NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
4 de janeiro de 2023 - 11h01

Com homenagens a Hamlin, Sabres vencem Capitals no OT

Com hat trick de Tage Thompson, Buffalo bate Washington por 5 a 4; clube dedica vitória a astro dos Bills, hospitalizado após parada cardíaca

Em visita ao Washington Capitals nesta terça-feira (3), o Buffalo Sabres trouxe consigo o espírito de esperança e incerteza que a cidade vem passando. A partida aconteceu menos de 24 horas após o chocante incidente envolvendo o jogador de futebol americano Damar Hamlin, do Buffalo Bills, que sofreu uma parada cardíaca em campo na segunda-feira (2) à noite e segue hospitalizado em estado crítico. No rinque, após confronto de tirar o fôlego, os Sabres venceram por 5 a 4 na prorrogação. Tage Thompson foi destaque com hat trick. A vitória, como era de se imaginar, foi dedicada a Hamlin.

Thompson deu show desde o primeiro gol, quando fez meio spin-o-rama, jogada em que o atleta dá um giro sobre os patins, para fintar Nick Jensen e dar passe cruzado para Alex Tuch completar, 1 a 0 Sabres. O primeiro período ainda teve o empate dos Capitals, com Sonny Milano, e o próprio Thompson, em power play, marcando seu primeiro para colocar Buffalo novamente na frente.

Os Sabres conseguiram ampliar a vantagem e ter alguns minutos de respiro no segundo período, mais uma vez com Thompson. A essa altura os visitantes ainda eram melhores e dominantes na partida.

Só que, jogando em casa e com Ovechkin em um dos melhores momentos da carreira, os Capitals são sempre implacáveis. O marcador, que registrava 3 a 1 para Buffalo no começo do segundo período logo pulou para 4 a 3 para Washington aos sete minutos da etapa complementar.

O próprio Ovechkin marcou duas vezes, em dois gols com sua cara: no primeiro, bateu de primeira após cobrança de face-off, sem chances para o goleiro Ukko-Pekka Luukkonen. No segundo, o da virada, Ovie recebeu passe de Conor Sheary e, muito bem posicionado, empurrou para a rede. Entre os dois gols do capitão, Nic Dowd havia empatado para os Capitals.

Mas o confronto ainda estava longe de se resolver. Após bate-rebate na crease, Tyler Jost igualou para Buffalo, forçando o tempo extra.

O gol da vitória dos Sabres, já na prorrogação, surgiu de um vacilo da defesa dos Capitals. Lars Eller errou ao tentar um passe para Erik Gustafsson e o puck sobrou para Tuch. Coube à mesma dupla que abriu o placar fechar a conta. Desta vez foi Tuch quem passou para Thompson cravar o gol da vitória, 5 a 4 para Buffalo.

O resultado expressivo e a verdadeira batalha no rinque, no entanto, deram lugar às expressões de preocupação com Hamlin. As homenagens ao atleta dos Bills estavam por toda parte. Os jogadores de Buffalo chegaram à Capital One Arena usando camisetas com o número 3, o mesmo do safety, e diversos torcedores se manifestaram com cartazes e mensagens de apoio.

“Só quero dizer que nossos pensamentos, corações e orações estão com a família de Damar”, disse o GM Kevyn Adams, na coletiva pós-jogo.

Após a partida, uma postagem no Twitter oficial dos Sabres mostrou as coincidências entre o número da camisa do de Hamlin e os números da vitória dos Sabres: o jogo foi disputado no dia 3, o resultado foi conquistado com três gols de Thompson, foi seu terceiro hat trick na temporada e o gol vencedor foi marcado com três minutos na prorrogação.

Em quarto lugar na Divisão do Atlântico com 40 pontos em 36 jogos, os Sabres voltam para Buffalo, onde recebem o Minnesota Wild no próximo sábado (7). Também em quarto lugar, mas na Divisão Metropolitana, com 48 pontos em 40 partidas, os Capitals visitam o Columbus Blue Jackets nesta quinta-feira (5).

Relação entre Sabres e Bills

Únicas franquias de major league ainda em atividade na região de Buffalo, estado de Nova York, Sabres e Bills dividem algumas coincidências para além da torcida local, apaixonada por esportes. O time de hóquei estreou na NHL em 1970, mesmo ano em que a equipe de futebol americano se juntou à NFL após fusão da liga com a AFL.

Os dois times usam como logos um bisão americano, bovino símbolo da cidade, e, na única vez em que sediaram um jogo ao ar livre, em 2008, os Sabres atuaram no Highmark Stadium, então chamado Ralph Wilson Stadium, casa dos Bills.

Mas a grande relação entre as duas franquias está no seu proprietário: ambas pertencem a Terry Pegula, bilionário e magnata do petróleo e gás natural.

Seguindo exemplo dos times da NFL, os Sabres alteraram os assets e toda a programação visual de suas mídias sociais para prestar homenagens a Damar Hamlin.

Fotos: Reprodução Twitter/Buffalo Sabres

instagram