NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
highlight highlight
WNBA
19 de outubro de 2024 - 00:06

Em duelo equilibrado, Minnesota Lynx vence New York Liberty e empata finais da WNBA em 2 a 2

Bridget Carleton acertou lances livres decisivos e adiou decisão para o domingo, onde a equipe que vencer leva o título

Jogando pela vida na quarta partida das finais da WNBA, o Minnesota Lynx recebeu o New York Liberty nesta sexta-feira (18), no Target Center. Em um confronto equilibrado do início ao fim, as donas da casa levaram a melhor, vencendo pelo placar de 82 a 80 com dois lances livres decisivos de Bridget Carleton nos segundos finais.

Com a mão quente no perímetro, Kayla McBride foi a cestinha do Lynx, anotando 19 pontos. Vencedora do prêmio de melhor defensora da temporada, Napheesa Collier teve 14 pontos, nove rebotes e quatro roubos de bola. A armadora Courtney Williams marcou 15 pontos e deu sete assistências. Fechando o quinteto titular, Carleton e Alanna Smith contribuíram com 12 pontos cada.

Jonquel Jones foi a maior pontuadora do jogo, com 21 tentos, 11 rebotes e três roubos de bola. A alemã Leonie Fiebich terminou com 19 pontos e cinco assistências. Melhor jogadora do Liberty na série, Breanna Stewart teve uma atuação discreta, com 11 pontos em 21 arremessos e 11 rebotes. Sabrina Ionescu também não viveu sua melhor noite, anotando apenas dez pontos, seis rebotes e cinco assistências, zerada do perímetro.

O jogo

O primeiro quarto foi marcado pelo nervosismo de ambos os lados. Apesar de muitos erros de arremessos, as equipes trocaram lideranças ao longo de todo o período, com Minnesota ligeiramente melhor no perímetro. Mesmo assim, terminaram os primeiros dez minutos empatadas em 23 pontos.

O roteiro se manteve igual no segundo quarto. Fiebich encontrou certo ritmo para anotar arremessos de média e longa distância. Mas, do outro lado, Collier e Williams respondiam na mesma moeda. Aproveitando as idas à linha de lance livre, o Lynx foi para os vestiários com a vantagem mínima de 46 a 45.

Em um terceiro quarto dominado pelas defesas, as mandantes não conseguiam abrir margem confortável na liderança do placar. O Liberty lutava pelos pontos dentro do garrafão, garantindo boa quantidade de rebotes ofensivos. No entanto, ainda se encontravam em desvantagem ao fim do período.

Minnesota aproveitava os turnovers para anotar pontos em transição, e chegou a abrir cinco de frente em arremesso triplo certeiro de Carleton. Com menos de dois minutos restantes no cronômetro, Jones conseguiu belo and one e empatou o jogo.

New York teve três oportunidades de retomar a liderança, mas, não capitalizou os pontos de segunda chance. Quando o relógio marcava 18 segundos, o Minnesota Lynx teve o que poderia ser a última posse da partida nas mãos.

Williams errou o arremesso na meia-distância mas Carleton conseguiu pegar o rebote, e sofreu falta de Ionescu em seguida. Pressionada, a ala acertou os dois arremessos livres. Ionescu recebeu a bola na reposição e tentou um arremesso de muito longe, mas falhou e viu as adversárias levarem a vitória.

O quinto e último jogo das finais acontece neste domingo (20), às 21h (horário de Brasília). Em busca do primeiro título de sua história, o Liberty terá a vantagem do mando de quadra.

instagram