NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
22 de janeiro de 2023 - 16h01

Canucks demitem técnico Bruce Boudreau

Canadense era head coach de Vancouver desde meados da temporada 2021-22; para substituí-lo, franquia já anunciou Rick Tocchet

Bruce Boudreau não é mais o técnico do Vancouver Canucks. Especulada desde a noite de sábado, a demissão foi confirmada pela franquia neste domingo (22). Seu assistente, Trent Cull, também foi despedido. “Nossos sinceros agradecimentos a Bruce e a Trent por suas contribuições para esta organização”, diz a nota oficial do clube. Seu substituto já foi anunciado: Rick Tocchet.

Boudreau assumiu o comando dos Canucks em dezembro de 2021, após o clube demitir Travis Green. No período, o head coach obteve 32 vitórias, 15 derrotas e dez derrotas após o tempo regulamentar, somando 74 dos 92 pontos do time na temporada regular. Em quinto lugar na Divisão do Pacífico, Vancouver ficou fora dos playoffs.

O rendimento acabou caindo significativamente em 2022-23. Recentemente, Boudreau havia se mostrado animado com a evolução da equipe, mas os resultados voltaram a oscilar. Com oito derrotas nos últimos dez jogos, o treinador não resistiu à pressão. Ele deixa Vancouver com 42% de aproveitamento — na temporada passada, sob seu comando, o aproveitamento dos Canucks foi de 64%.

O treinador lamentou a decisão, mas não se mostrou surpreso e até acreditava que pudesse ter acontecido antes. “Achei que cairia em novembro, quando algumas coisas foram ditas. Mas não caí”, desabafou. “Seguimos lutando, lutando… mas essa última sequência foi difícil.”

Em sua despedida, Boudreau elogiou o comprometimento do elenco. “Eles trabalhavam duro a cada treino. Não questionavam nada, seguiam minhas ordens. Acho que é um bom grupo de rapazes que Rick vai assumir.”

Com Tocchet, a direção espera que a famigerada “mentalidade vencedora” mexa com os ânimos do grupo. “Traz uma riqueza de conhecimento tanto do ponto de vista de treinador quanto de jogador”, elogia o comunicado.

Auxiliar-técnico do Pittsburgh Penguins bicampeão da Stanley Cup em 2016 e 17, Tocchet também venceu a copa como atleta, em 1992, com os próprios Pens. Sua experiência como head coach é de duas temporadas com o Tampa Bay Lightning, entre 2008 e 2010, e quatro com o Arizona Coyotes, entre 2017 e 2021. Ele só avançou aos playoffs uma vez na carreira, em 2020, caindo na primeira rodada para o Colorado Avalanche.

Os Canucks estão em sexto lugar na Divisão do Pacífico com 39 pontos e recebem o Chicago Blackhawks nesta terça-feira (24).

Foto: NHL.com

instagram