Com início da semana 4 nesta quinta-feira, é hora de pensar bem na escolha dos seus titulares visando vencer seu duelo
Sim, já estamos iniciando a semana 4 da temporada 2023 da NFL e também a do nosso querido “jogo dentro do jogo”. Como sempre salientamos, tudo passa muito rápido e por isso temos que aproveitar ao máximo e degustar com toda a dinâmica do Fantasy Football, pois em um piscar de olhos tudo termina mais uma vez e ficamos outra vez naquela “angústia” do “setembro é logo ali”.
Passadas três semanas, muitas coisas já estão claras nesta temporada e como sempre, devemos estar atentos às tendências de tudo o que está acontecendo na liga, sejam elas em relação aos atletas que você tem em seu time ou até mesmo à qualidade (ou por vezes a falta dela) dos duelos (ou os chamados matchups) contra as defesas que esses jogadores irão enfrentar na rodada.
Para te ajudar a “mandar bem” em sua escalação da rodada, o The Playoffs está aqui mais uma vez para lapidar os nomes que estão mais cotados para a semana, para que você coloque no seu time titular o que tem de melhor em seu elenco.
Antes de partir para o que mais interessa, são necessários alguns esclarecimentos importantes: superestrelas como Jalen Hurts, Tony Pollard, Justin Jefferson, Patrick Mahomes, Ja’Marr Chase e Travis Kelce não serão mencionadas, pois são escolhas bastante óbvias.
No mais, as dicas são simples: os quentes são aqueles jogadores que, para esta rodada, têm matchups favoráveis para pontuarem muito bem. Os frios são exatamente o oposto: aqueles que tendem a fazer poucos pontos ou uma pontuação menor do que aquela que se espera como média de tais jogadores, pelo menos nesta semana.
Além disso, fica o registro de que as dicas se baseiam no formato de pontuação que deixou o antigo “standard” para trás, se consolidou como mais popular e já é o padrão em todas as principais plataformas: o PPR, que é aquele que atribui um ponto por recepção.
Dito isso e sem mais delongas, vamos aos nomes do termômetro da semana 4 da NFL!
(Foto: Reprodução Twitter / Around The NFL)
Quarterbacks quentes
Russell Wilson (Denver Broncos @ Chicago Bears) – Wilson começou bem a temporada, produzindo mais de 300 jardas nas duas primeiras semanas, porém, caiu consideravelmente de produção na “surra” que os Broncos levaram dos Dolphins na semana 3. No entanto, há de salientar que o quarterback de Denver mostrou neste começo de ano que ainda “tem lenha para queimar” e foi responsável por 56 jardas terrestres no jogo da semana 2 contra os Commanders, lembrando aquele Russell Wilson do auge de sua carreira. Dessa vez, o confronto é contra o Chicago Bears, que é o quinto time que mais permite pontos no fantasy para QBs lançando a bola. Matchup favorável para Wilson voltar a apresentar coisas boas. Se tem ele em seu time, escalá-lo é uma boa dica.
Brock Purdy (San Francisco 49ers vs Arizona Cardinals) – Purdy tem, sem sombras de dúvidas, um dos grandes times de recebedores de toda a liga e isso deixa seu trabalho um tanto quanto mais tranquilo. Os Niners têm pela frente o Arizona Cardinals, que os especialistas colocavam como grande candidato a ser saco de pancadas na temporada, mas que até agora vem apresentando boas coisas. Porém é inegável que San Francisco é o grande favorito ao duelo, vem encantando como um dos melhores times até aqui e tem tudo para conseguir uma vitória até que tranquila. Na vitória dos 49ers sobre os Giants, Purdy superou a casa das 300 jardas e anotou mais de 20 pontos no Fantasy Football. Mais uma boa opção para QB titular do seu time.
Outros QBs quentes: Tua Tagovailoa (MIA @ BUF), Daniel Jones (NYG vs SEA), Jimmy Garoppolo (LV @ LAC)
Quarterbacks frios
Kenny Pickett (Pittsburgh Steelers @ Houston Texans) – Pickett vem de grande atuação na vitória dos Steelers para cima dos Raiders, talvez, uma das melhores de toda sua carreira. Foram 235 jardas de passe para ele, com dois touchdowns (sendo um em big play com Calvin Austin) e nenhuma interceptação. No entanto, pela frente a defesa do Houston Texans que até aqui vem sendo uma grata surpresa no ano, tendo permitido poucos pontos e tendo anulado Trevor Lawrence em duelo da semana 3. Fica o alerta para não escalar Pickett neste jogo.
Joe Burrow (Cincinnati Bengals @ Tennessee Titans) – O matchup de Joe Burrow não é dos piores contra um Tennessee Titans que pouco tem produzido na temporada. Indicativo de bastante posse de bola para os oponentes e ataque marcando pontos, mas por que então colocar Burrow como frio para esta semana? A resposta para a pergunta é bem simples. O quarterback dos Bengals segue em campo sem estar 100% fisicamente, sofre com uma lesão na panturrilha e claramente joga “no sacrifício”, tendo bastante dificuldade de fazer jogadas longas e encontrar seus companheiros. Sem poder contar com uma das suas grandes armas e “sofrendo” para sair do pocket, é desaconselhável escalar Burrow neste momento.
Outros QBs frios: Deshaun Watson (CLE vs BAL), CJ Stroud (HOU vs PIT), Baker Mayfield (TB @ NO)
Running backs quentes
Jahmyr Gibbs (Detroit Lions @ Green Bay Packers) – Jogo desta quinta-feira (28) que abre a semana 4 da NFL, os Lions têm pela frente o Green Bay Packers, que é o 9º time que mais permitiu pontos de Fantasy para o jogo terrestre. É bem verdade que muitos apostavam em Gibbs já “voando baixo” nesta altura de temporada, mas o calouro ainda não engrenou como o esperado. No entanto, a chance pode ser agora, mesmo com o provável retorno de David Mongomery ao time de Detroit. Montgomery dominou os snaps nas semanas 1 e 2 antes de se contundir, mas na semana 3, Gibbs teve 17 tentativas de corrida, participando de 59% dos snaps ofensivos do time e produziu 82 jardas. O novato é explosivo e mesmo com a volta do “provável titular”, tende a seguir pontuando de maneira interessante.
Raheem Mostert e De’Von Achane (Miami Dolphins @ Buffalo Bills) – Aqui vai uma dica dupla. Tudo bem que os Dolphins estarão enfrentando a boa defesa do Buffalo Bills contra o jogo terrestre, mas não podemos deixar de salientar que a equipe de Miami aplicou incríveis 70 pontos no Denver Broncos na semana 3 com a dupla de running backs sendo responsável por OITO touchdowns no duelo. Achane teve 233 jardas e quatro TDs, sendo dois por terra e dois aéreos, enquanto Mostert (que já havia brilhado sozinho na semana 2) teve 142 jardas, três TDs pelo chão e um pelo ar. Tudo leva a crer que, com o tempo, Achane tende a ter mais espaço nos Dolphins, mas por agora a dupla deve seguir produzindo bem. Ótimos nomes!
Outros RBs quentes: Alvin Kamara (NO vs TB), James Cook (BUF vs MIA), Kenneth Walker III (SEA @ NYG)
Running backs frios
Breece Hall (New York Jets vs Kansas City Chiefs) – Hall começou bem e no jogo de abertura do ano contra os Bills apareceu com duas big plays para deixarem animados os GMs que o draftaram. No entanto, a triste de lesão de Aaron Rodgers e a queda de produção do ataque dos Jets passaram a limitar, e muito, as atuações desse promissor running back. Na semana 3 foram 12 corridas e dois passes recebidos, mas apenas 27 jardas para o titular do backfield de New York. O desafio agora é a defesa dos Chiefs, que vem se virando muito bem contra o jogo terrestre até aqui. Indicativos de mais um jogo abaixo de Breece Hall.
Brian Robinson (Washington Commanders @ Philadelphia Eagles) – Washington venceu seus dois primeiros jogos na temporada e Robinson brilhou demais na semana 2 contra os Broncos, quando correu 18 vezes para 87 jardas e dois TDs. Entretanto, na semana 3 o desafio foi contra o Buffalo Bills e apesar de Robinson ter conseguido sete jardas por carregadas (70 jardas em dez tentativas), os Commanders sempre correram atrás do placar e o jogo terrestre foi um pouco deixado de lado. Na semana 4 o adversário é o forte Philadelphia Eagles e tudo leva a crer que, mais uma vez, Washington terá que correr atrás do “prejuízo”. A dica é não escalar Robinson.
Outros RBs frios: AJ Dillon (GB vs DET), Gus Edwards (BAL @ CLE), Rachaad White (TB @ NO)
Wide receivers quentes
Tank Dell (Houston Texans vs Pittsburgh Steelers) – Já são duas semanas sendo o principal alvo no ataque do Houston Texans e desbancando seus parceiros Nico Collins e Robert Woods. Dell tem mostrado desenvoltura e na surpreendente vitória dos Texans para cima dos Jaguars, teve 145 jardas em sete recepções e um TD. São 17 bolas em sua direção nos últimos dois jogos e o calouro passou a casa dos 20 pontos no fantasy em ambas as ocasiões. Pela frente a equipe que permitiu o quinto maior número de pontos aos wide receiver até aqui em três semanas. Indicativos de outra boa atuação de Dell.
Tee Higgins (Cincinnati Bengals @ Tennessee Titans) – Higgins começou o ano zerando, depois teve atuação de dois TDs na semana 2 e outra vez tornou a ficar apagado na semana 3 contra os Rams. Se você é supersticioso, diria que o redator está colocando esse nome na lista pensando que o WR dos Bengals faz um jogo bom e um ruim alternados, mas brincadeiras à parte, a verdade é que o matchup contra os Titans é bem favorável aos recebedores de Cincinnati, mesmo que Joe Burrow não esteja 100% fisicamente. Os Bengals, que tinham começado 0-2, se recuperaram contra Los Angeles, venceram a primeira na temporada e têm tudo para bater o bagunçado time dos Titans e chegar a 2-2. A vitória tende a passar pelos WRs e Higgins é um bom nome para escalar esta semana.
Outros WRs quentes: Calvin Ridley (JAX vs ATL), DJ Moore (CHI vs DEN), Adam Thielen (CAR vs MIN)
Wide receivers frios
DeAndre Hopkins (Tennessee Titans vs Cincinnati Bengals) – Um ataque que tem DeAndre Hopkins, Derrick Henry e Treylon Burks tem tudo para meter medos nos adversários, mas não é isso que está acontecendo. Os Titans até o presente momento não assustam ninguém e o ataque está longe de ser aquele dos sonhos. Nos últimos dois jogos, Hopkins não chegou à marca de dez pontos no fantasy e recebeu sete ou menos passes nesses dois duelos. O jogador ainda é um grande talento na liga, mas em um time que não consegue tirar proveito de um nome deste calibre, fica difícil pensar em escalá-lo. Eu descartaria.
Garrett Wilson (New York Jets vs Kansas City Chiefs) – Outro excelente recebedor que sofre por conta da inoperância ofensiva de seu ataque. Hypado no começo da temporada por ter Aaron Rodgers ao seu lado, Wilson viu seu quarterback titular se contundir no primeiro drive do ano e ficar fora da temporada. Com Zach Wilson assumindo a vaga, naturalmente a produção do WR dos Jets diminuiu. Ele está longe de ter atuações “medonhas”, mas claro que sabemos que podia render muito mais. Pela frente, duelo contra o Kansas City Chiefs e indicativos de vida difícil novamente para Garrett Wilson.
Outros WRs frios: JuJu Smith-Schuster (NE @ DAL), Kendrick Bourne (NE @ DAL), Jahan Dotson (WAS @ PHI), Chris Godwin (TB @ NO)
Tight Ends quentes
Sam LaPorta (Detroit Lions @ Green Bay Packers) – Mais uma das gratas surpresas da temporada até aqui, o TE dos Lions vem chamando atenção devido às boas atuações e ao fato de recepcionar a grande maioria dos passes que vêm em sua direção. A conexão com Jared Goff chama bastante atenção até aqui e LaPorta ocupa a segunda colocação entre os tight ends que mais pontuaram no fantasy, se consolidando como um dos melhores em sua posição. Na semana passada foram 22,4 fantasy points para ele em ligas PPR, com oito recepções dos 11 passes que foram em sua direção, seu primeiro TD na carreira e 84 jardas. No duelo divisional contra os Packers devemos ter mais. Escale LaPorta como seu TE.
Outros TEs quentes: Luke Musgrave (GB vs DET), Darren Waller (NYG vs SEA), Pat Freiermuth (PIT @ HOU)
Tight ends frios
Kyle Pitts (Atlanta Falcons vs Jacksonville Jaguars) – Difícil não pensar primeiro em Kyle Pitts como tight end frio. Os GMs seguem dando chances e mais chances para Pitts desde a temporada passada na esperança do promissor TE melhorar suas pontuações, mas entre uma boa atuação esporádica e outra, o jogador dos Falcons na esmagadora maioria das vezes decepciona. Na semana passada, Pitts teve a mesma pontuação no fantasy que seu parceiro Jonnu Smith e agora o duelo é contra a defesa dos Jaguars, que se protege bem contra os TEs. Difícil confiar neste jogador no momento.
Outros TEs frios: Dalton Schultz (HOU vs PIT), David Njoku (CLE vs BAL), Zach Ertz (ARI @ SF)
Defesas quentes
Philadelphia Eagles (vs Washington Commanders) – Uma defesa das mais poderosas contra um ataque que tende a não produzir tão bem. Não precisamos nos estender muito do porquê da escolha da defesa dos Eagles. Em números, o QB dos Commanders já foi sackado 19 vezes em três semanas de temporada e Sam Howell já lançou cinco interceptações. Precisa de mais motivos para “startar” a defesa de Philadelphia?
Outras defesas quentes: Kansas City Chiefs (@ NYJ), Cincinnati Bengals (@ TEN), Dallas Cowboys (vs NE)
Defesas frias
New York Jets (vs Kansas City Chiefs) – Aqui estamos falando de uma ótima defesa, mas que não terá matchup favorável esta semana. Com o ataque dos Jets deixando a desejar, os oponentes têm tendência a ficar mais tempo com a bola e atacar com mais frequência. Isso não é um bom sinal quando se enfrenta Patrick Mahomes e o ataque dos Chiefs, que é um dos mais eficientes de toda liga e além de Mahomes conta com Travis Kelce. A linha ofensiva dos Chiefs também está bem até o momento e só permitiu um sack em três semanas. Indicativos de atuação ruim da defesa dos Jets. Não escale!
Outras defesas frias: Buffalo Bills (vs MIA), Arizona Cardinals (@ SF), Detroit Lions (@ GB)
Kickers quentes
Jake Moody (San Francisco 49ers vs Arizona Cardinals) – Até agora perfeito na temporada, o calouro tem tudo para seguir brilhando na semana 4, já que o duelo é bem favorável aos 49ers, que tendem a vencer os Cardinals com tranquilidade. Indicativos de muitos extra points e alguns field goals. Se tem Moody disponível, é uma ótima pedida escalá-lo.
Outros kickers quentes: Daniel Carlson (LV @ LAC), Jason Meyers (SEA @ NYG), Harrison Butker (KC vs NYJ)
Kickers frios
Chad Ryland (New England Patriots @ Dallas Cowboys) – Os Patriots não terão vida fácil contra a excelente defesa do Dallas Cowboys e isso deve refletir nos números de Chad Ryland. Até o momento, o kicker não passou dos nove pontos e New England é um time que não pontua muito nas partidas. Se normalmente os Patriots já não são capazes de produzir muitos pontos, contra uma defesa sólida a situação deve ser um pouco pior. Fuja de escalar o kicker de Nova Inglaterra neste duelo.
Outros Kicker Frios: Joey Slye (WAS @ PHI), Greg Joseph (MIN @ CAR), Younghoe Koo (ATL vs JAX)