Em semana cheia de emoções, saber tomar as decisões certas na hora de escalar seu time para as semifinais do fantasy se torna mais decisivo do que nunca
“Bate o sino pequenino, sino de playoffs”! Em clima de Natal, chegamos às tão aguardadas semifinais do fantasy football. Nervos à flor da pele certamente dificultarão que você, caro amigo ou amiga GM virtual, tenha foco completo nas festividades de fim de ano. Afinal, muitos dos jogos da decisiva 16ª rodada da NFL acontecerão entre os dias 24 e 25 de dezembro e não foi à toa que passamos uma dezena e meia de semanas dedicando tempo e atenção a cada movimento dentro da nossa liga.
Exatamente com a missão de te fazer ter o mínimo de preocupações possível na hora de degustar um suculento peru ou um apetitoso panetone, sabendo que tomou as melhores decisões na hora de escalar sua equipe, é que o The Playoffs volta a te oferecer este humilde e, ao mesmo tempo, tão importante termômetro.
Mas, antes de partir para o que mais interessa, são necessários alguns esclarecimentos: superestrelas como Josh Allen (BUF), Christian McCaffrey (SF), Tyreek Hill (MIA) e TJ Hockenson (MIN) não serão mencionadas, pois são escolhas bastante óbvias.
No mais, as dicas são simples: os quentes são aqueles jogadores que, para esta rodada, têm matchups ou situações favoráveis para pontuarem muito bem. Os frios são exatamente o oposto: aqueles que tendem a fazer poucos pontos ou uma pontuação menor do que aquela que se espera como média de tais jogadores, pelo menos nesta semana.
Além disso, fica o registro de que as dicas se baseiam no formato de pontuação que deixou o antigo “standard” para trás, se consolidou como mais popular e já é o padrão em todas as principais plataformas: o PPR, que é aquele que atribui um ponto por recepção.
(Foto: Reprodução Site Oficial Carolina Panthers)
Quarterbacks quentes
Justin Fields (Chicago Bears vs Arizona Cardinals) – Vindo de uma semana ruim no fantasy, muito conduzida por interceptações quase aleatórias em hail maries, o camisa 1 tem situação bastante diferente para esta rodada. Afinal, enfrenta uma defesa que figura na metade favorável em termos de pontos de fantasy permitidos para quarterbacks em 2023. E, enquanto Fields tem média de 10.1 pontos nos cinco jogos em que enfrentou defesas desfavoráveis, como foi o caso de Cleveland no último domingo (17), seus números catapultam para 24,3 de média contra as cinco defesas favoráveis que encarou, como é o caso de Arizona, ainda mais jogando em casa e correndo com a bola com bastante consistência.
Gardner Minshew (Indianapolis Colts @ Atlanta Falcons) – Engatando uma sequência de quatro jogos com 13 ou mais pontos de fantasy, o folclórico camisa 10 tem mais uma boa oportunidade de entregar números consistentes ao visitar uma defesa acessível, num jogo que tende a ser equilibrado e conservar o alto número de tentativas de passe que Minshew mantém nas citadas últimas quatro partidas, que aconteceram exatamente depois da bye week dos Colts.
Outros QBs quentes: Matthew Stafford (LAR vs NO), Joe Flacco (CLE @ HOU), Baker Mayfield (TB vs JAX)
Quarterbacks frios
Sam Howell (Washington Commanders @ New York Jets) – Independentemente de ter sido preterido por Jacoby Brissett durante o “garbage time” da derrota para os Rams domingo passado, o segundanista – que está mantido como titular – teria missão dificílima nesta 16ª rodada qualquer que fosse o caso. Isso porque viaja ao MetLife Stadium para bater de frente com a segunda defesa que menos pontos de fantasy cede a signal callers. Por tal motivo, e também considerando que o panorama passa longe de melhorar na próxima e derradeira semana, quando os Commanders recebem os 49ers, talvez seja hora de agradecer pelos serviços prestados por Howell até aqui – que, diga-se, foram bastante acima do esperado por boa parte da temporada de fantasy – e partir para outra.
Jordan Love (Green Bay Packers @ Carolina Panthers) – Apesar de ser inegável que o desempenho individual do ainda jovem novo titular dos Packers venha se consolidando ao menos como promissor nesta segunda metade de temporada regular em 2023, inclusive com reflexos no nosso jogo dentro do jogo, a situação para esta semana 16 prega, no mínimo, alguma cautela. Eis as razões: visita a defesa que menos pontos de fantasy cede a quarterbacks – muito porque costuma permitir que o jogo terrestre adversário prevaleça, ao mesmo tempo em que não impõe grande ameaça ofensiva – e pode ter ainda mais desfalques entre recebedores, com Jayden Reed lidando com problemas no peitoral e dedo do pé, além do músculo posterior da coxa de Christian Watson. Esses e outros fatores fazem com que as casas de aposta projetem um baixo placar somado de apenas 37.5 para o duelo, o que limita o teto do camisa 10.
Outros QBs frios: Derek Carr (NO @ LAR), Russell Wilson (DEN vs NE), Bailey Zappe (NE @ DEN)
Running backs quentes
James Cook (Buffalo Bills @ Los Angeles Chargers) – Santa mudança de coordenador ofensivo! Desde a demissão de Ken Dorsey, após a derrota para os Broncos na semana 10, James Cook vem gradativamente melhorando seus números e se tornando cada vez mais o chamado “league winner”, já que passou a ser o ponto focal de um ataque muito mais terrestre do que antes, ao mesmo tempo em que aumentou sua porcentagem de alvos, principalmente em situações de red zone, resultando em três touchdowns aéreos nos últimos quatro jogos. Saindo do melhor desempenho de sua ainda curta carreira, que aconteceu contra a difícil defesa de Dallas, o irmão mais novo de Dalvin tem um “smash spot” para seguir produzindo ótima pontuação nesta rodada. Afinal, enfrenta um Los Angeles Chargers em completa ruína, que tende a oferecer um gamescript favorabilíssimo para que emende outra partida com mais de 20 carregadas.
Chuba Hubbard (Carolina Panthers vs Green Bay Packers) – Ainda é possível encontrar sinais vitais para o fantasy no Carolina Panthers. Se, na metade inicial da temporada, o protagonista era o WR Adam Thielen, hoje quem dá as caras é o RB Chuba Hubbard, que definitivamente destronou Miles Sanders da condição de principal corredor do time e engata uma sequência de três jogos com pelo menos 22 carregadas, o que garante um piso bastante sólido, com pelo menos 11,6 pontos de fantasy nas últimas quatro partidas, com dois picos acima dos 20. Considerando que o camisa 30 recebe uma defesa cheia de problemas e cada vez mais porosa ao jogo terrestre, considerar escalar o canadense, ao menos como flex, passa longe de ser uma má pedida.
Outros RBs quentes: Bijan Robinson (ATL vs IND), D’Andre Swift (PHI vs NYG), Isiah Pacheco (KC vs LV)
Running backs frios
Austin Ekeler (Los Angeles Chargers vs Buffalo Bills) – Outrora uma das maiores estrelas do fantasy football, o veterano tem vários outros problemas além de seu desempenho individual inconsistente ao longo do ano para lidar no atual momento. Isso porque, em meio a mudanças na comissão técnica e front office de uma equipe que acabou de ser atropelada para mais de 60 pontos no último Thursday Night Football, tem de lidar com um ataque comandado pelo pouquíssimo inspirador Easton Stick e encarar uma unidade defensiva que vem de uma ótima performance contra o Dallas Cowboys e parece cada vez mais inspirada, levando a um considerável favoritismo de 12 pontos para os Bills de acordo com as bolsas de aposta. Acontece que esses sequer são os fatores de maior preocupação para quem tem Ekeler no fantasy, mas, sim, a forte tendência, já iniciada rodada passada, de que os Chargers utilizem mais seus outros RBs nesta reta final de temporada, como uma espécie de teste para o futuro, que muito provavelmente não contará mais com o camisa 30, o qual, na semana 15, teve seus snaps reduzidos de uma média próxima dos 70% para míseros 40%, com apenas 4 carregadas, apesar dos sólidos 6 targets.
Jerome Ford (Cleveland Browns @ Houston Texans) – Sem muito teto, que diminuiu ainda mais após a consolidação como titular de Joe Flacco e suas mais de 25 tentativas de passe por partida, o camisa 34 tem a difícil missão de bater de frente com uma defesa terrestre cada vez mais eficiente e que acabou de limitar Derrick Henry a menos de uma jarda por carregada. Escale mais por falta de opções do que esperança em alcançar mais de 15 pontos de fantasy.
Outros RBs frios: Najee Harris (PIT vs CIN), Javonte Williams (DEN vs NE), Gus Edwards (BAL @ SF)
Wide receivers quentes
Rashee Rice (Kansas City Chiefs vs Las Vegas Raiders) – É oficial: habemus WR1 em Kansas City. Figurando no top 5 da posição para o fantasy no recorte das últimas quatro rodadas, o calouro finalmente quebrou a marca dos 70% de snaps ofensivos nas rodadas 14 e 15, em que atuou por 85 % e 92% das jogadas, respectivamente. Além disso, nesse mesmo recorte de quatro jogos, foram 3 touchdowns e ao menos 9 alvos em todas as oportunidades, que renderam uma média de 8 recepções por confronto. Considerando que são altas as chances de que encontre a end zone novamente, jogando em casa contra os Raiders, não há muitos motivos para desconfiança na hora de escalar o camisa 4.
Garrett Wilson (New York Jets vs Washington Commanders) – Vítima de um ataque pífio, principalmente no quesito touchdowns, o talentosíssimo segundanista vem sofrendo para entregar números consistentes que nos façam ter confiança para colocá-lo no nosso time sem pestanejar. Acontece que, nesta decisiva semana 16, mesmo com Trevor Siemian lhe passando a bola, tem uma das melhores situações possíveis, pois enfrenta uma secundária cada vez mais generosa, especialmente para wide receivers.
Outros WRs quentes: Jaxon Smith-Njigba (SEA @ TEN), Amari Cooper (CLE @ HOU), Jordan Addison (MIN vs DET)
Wide receivers frios
George Pickens (Pittsburgh Steelers vs Cincinnati Bengals) – Discussões sobre maturidade à parte – que foram assunto, inclusive, em recente coletiva de imprensa do treinador Mike Tomlin – Pickens tem difícil missão para alterar sua atual sequência de apenas um em oito jogos com pontuação acima de 10 no fantasy. Afinal, além de passar a receber passes do pouco inspirador Mason Rudolph, a unidade ofensiva na qual está inserido oferece poucos motivos para que tenhamos perspectivas de melhora e o confronto contra os rivais de divisão, valendo vaga nos playoffs, tende a ser tenso e truncado, com pontuação somada esperada pelas casas de aposta de apenas 36,5.
Jerry Jeudy (Denver Broncos vs New England Patriots) – Fora uma ou outra esparsa big play aqui e ali, o camisa 10 segue sem dar qualquer motivo para que confiemos nele. E isto não deveria mudar agora, especialmente numa semana tão importante e com ele envolvido num confronto potencialmente sob neve e com um “over/under” baixíssimo, de escassos 34,5 pontos.
Outros WRs frios: Jahan Dotson (WAS @ NYJ), Josh Downs (IND @ ATL), Elijah Moore (CLE @ HOU)
Tight ends quentes
Isaiah Likely (Baltimore Ravens @ San Francisco 49ers) – Talentoso e jovem, o camisa 80 infelizmente não tem muitas oportunidades de brilhar, a não ser na ausência do titular Mark Andrews, o que é o caso desde a semana 12. E esse brilho vem se intensificando cada vez mais, com Likely tendo engatado uma série de dois jogos acima dos 20 pontos de fantasy. A tendência é de que ele siga bastante envolvido nesta rodada, pois figura no principal confronto da semana, em que se espera algumas trocas de liderança no placar e Lamar Jackson tendo de soltar o braço.
Outros TEs quentes: Trey McBride (ARZ @ CHI), Jake Ferguson (DAL @ MIA), David Njoku (CLE @ HOU)
Tight ends frios
Dallas Goedert (Philadelphia Eagles vs New York Giants) – Tendo retornado de lesão na semana 14, Goedert, desde então, ainda não produziu uma partida digna do teto que sabemos que possui. As perspectivas de que isso se altere não são muito animadoras num jogo com roteiro que tende a favorecer a corrida dos Eagles e contra uma defesa que, no jogo aéreo, cede muito mais pontos para wide receivers do que para tight ends.
Outros TEs frios: Dalton Kincaid (BUF @ LAC), Pat Freiermuth (PIT vs CIN), Michael Mayer (LV @ KC)
Defesas quentes
Buffalo Bills (@ Los Angeles Chargers) – Lembra o que falamos sobre os Chargers em ruínas e a defesa dos Bills cada vez melhor? Pois então. Não nos esqueçamos, também, que a defesa dos Raiders passou dos 20 pontos de fantasy contra esse mesmo time na última quinta-feira. Com isso tudo em mente, a unidade defensiva de Buffalo tem tudo para ser o diferencial para que muitos times de fantasy alcancem a tão sonhada final do jogo dentro do jogo. E sabe o que é melhor? Recebem o pouco inspirador ataque de New England na semana 17, sendo novamente boa opção para a decisão.
Outras defesas quentes: Chicago Bears (vs ARZ), Cleveland Browns (@ HOU), Denver Broncos (vs NE)
Defesas frias
Baltimore Ravens (@ San Francisco 49ers) – Em geral, a ótima defesa dos Ravens é uma boa pedida para escalar no fantasy. Mas não quando ela visita a unidade ofensiva mais dinâmica da liga neste momento, pouco propensa a turnovers e com uma eficiência incrível.
Outras defesas frias: New Orleans Saints (@ LAR), Dallas Cowboys (@ MIA), Jacksonville Jaguars (@ TB)
Kickers quentes
Chase McLaughlin (Tampa Bay Buccaneers vs Jacksonville Jaguars) – Vindo de dois ótimos desempenhos, o camisa 4 tem tudo para manter a boa toada, jogando em casa, sem muitas preocupações climáticas e num confronto que tende a ser aberto, atualmente com os Bucs favoritos e pontuação somada esperada acima dos 40 pontos pelas bolsas de aposta.
Outros kickers quentes: Jason Myers (SEA @ TEN), Anders Carlson (GB @ CAR), Cairo Santos (CHI vs ARZ)
Kickers frios
Daniel Carlson (Las Vegas Raiders @ Kansas City Chiefs) – Não espere um segundo desempenho seguido com 9 pontos, todos provenientes de extra points. Afinal, o adversário da vez é consideravelmente diferente dos Chargers, pois é a defesa que menos pontos cede para chutadores no fantasy, situação que é fruto de bom desempenho, principalmente na primeira metade do ano, e gamescripts que geralmente obrigam o oponente a correr atrás do placar via touchdowns.
Outros kickers frios: Ka’imi Fairbairn (HOU vs CLE), Joey Slye (WAS @ NYJ), Cameron Dicker (LAC vs BUF)