NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
The Playoffs Brasil
12 de fevereiro de 2023 - 18h02

Lenovo Tenerife controla reação do São Paulo e vence Copa Intercontinental da FIBA 2023

Liderado pelo armador Fitipaldo, Lenovo Tenerife vence São Paulo e conquista tricampeonato da Copa Intercontinental

Bruno Fitipaldo é o destaque do Tenerife no título da Copa Intercontinental da FIBA 2023Jogando em casa, na Santiago Martin Arena, em Tenerife, na Espanha, o Lenovo Tenerife/CB Canarias venceu o São Paulo por 89 a 68 na final da Copa Intercontinental da FIBA 2023, neste domingo (12), e conquistou o tricampeonato da competição. A equipe espanhola havia vencido a competição anteriormente em 2017 e 2020. Este foi o décimo título da Espanha no torneio, país que mais faturou, liderado pelo Real Madrid, que tem cinco triunfos.

Campeão da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2021/2022 e, por isso, credenciado para a disputa da Copa Intercontinental, o Lenovo Tenerife contou com grande atuação do armador uruguaio Bruno Fitipaldo, que terminou a partida com 15 pontos (3/4 nas bolas de três) e seis assistências, conquistando o prêmio de MVP da Final.

Também com 15 pontos, o ala-armador finlandês Sasu Salin também foi destaque da equipe. Atrás dos dois, o ala canadense Aaron Doornekamp, de 37 anos, terminou a partida com 13 pontos e nove rebotes. O armador brasileiro Marcelinho Huertas também teve boa participação, contribuindo com nove pontos, cinco assistências e três rebotes.

Pelo lado do São Paulo, que venceu a Liga dos Campeões das Américas em 2022 e se credenciou para o torneio, o destaque ficou por conta do armador Henrique Coelho, que registrou 18 pontos e quatro assistências em 17 minutos de atuação. Além do armador, o ala Túlio da Silva conseguiu mais um double-double na competição com 13 pontos e 12 rebotes e o veterano ala Marquinhos chegou aos 12 pontos, únicos três atletas da equipes brasileira a chegarem a dígitos duplos em pontuação.

O jogo

Com um início equilibrado, a equipe espanhola controlou o jogo de garrafão dos dois lados da quadra e desgarrou no placar, chegando a abrir oito pontos de frente na reta final do quarto (25 a 17 a 0:45 para o fim da parcial), mas terminou com seis de vantagem (25 a 19). O segundo período seguiu com o placar controlado pela equipe da casa, que manteve a diferença entre sete e 10 pontos pela maior parte da parcial, levando o confronto para o intervalo com oito pontos de vantagem (43 a 35).

O terceiro período foi o mais quente do jogo. A equipe de Tenerife iniciou o quarto com uma sequência de 10 a 3, levando a vantagem para 15 pontos (53 a 38) a 05:47 para o fim da parcial, quando Marquinhos levantou o cotovelo em uma disputa com Doornekamp e teve uma falta antideportiva apitada contra. O São Paulo se desestabilizou a partir desse momento e ainda sofreu mais sete pontos consecutivos, vendo a desvantagem chegar a 22 pontos (60 a 38), a maior de toda partida, a 03:16 para o fim da parcial.

O jogo pareceu perdido, mas a equipe espanhola não contava com a reação tricolor ainda dentro do próprio terceiro quarto. Liderado por Coelho, o São Paulo imprimiu uma sequência de 15 a 5 para acabar o período, seu melhor momento do jogo, e cortou a diferença para 12 pontos (65 a 53) na entrada para os últimos dez minutos.

Apesar da reação no fim do terceiro quarto, a equipe brasileira não conseguiu seguir com o bom momento no período derradeiro. O São Paulo não conseguiu chegar mais próximo no placar do que os 12 pontos do fim do terceiro e só viu a diferença crescer, terminando em 21 pontos.

(Foto: Reprodução Twitter / Lenovo Tenerife)

instagram