NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
8 de agosto de 2023 - 15h08

Eric Gordon é liberado pela FIBA para jogar por Bahamas

Às vésperas do torneio pré-qualificatório da FIBA Americas para as Olimpíadas, Gordon tem autorização para ajudar Bahamas

O ala-armador Eric Gordon, recém-contratado pelo Phoenix Suns, se apresentou à seleção de Bahamas nesta segunda-feira (7) e já jogou o amistoso preparatório para o torneio pré-qualificatório da FIBA Americas para as Olimpíadas 2024, no mesmo dia, contra Kansas Jayhawks, em Porto Rico. Bahamas venceu por 87 a 81, com 12 pontos de Gordon.

Gordon já havia defendido a seleção dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2010 e, por isso, sua liberação para defender o país em que nasceu sua mãe era aguardada.

Segundo o site bahamense 10th Year Seniors, a USA Basketball permitiu a liberação do ala-armador e a FIBA aprovou sua mudança de representatividade de país baseada em seu Artigo 22, que proíbe um jogador de defender outra seleção depois de já ter disputado um torneio FIBA de grande porte por outro país, como Gordon fez.

No entanto, o critério da FIBA sobre o artigo pode ser alterado se o jogador estiver se juntando a um programa nacional de basquete em desenvolvimento, a fim do “melhor interesse sobre o basquete”.

O time de Bahamas está no Grupo A do torneio junto a Argentina, Cuba e Panamá, enquanto o Grupo B conta com Chile, Colômbia, Ilhas Virgens e Uruguai. Os dois melhores de cada grupo avançam às semis e o campeão do torneio consegue uma vaga para o torneio pré-olímpico. O torneio pré-qualificatório acontece entre 14 e 20 de agosto, na Argentina.

Entre os jogadores convocados para a seleção de Bahamas, além de Gordon, há outros nomes conhecidos da NBA, como Deandre Ayton,  pivô dos Suns, Buddy Hield, ala-armador do Indiana Pacers, e Kai Jones, pivô do Charlotte Hornets.

Foto: Reprodução Twitter/Eric Gordon

instagram