letônia na segunda rodada, sendo eliminada precocemente na competição em que era apontada como uma das favoritas. Os franceses agora disputam os jogos classificatórios para decidir entre o 17º e o 32º lugar da competição, a partir desta quinta-feira (31).

A equipe não contou com os pivôs Rudy Gobert, Mathias Lessort e Moustapha Fall, mas viu nova boa partida de Evan Fournier, que terminou com 17 pontos e quatro assistências. O maior pontuador da França foi o ala Guerschon Yabusele, com 18 pontos, acertando 7/9 arremessos de quadra. O armador Elie Okobo e o ala Nicolas Batum terminaram com 12 pontos cada.

Pelo lado libanês, o destaque ficou por conta do armador Wael Arakji, cestinha da partida com 29 pontos em 11/17 arremessos de quadra convertidos. O ala-pivô Ali Haidar terminou com 12 pontos e Omari Spellman, ala-pivô com passagem pela NBA, foi a dez pontos e cinco rebotes.

Como a França, a equipe libanesa, lanterna do grupo, também disputará os jogos classificatórios a partir desta quinta-feira (31).

O jogo

Os ânimos exaltados dos jogadores após a eliminação da competição frente a Letônia, no domingo (27), foram traduzidos para o último jogo da França na fase de grupos. Claramente desequilibrados em quadra, os franceses passaram a maior parte do primeiro quarto atrás no placar, fechando a parcial em 20 a 19 contra. Desfalcados dos pivôs, o garrafão francês sofreu com o s libaneses.

O jogo permaneceu equilibrado no início do segundo período, mas após uma sequência de 11 a 2, a equipe do Líbano conseguiu abrir dez pontos de frente na metade da parcial (35 a 25). Os franceses conseguiram se recuperar ainda no primeiro tempo, fechando o segundo quarto em uma corrida de 13 a 2 para vira o placar na ida para o intervalo (38 a 37 para a França).

Com diversas trocas de liderança ao longo do terceiro período, nenhuma das duas equipes conseguiu abrir mais do que quatro pontos de frente na parcial, partindo para o quarto derradeiro distantes um ponto entre si (59 a 58 para o Líbano).

O clima de decepção na seleção francesa ficou claro durante um tempo pedido pelo técnico Vincent Collet, em que ele se dirigiu ao armador Sylvain Francisco e disparou contra Okobo: “Sylvain, relaxa. Não dê ouvidos a Elie (Okobo), ele não quer jogar, por favor, não faça como ele”.

O time francês só conseguiu se desgarrar no placar na metade do último período. Após uma sequência de 11 a 0 ao longo de 3:30 na metade da última parcial, os franceses abriram nove pontos (74 a 65) e conseguiram, finalmente, encaminhar a vitória.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram