NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
30 de abril de 2023 - 04h04

Maple Leafs e Oilers passam para a segunda fase dos playoffs

Toronto vence o Tampa Bay Lightning por 2 a 1 e encerra jejum de 19 anos; Edmonton derrota Los Angeles Kings por 5 a 4

Acabou a agonia em Toronto. Neste sábado (29), na Flórida, os Maple Leafs derrotaram o Tampa Bay Lightning por 2 a 1 na prorrogação e fecharam o confronto em 4 jogos a 2. Esta foi a primeira série de playoff vencida pelos Leafs em 19 anos. Edmonton também tem motivos para comemorar. Jogando em Los Angeles, os Oilers venceram os Kings por 5 a 4 e passaram para a segunda fase, em mais um duelo encerrado em 4 jogos a 2.

Maple Leafs fazem história

Auston Matthews e John Tavares foram os heróis da classificação de Toronto em um jogo onde Tampa Bay teve mais iniciativa. Após primeiro período em branco, Matthews, estrela do time, abriu o placar com um chute de primeira do slot após passe de TJ Brodie, já na segunda etapa, a melhor dos Maple Leafs no jogo.

A vantagem se foi no terceiro período, quando o goleiro Ilya Samsonov, que vinha fazendo uma boa partida, soltou um rebote nos pés de Steven Stamkos. Cara a cara com o gol, o capitão do Lightning igualou a partida e manteve Tamba Bay vivo no jogo e na série.

Empate à parte, Samsonov foi fundamental para que Toronto segurasse o resultado até a prorrogação.

No tempo extra, o gol da vitória veio em jogada individual de Tavares. O capitão dos Leafs passou por trás da trave e, patinando em direção ao slot de ataque, deu um chute certeiro, sem chances para Andrei Vasilevskiy.

Mais que a classificação, a vitória livrou Toronto de um tabu incômodo. A última vez em que os Maple Leafs passaram da primeira rodada dos playoffs foi em 2004, quando eliminaram o rival da província Ottawa Senators.

O adversário de Toronto na segunda rodada sai da série entre Boston Bruins e Florida Panthers, a ser decidida neste domingo (30).

Nunca é fácil para os Oilers

Liderado por Adrian Kempe, o Los Angeles Kings dominou o jogo e não perdeu o adversário de vista, mas Edmonton Oilers contou com a eficiência de suas estrelas e uma grande atuação Stuart Skinner, apesar de um erro grotesco que quase pôs tudo a perder.

Connor McDavid abriu o placar com pouco mais de um minuto. O primeiro período ainda teve empate de Los Angeles, com San Durzi e Edmonton retomando a liderança com Klim Kostin, em um cenário que se repetiu nos períodos seguintes: os Oilers chegaram a abrir 3 a 1, com Leon Draisaitl, mas Kempe e Kevin Fiala igualaram novamente para os Kings.

Kostin chegou ao seu segundo gol na noite e Edmonton recuperou a vantagem, mas, em um erro inacreditável, Skinner “furou” em um passe para Bouchard durante um power play a favor e Phillip Danault aproveitou a sobra para fazer 4 a 4.

Mas era o goleiro dos Kings, Joonas Korpisalo, quem vinha repetindo uma performance insegura. A apenas dois minutos para o fim, Kailer Yamamoto acertou um chute despretencioso, em um lance onde o arqueiro teve a visão prejudicada pelos defensores parados em sua frente. O gol garantiu a vitória de 5 a 4 para os Oilers.

“Quero parabenizar o LA Kings por uma grande temporada. Fizeram mais de 100 pontos e essa série de playoff foi excelente, ambos lutamos muito e eles fizeram que nos esforçássemos ao máximo”, disse o técnico de Edmonton, Jay Woodcroft, mencionando, também, os membros da comissão técnica de Los Angeles, o presidente Luc Robitaille, o gerente geral Rob Blake e o técnico Todd McLellan.

Os Oilers já conhecem seu adversário na próxima rodada: o Vegas Golden Knights.

Fotos: Reprodução/Twitter Toronto Maple Leafs e Reprodução/Twitter Edmonton Oilers

instagram