NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
highlight highlight
WNBA
10 de outubro de 2024 - 23:56

Lynx consegue virada impressionante e larga na frente do Liberty na final da WNBA

Em uma das grandes partidas da história da liga, Minnesota contou com o brilho de Courtney Williams para reverter desvantagem de 18 pontos

New York Liberty e Minnesota Lynx deram início, nesta quinta-feira (10), à série final da WNBA. O duelo aconteceu no Barclays Center, casa do Liberty no Brooklyn. As duas equipes protagonizaram um dos melhores jogos da história da liga, com direito a maior virada da história das finais, grandes reviravoltas e um placar final de 95 a 93 para o Lynx.

Minnesota foi o responsável por igualar a marca de maior virada das finais, que já era da própria equipe, conquistada em 1999. Depois de estar perdendo por 18 pontos, conseguiu uma reação impressionante em um último quarto para lá de emocionante.

Sob os olhares de seu pai, presente nas arquibancadas, Courtney Williams foi o grande nome da noite. Além de ser a cestinha do time com 23 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, conseguiu uma das grandes jogadas da história da franquia nos minutos finais. Kayla McBride teve 22 pontos, com 4-7 no perímetro. Já Napheesa Collier anotou 21 pontos, oito rebotes, três roubos de bola e seis (!) tocos.

Pelo lado de New York, Jonquel Jones foi o destaque. Foram 24 pontos e dez rebotes para a pivô. Sabrina Ionescu teve 19 pontos, cinco rebotes e quatro roubos de bola. Já a experiente Breanna Stewart teve a bola da vitória nas mãos por duas vezes. No entanto, desperdiçou ambas, e terminou com 18 pontos e nove rebotes. A alemã Leonie Fiebich contribuiu com mais 17 tentos e seis rebotes.

O jogo

Levando vantagem no garrafão e, principalmente nos rebotes ofensivos, o Liberty começou a construir sua vantagem já no primeiro quarto. Depois de duas bolas consecutivas de Ionescu no perímetro, venceu o período por 32 a 19.

O quarto seguinte foi de recuperação do Lynx. Myisha Hines-Allen aparecia bem na área pintada, especialmente nos momentos de descanso de Jones. Com McBride também produzindo bem, a desvantagem caiu para 12 pontos no intervalo.

Na volta dos vestiários, Minnesota encostou de vez no placar e ficou apenas dois pontos atrás. Fiebich apareceu para dar o alívio as donas da casa, quente nas bolas triplas. Já no quarto final, o jogo parecia decidido e New York, que chegou a ter 18 de vantagem, ainda liderava confortavelmente com pouco tempo no cronômetro.

Uma sequência impressionante de 14 a 2 das visitantes colocou fogo no duelo, encaminhando uma reta final de partida espetacular. Williams começou a aparecer quando pegou um rebote e correu na transição, anotando a bandeja e deixando o jogo em três pontos.

Final eletrizante e triunfo do Lynx na prorrogação

Com um toco fundamental de Collier em Jones, a posse voltou para Minnesota com 18 segundos restantes. Williams teve a oportunidade do empate no arremesso longo, mas errou. Smith pegou o rebote ofensivo mais importante da noite e devolveu a bola a Williams.

Na segunda chance, a armadora não errou, converteu a bola tripla e sofreu falta de Ionescu, em um dos lances mais especiais da pós-temporada. Acertou também o lance livre, consumando a primeira liderança da equipe na noite.

Com cinco segundos no relógio, uma marcação errada da arbitragem na reposição deu sobrevida ao Liberty. Breanna Stewart recebeu o fundo bola com um segundo e sofreu falta de Collier. A veterana foi à linha de lance livre, mas acertou apenas a primeira tentativa, levando a partida para a prorrogação.

No tempo extra, muito nervosismo de ambos os lados. O Lynx, no entanto, foi melhor para aproveitar os erros adversários e emplacou duas bandejas na transição para abrir quatro de frente. Jonquel Jones acertou arremesso do perímetro e deixou o duelo equilibrado novamente.

Williams apareceu mais uma vez, com cinco pontos seguidos, em uma bola de três e uma bandeja espetacular. No entanto, novamente, Minnesota cometeu erros cruciais. Com dois turnovers seguidos, cedeu o empate a New York.

Pouco mais de 18 segundos no cronômetro e bola nas mãos do Lynx. Williams sofreu um lindo toco de Breanna Stewart, mas, no fundo quadra, Collier recebeu e arremessou da meia distância para deixar o placar em 95 a 93. Ainda com dois segundos restantes, Stewart teve novamente a bola do jogo, mas, errou a bandeja e definiu de vez o resultado.

Próximos jogos

As equipes voltam a se enfrentar no domingo (10), ainda em Nova York, com a bola subindo às 16h (horário de Brasília). Já o jogo 3 da série melhor de 5 acontece na quarta-feira (16), às 21h. Todas as partidas terão transmissão da ESPN no Brasil.

instagram