NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
PODCASTS
19 de janeiro de 2024 - 17h01

PRÉVIA: Baltimore Ravens x Houston Texans – NFL Playoffs 2023-24 (AFC Divisional Round)

Jogo que marcou o início da temporada de ambas as equipes será o último de uma delas nestes playoffs

Alguém entre Baltimore Ravens e Houston Texans vai terminar a temporada exatamente do jeito que começou. Os dois times se enfrentaram na rodada de abertura da temporada 2023 em Baltimore, com vitória dos Ravens e C.J. Stroud sendo sackado seis vezes.

Na ocasião, não sabíamos que o calouro se tornaria uma das sensações da temporada, nem que os Ravens se tornariam um dos times mais competitivos da liga e que Lamar Jackson seria um fortíssimo candidato a MVP. Em setembro, não colocaríamos Baltimore e Houston como times de round divisional dos playoffs. Mas, de acordo com o script proposto pelos roteiristas da NFL, esse tem tudo para ser um dos duelos mais competitivos dos playoffs!

Veja abaixo a análise do jogo!

(Foto: Reprodução Twitter/Around the NFL)

COMO CHEGAM

O Baltimore Ravens folgou na rodada de Wild Card por ter tido a melhor campanha dentro da Conferência Americana. O time chega solidificado com vitórias contundentes contra Detroit Lions, San Francisco 49ers e Miami Dolphins na temporada regular. O ataque dos Ravens parece, finalmente, ter entrado nos eixos com a chegada de Todd Molken como coordenador ofensivo e de peças como Odell Beckham Jr. e Zay Flowers – este último via Draft.

Com um novo esquema e mais armas, Lamar Jackson teve um belo fim de temporada e figura como o principal candidato a MVP em 2023. De maneira geral, seus números como QB não são tão impressionantes, mas seu estilo de jogo disruptivo tem feito a diferença para a equipe. A defesa também se encaixou, principalmente com a permanência do linebacker Roquan Smith.

Mas o principal upgrade em relação a temporadas anteriores está na saúde da equipe. Embora tenha perdido nomes como Mark Andrews e J.K. Dobbins, os Ravens ainda conseguiram se manter relativamente saudáveis e competitivos em uma conferência que viu QB atrás de QB se lesionar. Dentro da própria AFC Norte, Jackson foi o único quarterback titular a começar e terminar a temporada. E, vale lembrar, Baltimore não jogou contra Patrick Mahomes e Josh Allen neste ano, então não foram testados contra esses jogadores.

Do outro lado, o Houston Texans fez valer a força da sua juventude e aproveitou as falhas de Joe Flacco para carimbar vaga no round divisional. C.J. Stroud jogou como veterano no Wild Card contra a forte defesa do Cleveland Browns, o que é um sinal de que poderá fazer o mesmo contra os Ravens.

Além disso, a jovem defesa texana também não sofreu com a inexperiência e fez jogadas-chave para apoiar o ataque. Destaque para o linebacker Christian Harris, que, além de apoiar na marcação e nos blitzes, também teve uma pick six.

O JOGO

A defesa dos Texans precisará jogar mais do que nunca para conter Lamar Jackson e o ataque dos Ravens. A pressão terá que chegar rapidamente com um spy na cola de Jackson para evitar ou conter possíveis scrambles do QB adversário. A marcação na secundária precisará estar impecável porque Jackson consegue também machucar defesas com o jogo aéreo graças ao trio OBJ, Zay Flowers e Isaiah Likely (Mark Andrews voltou a treinar, mas não deve estar em campo ainda).

No ataque, C.J. Stroud precisará cuidar da bola como nunca e os Texans precisarão estabelecer um forte jogo terrestre para controlar o relógio. A defesa dos Ravens é a que mais produz sacks e turnovers na liga, então este é um ponto de atenção. A OL de Houston segurou bem a pressão de Myles Garrett e companhia, mas o esquema defensivo de Baltimore apresenta rotações mais complexas e menos foco em um jogador específico. E, importante destacar, o maior sackador dos corvos é Justin Madubuike, um defensive tackle. Isso significa que ele não estará alinhado contra o experiente left tackle Laremy Tunsil, mas sim contra o miolo da linha ofensiva texana.

Do lado dos Ravens, a vitória passa por conseguir pressionar C.J. Stroud e evitar que ele machuque a secundária. No primeiro confronto entre as equipes, Stroud foi sackado seis vezes, um desempenho que a defesa gostaria de repetir no round divisional. O calouro cuida muito bem da bola, mas bom lembrar que a secundária dos Ravens tem playmakers interessantes. Kyle Hamilton é um defensive back bastante instintivo que aparece tanto na linha de scrimmage quanto patrulhando o fundo do campo.

O ataque de Baltimore vai tentar estabelecer o jogo terrestre logo no início para abrir o caminho para scrambles, options e play actions de Lamar Jackson. Em situações dentro da linha de dez jardas, Gus Edwards deverá ser acionado. Em profundidade, os alvos serão OBJ ou Likely a depender do mismatch apresentado. E Nelson Agholor funciona como uma carta na manga nesse ataque em diversas ocasiões, mas tinha problemas com drops.

QUEM PODE DECIDIR

Lamar Jackson (BAL) – É simplesmente o melhor jogador dos Ravens e o mais decisivo. Uma das poucas críticas direcionadas a Lamar é que ele não repete seus bons desempenhos na pós-temporada. Mesmo no seu ano de MVP e com bye, Jackson e Baltimore não conseguiram derrotar o Tennessee Titans de Ryan Tannehill e Derrick Henry anos atrás. Para calar os críticos, ele precisará de uma vitória contundente e tem todo potencial para isso, seja pelo jogo aéreo ou pelo jogo terrestre.

Justin Madubuike (BAL) – Madubuike teve sua breakout season em 2023, com 13 sacks na temporada regular. São números impressionantes para um defensive tackle que joga sem um edge rusher estrelado ao seu lado. Além disso, as pontas da linha ofensiva dos Texans estão bem protegidas, principalmente do lado esquerdo, com Laremy Tunsil. Mas o miolo desta linha pode ser mais vulnerável e talvez seja por aí que Madubuike e o pass rush dos Ravens consigam espaço para pressionar C.J. Stroud.

C.J. Stroud (HOU) – Seria épico se os Texans alcançassem uma final de conferência e isso passa pelas mãos de Stroud. Ele é o melhor jogador do ataque texano e consegue explorar as vulnerabilidades da defesa adversária, principalmente lançando em profundidade. Sendo assim, Stroud pode expor a secundária de Baltimore, que por vezes recua demais e deixa o adversário avançar em campo, ainda mais sem Marlon Humphrey.

Will Anderson Jr. (HOU) – Se Houston quiser frear o ataque dos Ravens, precisará incomodar Lamar Jackson no pocket. Anderson Jr. é o melhor pass rusher deste elenco dos Texans, que ainda conta com nomes interessantes em Derek Barnett, Maliek Collins e Sheldon Rankins. O jovem pass rusher e seus colegas precisarão vencer a batalha nas trincheiras, forçar turnovers e facilitar a vida do ataque.

PALPITE: Vitória apertada dos Ravens.

Acredito que DeMeco Ryans e C.J. Stroud vão dar muito trabalho para os Ravens. Mas a defesa da equipe conseguirá pressionar o QB calouro e Lamar Jackson encontrará o espaço para fazer suas mágicas, seja pelo ar ou pelo chão. Mas Baltimore precisa tomar cuidado para não ser surpreendido. Afinal, o Stroud do primeiro jogo da temporada não é o mesmo que jogará essa partida de playoffs.

SOBRE O JOGO

Dia: 20/01/2023

Horário: 18h30, horário de Brasília

Local:M&T Bank Stadium, Baltimore, Maryland

Transmissão no Brasil: ESPN 2 e Star+

instagram