NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
23 de agosto de 2023 - 10h08

NBPA presta queixa contra multa da NBA a James Harden

Associação dos jogadores da NBA entende que Harden não violou regras da liga

A NBPA (Associação dos jogadores da NBA) prestará uma queixa contra a aplicação de uma multa de US$ 100 mil da NBA a James Harden, armador do Philadelphia 76ers, alegando que o jogador não violou regras da liga sobre demandas públicas de troca. O anúncio foi feito pela associação a partir de nota oficial nesta terça-feira (22).

“Nós respeitosamente discordamos da decisão da liga de disciplinar James Harden sobre seus recentes comentários, os quais acreditamos que não violaram a regra contra demandas públicas de troca. Nós temos a intenção de prestar uma queixa e deixar o assunto ser verificado por nosso Mediador”, diz a nota.

No mesmo dia, mais cedo, a NBA anunciou a multa a James Harden depois de uma investigação, a qual incluiu entrevista com o armador, por comentários que ele fez publicamente durante um evento na China em 14 de agosto e por uma entrevista que concedeu ao canal KHOU 11 em 17 de agosto. O valor de US$ 100 mil é o maior de uma multa que o novo acordo coletivo de trabalho permite.

Em sua nota anunciando a multa, a NBA deixa claro que considerou que Harden estava “indicando que ele não desempenharia os serviços prescritos em seu contrato de jogador a não ser que fosse trocado para outro time”, sendo este o grande motivador pela ação.

No dia 14 de agosto, um vídeo publicado por Shams Charania, do The Athletic, mostrou Harden em um evento da Adidas, na China, acabando com o presidente de operações. “Daryl Morey é um mentiroso e nunca mais farei parte de uma organização da qual ele faça parte. Deixem eu dizer de novo: Daryl Morey é um mentiroso e nunca mais farei parte de uma organização da qual ele faça parte”, disse o “Barba”. A fala do armador veio pouco dias depois de Morey decidir encerrar as conversas de negócio envolvendo o jogador nesta offseason.

No dia 17 de agosto, em entrevista ao canal KHOU 11, Harden foi perguntado se achava que a relação com os 76ers estava além da reparação, ao que o armador respondeu: “Acho que sim”.

No último sábado (19), a ESPN reportou que a NBA iria investigar a interação entre o armador e o executivo, como aconteceu, motivada pelas falas de Harden, a fim de averiguar se houve alguma quebra de conduta em relação à liga de alguma das partes.

(Foto: Reprodução / NBA.com)

instagram