A NFL está de volta e com isso nosso amado Fantasy Football retorna com tudo com diversas opções na waiver wire para a semana 2
Enfim, estamos de volta! A temporada 2023 da NFL começou e nos entregou uma semana 1 com jogos espetaculares, alguns “atropelos” e já nos deu aquele gostinho de quero mais para um ano que está apenas começando.
A saudade por aqui era tanta que mal víamos a hora do retorno do futebol americano e claro, nosso tão amado Fantasy Football. Porém nem tudo são flores e a primeira semana de disputas já deixou algumas “sequelas” em times que perderam importantes jogadores devido a lesões, tais como J.K. Dobbins, do Baltimore Ravens, que está fora da temporada, Aaron Rodgers, do New York Jets, além de alguns bons nomes que desfalcaram suas equipes já na semana 1, casos de Travis Kelce, Cooper Kupp e Mark Andrews.
Pensando em preencher essas lacunas, o The Playoffs está de volta em mais uma temporada com as valiosas dicas da waiver wire, que visam a reforçar seu time com nomes fora do radar neste início de disputa, em que começar vencendo faz toda a diferença e que um início com derrotas já trás um “frio na barriga” de todo e qualquer jogador.
Vale sempre salientar que todo cuidado é pouco na hora de abrir mão de um nome para viabilizar a adição de um jogador via waivers, já que a colocação de determinado atleta seu no mercado pode significar a melhoria indesejada de um elenco adversário.
Para estarem elegíveis em nossa lista, os jogadores têm que estar em, no máximo, 60% dos elencos do Fantasy Football da NFL.com, que é a mais popular e famosa plataforma entre os brasileiros.
É possível ainda que os nomes aqui citados estejam em maior ou menor porcentagem de elencos em outros aplicativos, como Yahoo, ESPN e Sleeper, embora a tendência é que a média seja semelhante.
Outra vez, voltamos a reiterar que utilizamos como parâmetro a pontuação PPR (quando há pontos computados por recepção), novamente por ser o modelo padrão e mais famoso, atualmente, do game, tendo roubado a “coroa” do antigo Standard (ou non-PPR) nos últimos anos.
Com isso e sem mais delongas, vamos aos nomes para a semana 2! Habemus NFL. Habemus Fantasy!
(Foto: Kevin Sabitus/Getty Images)
RUNNING BACKS
Kenneth Gainwell – Philadelphia Eagles (25,5% rostered*)
Kenneth Gainwell foi uma grata surpresa na semana 1 de NFL. No comitê do backfield dos Eagles, esperava-se que o recém chegado D’Andre Swift fosse o nome mais forte entre os running backs. No entanto, quem se destacou foi Gainwell, que teve 14 carregadas para 54 jardas e ainda foi alvo quatro vezes de Jalen Hurts, conseguindo as quatro recepções e um total de 20 jardas aéreas. Com a boa produção, espera-se que Gainwell continue tendo um bom número de snaps para crescer ainda mais no backfield de uma das equipes consideradas favoritas na temporada 2023 da liga. Olho nele.
PS: Gainwell está lidando com uma lesão na costela segundo informações da imprensa americana. Mesmo assim, vale tentar garanti-lo caso não seja nada grave.
*Porcentagem de times nas ligas do Fantasy oficial da NFL que têm este atleta no elenco
Joshua Kelley – Los Angeles Chargers (0,7% rostered)
Com o titular Austin Ekeler lidando com um problema no tornozelo, quem apareceu bem na semana 1 pelo Los Angeles Charges foi o RB2 Joshua Kelley. Dividindo bastante as carregadas com o titular, Kelley teve 16 carregadas para 91 jardas e anotou um TD, sendo alvo ainda de um passe, sem recepção. Não se sabe ainda a gravidade do problema de Ekeler, mas com a temporada apenas começando, pode ser que os Chargers tentem “dosar” os minutos e os snaps de uma das suas principais armas ofensivas neste início de ano. Com isso, Kelley pode ter bons números nas primeiras semanas.
Outros RBs: Kyren Williams – Los Angeles Rams (0,2% rostered), Roshon Johnson – Chicago Bears (1,1 % rostered), Justice Hill ou Gus Edwards – ambos Baltimore Ravens (0,3% e 1,1 % rostered, respectivamente).
WIDE RECEIVERS
Puka Nacua – Los Angeles Rams (0,9% rostered)
Com Cooper Kupp na injured reserve, quem se destacou no jogo aéreo dos Rams foi o wide receiver Puka Nacua. No duelo contra o Seattle Seahawks, foram dez recepções para ele, que foi alvo 15 vezes. O calouro teve incríveis 119 jardas e brilhou em sua estreia na NFL com a camisa dos Rams, mesmo tendo apenas 22 anos. Ainda sem Kupp na semana 2 e com poucas opções ofensivas disponíveis para Matthew Stafford, Nacua deve continuar tendo boa produção no time de Los Angeles e tende a ser uma adição para lá de interessante em seu elenco.
Rashid Shaheed – New Orleans Saints (12,5% rostered)
Outro WR fora do radar que foi muito bem em sua estreia na NFL. Rashid Shaheed tem ao seu lado grandes nomes na posição de wide receiver nos Saints, como o veterano Michael Thomas e o excelente Chris Olave, mas ainda assim conseguiu “capturar” cinco dos seis passes que vieram em sua direção no duelo da semana 1 contra os Titans e contribuiu com 89 jardas e um touchdown na boa vitória de sua equipe na estreia. Na semana 2, New Orleans encara o Carolina Panthers, que não tem uma grande secundária e isso pode ser interessante para os wide receiver anotarem pontos. Olho em Shaheed .
Outros WRs: Kendrick Bourne – New England Patriots (0,8% rostered), Romeo Doubs – Green Bay Packers (5,0% rostered), Zay Jones – Jacksonville Jaguars (27,3% rostered).
TIGHT ENDS
Hunter Henry – New England Patriots (5,4% rostered)
Os Patriots foram uma grata surpresa na semana 1 da temporada 2023 da NFL, mesmo com derrota em casa para o ótimo Philadelphia Eagles. Se nas últimas temporadas a defesa de New England era quem mantinha o time vivo durante os jogos, dessa vez o ataque também contribui e Mac Jones teve uma atuação para lá de consistente. Quem ganhou com isso foi o TE Hunter Henry, que foi um dos grandes destaques ofensivos da equipe da Nova Inglaterra, aparecendo com cinco recepções em seis alvos, 56 jardas e um TD. Se você está sofrendo com as lesões de Kelce ou Andrews e ainda tem dúvida se seu titular estará disponível na semana 2, segue aí uma excelente opção para a posição, ou até mesmo, quem sabe, para ser um flex.
Hayden Hurst – Carolina Panthers (16,4% rostered)
Se faltaram opções no ataque dos Panthers, o TE Hayden Hurst fugiu um pouco da lista. Bryce Young mostrou boa conexão com seu recebedor, que foi alvo sete vezes e conseguiu cinco recepções para 41 jardas e um TD. Após boa atuação, a tendência é que Hurst continue tendo boa produção e sendo bastante envolvido em um ataque que não contou com Adam Thielen e DJ Chark Jr. no primeiro jogo da temporada. Ainda não se sabe se a dupla estará disponível no segundo jogo contra os Saints e sendo assim, Hurst tende a ser uma boa opção para a posição de tight end.
Outros TEs: Sam LaPorta – Detroit Lions (7,9% rostered), Donald Parham – Los Angeles Chargers (0,1% rostered), Luke Musgrave – Green Bay Packers (6,5% rostered).
QUARTERBACKS
Brock Purdy – San Francisco 49ers (51,6% rostered)
De dúvida no ano passado a uma certeza neste ano. Brock Purdy foi bancado como titular por Kyle Shanahan e Trey Lance, até então tido como grande promessa em San Francisco, acabou trocado. Jimmy Garoppolo, que ajudou a levar o time ao Super Bowl em 2020, também foi embora, mais uma prova de que os 49ers confiam em Purdy, que terminou a temporada chegando com a equipe na final de Conferência. Na semana 1 de 2023, ele passou para 220 jardas e dois touchdowns, mostrando que é um bom nome para as equipes de Fantasy Football. Em ano que começou com atuações muito ruins de nomes como Joe Burrow, Josh Allen, Jalen Hurts e teve ainda a lesão de Aaron Rodgers, adicionar Purdy ao elenco neste início pode ser interessante.
Mac Jones – New England Patriots (2,5% rostered)
Grata surpresa da semana 1 da liga, Mac Jones teve talvez sua melhor atuação desde que assumiu a titularidade do New England Patriots. Os Patriots eram tidos como grande zebra contra os atuais vice-campeões dos Eagles, mas se mantiveram “vivos” e com chances até o último segundo do jogo, ficando a um TD de alterar a história do confronto. A vitória não veio para New England, mas a atuação foi animadora, com Jones lançando para 316 jardas, três TDs e uma interceptação, sendo muito superior por exemplo a seu “xará” Daniel Jones, que está em muitos times de diversas ligas. Se Mac Jones vai manter o alto nível, só o tempo dirá. Mas está aí uma opção para ser observada de perto, quem sabe no banco do seu elenco neste momento.
Outros QBs: Jordan Love – Green Bay Packers (13,2% rostered)