Informação foi dada por uma fonte com conhecimento da venda
A Qatar Investment Authority está comprando uma participação de aproximadamente 5% da Monumental Sports & Entertainment, empresa controladora do Washington Capitals da NHL, Washington Wizards da NBA e do Washington Mystics da WNBA, como parte de um acordo de US$ 4,05 bilhões. A informação veio de uma fonte com conhecimento da venda, que falou com a Associated Press sob condição de anonimato nesta quinta-feira (22).
No ano passado, o Catar sediou a Copa do Mundo. Acredita-se que essa seja a primeira vez que o governo do país investe no esporte profissional estadunidense.
Mike Bass, o porta-voz da NBA, disse que o Conselho de Governadores da liga decidiu em novembro permitir “investimentos passivos, não controladores e minoritários em times da NBA por investidores institucionais, incluindo doações universitárias, fundos de pensão nacionais e estrangeiros e fundos soberanos, sujeitos a um conjunto de diretrizes políticas adotadas na época. Todos os investimentos que se encaixam nessa conta exigem revisão da liga e aprovação do Conselho da NBA.
“O Conselho da NBA está atualmente analisando um potencial investimento da QIA na Monumental Sports & Entertainment, empresa controladora do Washington Wizards, entre outras propriedades esportivas”, disse Bass. “De acordo com a política, se aprovada, a QIA teria um investimento passivo e minoritário na equipe, sem envolvimento em suas operações ou tomada de decisões”.
Ted Leonsis, dono dos Capitals desde 1999 e proprietário majoritário dos Wizards desde 2010, é o fundador, sócio-gerente e CEO da Monumental. A empresa lista 20 outros parceiros em seu site, incluindo Laurene Powell Jobs e o proprietário do Washington Nationals, Mark Lerner.
A Monumental também é proprietária do Capital City Go-Go da NBA G League e da Capital One Arena em Washington e, recentemente, assumiu o controle do meio de comunicação, anteriormente, conhecido como NBC Sports Washington, agora, Monumental Sports Network.
(Foto: Reprodução Twitter/Washington Capitals)