NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
27 de março de 2023 - 15h03

Buffalo Sabres terá noite do orgulho LGBTQIA+ sem Ilya Lyubushkin

Sabres anunciaram que o jogador russo não vestirá a camisa comemorativa do orgulho LGBTQIA+ na partida desta segunda-feira

WINNIPEG, CANADA - JANUARY 26: Ilya Lyubushkin #46 of the Buffalo Sabres follows the play down the ice during second period action against the Winnipeg Jets at the Canada Life Centre on January 26, 2023 in Winnipeg, Manitoba, Canada. The Sabres defeated the Jets 3-2.Nesta segunda-feira (27), o Buffalo Sabres anunciou que Ilya Lyubushkin não vestirá a camisa de aquecimento da equipe, alusiva à noite do orgulho LGBTQIA+, na partida contra o Montreal Canadiens. No comunicado oficial, a equipe informou que o motivo é uma lei russa, aprovada em 2022, que restringe qualquer manifestação de apoio à causa LGBTQIA+ no país.

Lyubushkin, que é nascido em Moscou e tem família na cidade, não deu declarações públicas sobre o tema. O defensor de 28 anos se junta a outros atletas que não participaram da mesma ação com suas franquias como o também russo Ivan Provorov do Philadelphia Flyers. Mas não de russos é composta a lista de atletas que não quiseram vestir a camisa. Nas últimas semanas, James Reimer dos Sharks e os irmãos Eric e Marc Staal dos Panthers, alegaram motivos religiosos para não integrarem a ação afirmativa.

Outras equipes, com jogadores russos como os principais de seus elencos, como o Minnesota Wild, Chicago Blackhawks e New York Rangers, optaram por não usar a já tradicional camisa com as cores do arco-íris em seus aquecimentos, referindo-se a lei do ano passado. Por outro lados, outros atletas russos participaram normalmente das ações de suas equipes, com o goleiro Sergei Bobrovsky dos Panthers, em partida realizada na última quinta-feira (23).

O capitão dos Sabres, Kyle Okposo, falou sobre toda a situação. “É uma assunto sensível, especialmente para os jogadores russos. Eu posso falar como norte-americano, não consigo entender nem opinar como é viver na Rússia, nem como ter a visão que os jogadores nascidos lá possuem sobre o tema.” completou Okposo. Mesmo sem participar do aquecimento da equipe, Lyubushkin está confirmado na partida desta noite contra os Canadiens.

(Foto: Darcy Finley/NHLI via Getty Images)

instagram