Motivo da punição é um vídeo recente em que o astro do Memphis Grizzlies mostra uma arma de fogo nas redes sociais
O armador Ja Morant foi suspenso pela NBA por 25 jogos, conforme anúncio oficial da liga nesta sexta-feira (16). O motivo da punição é um vídeo recente, de maio, em que o astro do Memphis Grizzlies mostra uma arma de fogo nas redes sociais.
A suspensão terá início no primeiro jogo da temporada regular de 2023-2024.
No anúncio oficial, a liga afirma que o armador não terá nenhuma multa associada, mas terá que “cumprir algumas condições antes de voltar a jogar, como não participar de nenhum tipo de campeonato ou atividades com a equipe, incluindo jogos de pré-temporada, durante o tempo da suspensão”.
Em resposta ao anúncio da suspensão, Morant soltou uma nota, em que se desculpa pelos eventos:
“Tive tempo para refletir e perceber o mal que causei. Quero me desculpar com a NBA, os Grizzlies, meus companheiros e a cidade de Memphis. A Adam Silver, Zach Kleiman (GM dos Grizzlies) e Robert Pera (Dono dos Grizzlies), quem me deram a oportunidade de me tornar um jogador profissional e sempre me apoiaram, me desculpem pelo mal que fiz. Às crianças que se espelham em mim, me desculpem por ter falhado com vocês como exemplo. Prometo que serei melhor. Aos meus patrocinadores, serei um melhor representante de suas marcas. E a todos meus fãs, vou melhorar por vocês, eu prometo.
Vou passar o tempo da offseason e da suspensão trabalhando minha própria saúde mental e tomadas de decisões. Também treinarei para estar pronto quando puder voltar às quadras. Sei que meus companheiros segurarão a barra e sinto muito que não estarei com vocês no início da temporada.
Espero que vocês me deem a chance de provar com o tempo que sou um homem melhor do que venho sendo”
Após aparecer no dia 14 de maio em uma live segurando uma arma, Ja Morant foi suspenso pelos Grizzlies por tempo indeterminado e, desde então, ele e a franquia esperavam uma decisão da NBA.
Antes disso, há mais de dois meses, Ja havia se filmado segurando uma arma dentro de um clube de striptease, no Colorado. Para este primeiro incidente, Morant foi punido com oito jogos de suspensão.
No início de junho, Adam Silver, comissário da NBA, havia indicado que já tinha um veredito sobre a punição do jovem dos Grizzlies, mas que a comunicaria após as finais da NBA. “Nós descobrimos uma grande quantidade de novas informações desde que me perguntaram pela primeira vez sobre o caso. Acredito que poderíamos dizer agora nossa decisão, mas entramos em acordo e acho que a associação de jogadores irá concordar conosco. Seria injusto com os times e com os jogadores que chegaram até aqui se anunciássemos agora o veredito”, ressaltou Silver.
(Foto: Justin Ford/Getty Images)