Com Napheesa Collier como MVP da Copa, Lynx viram no terceiro quarto e controlam placar para vencerem Liberty e serem campeões
O Minnesota Lynx encarou o New York Liberty na final da Commissioner’s Cup 2024 da WNBA, nesta terça-feira (25), na UBS Arena, em Elmont, Nova York, e venceu por 94 a 89, consagrando-se campeão da quarta edição da Copa, jogada no meio da temporada.
A ala Naphessa Collier, do Lynx, foi eleita a MVP da Copa, depois de uma atuação de 21 pontos, seis rebotes e três roubos conta o Liberty. O Liberty era o atual campeão do torneio, que também já teve o Seattler Storm e o Las Vegas Aces como campeões.
Este ano, a WNBA cortou de dez para cinco jogos da temporada regular valendo para a classificação da Commissioner’s Cup. Lynx, do Oeste, e Liberty, do Leste, foram os melhores e se encontraram na final. Na temporada regular, o Liberty é o líder geral, com 15-3 e o Lynx é o terceiro, com 13-3.
Collier foi a MVP do torneio, mas a melhor jogadora da partida foi a Bridget Carleton, que terminou com 23 pontos, cinco assistências, quatro rebotes e 6/8 nas bolas de três. Do banco, a italiana Cecilia Zandalasini teve ótima participação, com 15 pontos em apenas 11 minutos. Kayla McBride e Courtney Williams foram as outras únicas duas a passarem de dez pontos, com 12 e 11, respectivamente.
Pelo Liberty, Breanna Stewart (24 pontos e 11 rebotes) e Sabrina Ionescu (23 pontos e dez rebotes) tiveram grandes double-doubles, mas não conseguiram evitar a derrota. Kayla Thornton com 17 pontos e 5/9 nas bolas de três, e Betnijah Laney-Hamilton, com 13 pontos e seis assistências também foram destaques.
Em jogo equilibrado desde o início, o Liberty passou à frente no placar na reta final do primeiro quarto e conseguiu fechar os primeiros dez minutos com vitória por 27 a 23. No segundo período, o time conseguiu abrir até dez pontos de frente (47 a 37), mas viu os Lynx reagirem e encostarem. No final do primeiro tempo, 50 a 47, Liberty.
No terceiro quarto, o jogo equilibrou-se de vez, com algumas trocas de liderança, até os Lynx passarem à frente (57 a 55) com 4:27 por jogar e não olharem mais para trás. Ao fim da parcial, 66 a 60 para os Lynx. Desta vez, quem chegou a abrir dois dígitos de frente foi Minny, que colocou 88 a 77 no marcador a 1:51 para o fim e assegurou a vitória até o fim.
(Foto: Reprodução Twitter / Minnesota Lynx)