Aos 42 anos, armadora está considerando aposentadoria após a disputa dos playoffs
Já eternizada na história da WNBA e do basquete mundial, Diana Taurasi segue atuando em alto nível mesmo aos 42 anos. Enquanto considera a aposentadoria, a armadora recebeu, nesta quinta-feira (19), o carinho da torcida do Phoenix Mercury, durante a partida contra o Seattle Storm, a última da temporada regular e, possivelmente, a última de Taurasi na frente de sua torcida.
Com as duas equipes já garantidas nos playoffs e sem possibilidades de subir na tabela, o jogo em si não parecia muito importante. Diante disso, todos os olhares estiveram voltados para a jogadora, que passou todos os 20 anos de sua carreira até o momento defendendo as cores do Mercury.
Já nos minutos finais do último quarto, o treinador da equipe, Nate Tibbets, convenceu Taurasi a entrar em quadra para ser ovacionada pelo público presente no Footprint Center. Seis segundos depois de voltar ao jogo, foi substituída novamente aos pedidos de “mais uma temporada” por parte dos fãs.
Enquanto caminhava em direção ao banco de reservas, abraçou o comandante e também seus pais, Mario e Lily Taurasi. A jogadora foi surpreendida também pela presença de grande parte de sua família, amigos e ex-treinadores no ginásio.
“Eu fui aquecer e vi Corey Gaines (ex-treinador do Mercury), por quem eu tenho muito respeito. Aprendemos muito com ele. Então, ele foi o primeiro dominó. Depois, ao longo do jogo, eu estava surpresa, tipo, ‘oh, oh’. Vários rostos agradáveis, com quem pude dividir grandes momentos”, contou após a partida.
Em meio aos rumores sobre sua aposentadoria, a armadora sempre fez questão de deixar claro que não gostaria de receber uma “turnê de despedida”, mas, não tentou controlar as emoções diante das homenagens. Conversando com a torcida depois do fim do jogo, disse que sentiu como se fosse sua primeira vez atuando no ginásio.
Taurasi também falou sobre a gratidão de poder compartilhar seu crescimento com os torcedores da franquia. “Aqui é minha casa agora, e é muito legal poder ver as crianças que me acompanhavam em 2004, agora casadas, com filhos, família, seus próprios negócios. Você viu eles crescerem e, de certa forma, eles me viram crescer também, e isso tem sido muito legal”, continuou.
Selecionada por Phoenix com a primeira escolha do Draft de 2004, Diana Taurasi é a maior pontuadora da história da WNBA, com 10.646 pontos em temporada regular e 1.455 nos playoffs. Foi campeã da liga em três oportunidades (2007, 2009 e 2014), recebendo dois prêmios de MVP das finais (2009 e 2014). Também em 2009, conquistou seu único prêmio de MVP da temporada regular. Pela seleção norte-americana, coleciona seis medalhas de ouro olímpicas.
Agora, o Mercury se prepara para enfrentar o Minnesota Lynx na primeira rodada da pós-temporada, que começa neste domingo (22), em uma melhor de três jogos. Se necessário, Taurasi e suas companheiras voltarão a Phoenix para um possível jogo 3.