NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
PODCASTS
22 de janeiro de 2023 - 09h01

PRÉVIA: San Francisco 49ers x Dallas Cowboys – NFL Playoffs 2022-23 (NFC Divisional Round)

Um dos confrontos mais repetidos da história dos Playoffs da NFL traz times que tem chances REAIS de vencer o Super Bowl LVII

A rodada divisional da NFL termina com o confronto entre San Francisco 49ers e Dallas Cowboys, que irá empatar com outras duas combinações de times como o duelo que mais aconteceu nos playoffs da NFL, com nove partidas. O jogo acontecerá no Levi’s Stadium, no domingo (22), às 20h30 (horário de Brasília), e os times entram em campo já sabendo o seu futuro no torneio em caso de vitória, conhecendo o adversário e o local da final da NFC.

Os 49ers, que estão invictos desde a chegada do running back Christian McCaffrey e ainda não mostraram ao quarterback Brock Purdy qual o sabor de uma derrota na NFL, serão os mandantes e contarão com sua torcida para continuar a sequência que pode se tornar histórica em caso de vitória no Super Bowl LVII. Entretanto, o visitante será os Cowboys, que chegam em um ótimo momento após uma vitória expressiva contra o Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady.

Até quando Purdy vai ficar invicto? Será que a atuação de gala dos Cowboys foi devido ao nível mais baixo do último adversário? Essas são algumas das perguntas que buscamos resposta neste embate quente que vai acontecer no norte da Califórnia, já que se basearmos pelas atuações dos dois QBs titulares dessa partida no Wild Card, podemos esperar muitos pontos.

Purdy passou para 332 jardas e três touchdowns e mais um TD com as pernas. Já Dak Prescott também atingiu a marca de 300 jardas, com 305, passou para quatro TDs e correu para outro em uma jogada que lembrou muito um TD icônico anotado por Peyton Manning contra os próprios Cowboys quando ele jogava pelo Denver Broncos.

COMO CHEGAM

Começaremos então pelos mandantes. Os 49ers tiveram uma campanha não muito ortodoxa, já que o time iniciou o ano com três vitórias e quatro derrotas nas primeiras sete semanas. Depois foi forçado a trocar de quarterback duas vezes pois lesões tiraram Trey Lance e Jimmy Garoppolo da temporada. Ainda assim, San Francisco está em um sequência de 11 vitórias consecutivas – incluindo a da semana passada contra o rival Seattle Seahawks.

Na rodada do Wild Card, apesar de o placar final apontar um vitória tranquila por 41 a 23, o primeiro tempo não foi tão fácil assim. Os 49ers saíram na frente, mas os Seahawks se mantiveram na partida e até foram para o vestiário no intervalo na frente no marcador, porém, um fumble de Geno Smith no terceiro quarto mudou os rumos do jogo. Com, provavelmente, a melhor atuação de Purdy até agora, San Francisco cravou sua vaga no Divisional Round.

Já os visitantes Cowboys tiveram uma vitória a menos que os adversários desta semana, mas chegaram aos playoffs apenas como o quinto seed da NFC por não terem vencido sua divisão. Com isso tiveram que jogar o Wild Card também como visitantes em Tampa Bay, mas isso não foi nenhum problema. Com grande atuação da defesa e exibição magistral de Dak Prescott, o time de Dallas dominou os Buccaneers em vitória por 31 a 14, e o placar só não foi maior porque o kicker Brett Maher conseguiu a façanha de errar quatro extra points na mesma partida.

O JOGO

Ao primeiro olhar, os 49ers são favoritos. O time chega como um dos mais quentes – se não o mais – da NFL com a defesa número 1 em pontos e jardas cedidas da liga e com o sexto melhor ataque em pontos e o quinto melhor em jardas na temporada. É possível argumentar que San Francisco deveria ser considerado favorito contra qualquer das outras sete franquias ainda na disputa.

Porém, até que o Lombardi Trophy esteja nas mãos de Brock Purdy, sempre haverá questionamentos do favoritismo dos 49ers. E não é totalmente injusto, afinal Purdy foi o “Mr. Irrelevant” do último Draft e simplesmente não se espera que um novato selecionado tão baixo assim jogue tão bem. Não à toa ainda há gente que acredite que na próxima temporada, quando Trey Lance retornar, Purdy não será o titular desta franquia – mas as últimas notícias indicam que ele começará 2023 no comando do ataque e Lance terá que procurar outro lugar para jogar.

Mas também existem argumentos para apontar uma vitória dos Cowboys. O time de Dallas teve o quarto melhor ataque e a quinta melhor defesa em pontos e tem totais condições de vencer a partida, principalmente se a defesa de Dan Quinn conseguir forçar erros de Purdy durante a partida.

Este por sinal é outro ponto que precisamos abordar, as comissões técnicas de ambas as equipes são muito boas e podem decidir o jogo. Do lado de Dallas, os dois coordenadores têm chances de se tornarem head coach na próxima temporada. O coordenador ofensivo Kellen Moore será entrevistado pelo Carolina Panthers na próxima semana e o coordenador defensivo Dan Quinn já entrevistou para o cargo de HC do Denver Broncos e do Indianapolis Colts e deve também ser avaliado pelo Arizona Cardinals.

Já pelos 49ers, é o coordenador defensivo DeMeco Ryans o nome cobiçado por outros times. Ao todo quatro franquias conduziram entrevistas com Ryans – Broncos, Cardinals, Colts e Texans – fazendo com que ele possivelmente seja o nome mais quente deste ciclo de contratações de head coaches.

É possível que eventualmente nenhum deles recebam uma oferta para assumir os times que mostraram interesse, mas todos que demitiram treinadores antes ou ao final da temporada regular ainda não contrataram seus novos head coaches. Está partida, certamente, será uma ótima vitrine para eles.

QUEM PODE DECIDIR

Christian McCaffrey (49ers): Já existe a discussão de que CMC talvez tenha sido a melhor aquisição via troca a acontecer durante uma temporada regular na história da NFL. Com os 49ers, McCaffrey teve mais de 1.200 jardas de scrimmage e dez touchdowns em apenas dez partidas como titular da equipe. Seu potencial de playmaker foi novamente colocado em evidência contra os Seahawks no Wild Card, quando ele teve 136 jardas de scrimmage e anotou um TD. Em caso de vitória dos 49ers, é bem provável que veremos o nome de Christian McCaffrey em alguma manchete como o MVP da partida.

Micah Parsons (Cowboys): Pois bem, uma vitória dos Cowboys neste fim de semana, certamente, passa por uma grande atuação da defesa e se a defesa dos Cowboys tiver essa atuação, Parsons sem dúvida nenhum terá sido destaque. Ele tem uma habilidade incrível de pressionar o quarterback adversário e conseguir sacks, mas além disso, o linebacker dos Cowboys é essencial para que a defesa de Dallas force turnovers, pode ser com fumble forçado pelo próprio Parsons ou por uma interceptação após uma passe apressado de Brock Purdy.

Trent Williams (49ers): Não é comum colocarmos jogadores de linha ofensiva como nome de quem pode decidir uma partida, mas Williams não é um OL comum. O left tackle dos 49ers é discutivelmente o melhor LT da liga hoje e possível candidato ao hall da fama depois que aposentar. Se há alguém na NFL capaz de parar Micah Parsons, essa pessoa é Williams. O LT pode ser decisivo dando espaço e tempo para que Purdy passe por suas progressões tranquilamente, faça uma boa partida e leve San Francisco para a vitória.

Talanoa Hufanga (49ers): Hufanga não foi eleito First Team All-Pro Pro-Bowler à toa em 2022. O safety dos 49ers teve 97 tackles, dois sacks, dois fumbles forçados, nove passes desviados e quatro interceptações em 2022. Se você assistiu algum jogo de San Francisco nesta temporada, você viu Hufanga fazer pelo menos uma jogada decisiva na partida. Apesar do pass rush dos 49ers ser extremamente importante, uma vitória contra os Cowboys passa por limitar as jardas de passe de Dak Prescott e até forçar turnovers – que não são uma raridade para ele – e Hufanga tem o maior potencial da secundária de San Francisco de interceptar o QB de Dallas nesta partida.

PALPITESan Francisco 49ers

Apesar da vitória contra o Tampa Bay Buccaneers ter colocado uma pulga atrás da minha orelha quanto aos Cowboys e agora acreditar em um divisional round muito mais equilibrado do que eu imaginei que os 49ers teriam, vou continuar com o palpite que coloquei no meu Super Bowl Challenge e acredito que San Francisco não só vai vencer Dallas nessa partida, mas como irá vencer quem passar entre Philadelphia Eagles e New York Giants para ser o representante da NFC no Super Bowl LVII.

SOBRE O JOGO

Dia: 22/01/2023

Horário: 20h30, horário de Brasília

Local: Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia

Transmissão para o Brasil: ESPN 2 e Star +

instagram