Time de Minnesota chegou a abrir 14 pontos de vantagem, mas Cincinnati buscou o empate e venceu com FG no overtime
Num divertido e raro jogo da NFL de sábado (16), o Cincinnati Bengals (8-6) recebeu e venceu o Minnesota Vikings (7-7) por 27 a 24, com vitória definida apenas na prorrogação, em jogo válido pela semana 15 da NFL. Os Vikings chegaram a abrir 14 pontos de vantagem, mas permitiram a reação dos mandantes.
Apesar de alguns erros, os quarterbacks protagonizaram um bom duelo. Do lado vencedor, Jake Browning acertou 29 de 42 passes tentados, para 324 jardas, dois touchdowns e uma interceptação. Pelo time visitante, Nick Mullens assumiu a titularidade no lugar de Joshua Dobbs e teve 26/33 nos passes, 303 jardas, 2 TDs e 2 INTs.
No ataque dos Bengals, destaque para Tee Higgins, com dois touchdowns recebidos. O também wide receiver Ja’Marr Chase deixou o jogo mais cedo, com uma contusão no ombro. Correndo com a bola, o running back Joe Mixon também chegou à terra prometida.
Não podemos deixar de citar o kicker Evan McPherson, que converteu 5 de 5 chutes nesta tarde, sendo dois deles field goals. Um deles, o da vitória. Na defesa, Mike Hilton e B.J. Hill conseguiram uma interceptação cada. Com 1,5 sack, Trey Hendrickson chegou a 15 sacks na temporada e lidera a liga nesse quesito ao lado de Khalil Mack, do Los Angeles Chargers.
Pelos Vikings, o WR Jordan Addison ofuscou Justin Jefferson, anotou dois touchdowns e liderou o jogo em jardas recebidas, com 111 em seis recepções. Destaque também para o RB Ty Chandler, que substituiu o titular lesionado Alexander Mattison e acumulou 132 jardas e um TD.
Akayleb Evans conseguiu a única interceptação da equipe visitante na partida.
Com o resultado, Cincinnati se mantém vivo na briga pelos playoffs na AFC via Wild Card e ocupa o segundo lugar na Divisão Norte. Já Minnesota segue na zona de classificação ao WC da NFC apesar da derrota e é momentaneamente também segundo no Norte da sua conferência.
Na sequência da temporada, os Bengals voltam a atuar num sábado, pela semana 16, em visita ao rival Pittsburgh Steelers. Já os Vikings entram em campo domingo, véspera de Natal, em casa contra o Detroit Lions.
(Foto: Reprodução Twitter/Cincinnati Bengals)
O JOGO
As duas equipes marcaram logo em suas primeiras campanhas no jogo. O Cincinnati Bengals abriu o placar com um field goal de Evan McPherson, após drive de 6:19. O Minnesota Vikings gastou um segundo a menos e ainda chegou ao touchdown, em corrida curta de Ty Chandler. E foi só no primeiro período.
Os times trocaram alguns punts até que tivéssemos alguma emoção no jogo novamente. E ela veio quando Minnesota se aproximava da end zone, mas Nick Mullens lançou uma interceptação para o cornerback Mike Hilton. E ainda houve tempo para mais um turnover do quarterback, dessa vez num passe pra lá de estranho, para evitar um sack, que caiu no colo do defensive tackle B.J. Hill.
E basicamente foi só no segundo quarto, nada de pontos: 7 a 3 para os Vikings no intervalo.
Mas logo na primeira campanha da etapa final, Mullens se redimiu das interceptações conduzindo uma boa campanha que terminou em mais um touchdown, dessa vez em conexão de 37 jardas com Jordan Addison, vencendo a forte blitz dos Bengals.
That snag tho 😱@espn_jordan #ProBowlVote
📺: @NFLNetwork pic.twitter.com/uZAbyx63uA
— Minnesota Vikings (@Vikings) December 16, 2023
E quando teve a posse, Cincinnati devolveu rapidamente, em interceptação lançada por Jake Browning nas mãos do CB Akayleb Evans. O turnover foi capitalizado por Minnesota com o primeiro field goal de Greg Joseph na partida. Vikings na frente por 17 a 3 ao final do terceiro quarto.
Logo no primeiro lance do quarto período, Browning encontrou Tee Higgins na end zone, anotando o primeiro touchdown dos Bengals na partida e voltando para o jogo. Foi também o primeiro TD permitido pelos Vikings nos últimos 166 minutos de partidas da temporada.
Na sequência, novamente Cincinnati com a bola, num campanha de 5:36 que terminou em TD de Joe Mixon, numa quarta para polegadas que por pouco não virou turnover on downs. Tudo igual no Paycor Stadium após extra point de McPherson: 17 a 17.
Minnesota teve a bola de volta e teve sorte quando Nick Mullens seria interceptado pela terceira vez, em lance anulado pela arbitragem por falta de offside da defesa adversário. Com isso, o QB conduziu mais uma boa campanha, que contou também com bom trabalho terrestre de Ty Chandler, e terminou em mais um touchdown de Mullens para Addison, numa jogada que parecia perdida.
Mas os Bengals foram buscar o empate, com 39 segundos restantes no cronômetro. Pressionado, Jake Browning lançou uma bomba no lado direito da end zone e Tee Higgins mostrou todo seu atleticismo para fazer a recepção no “terceiro andar” e ainda se esticar para garantir o touchdown: 24 a 24 após o XP e prorrogação.
THIS CATCH 🤯#ProBowlVote x Tee Higgins pic.twitter.com/wrZeJlZe1U
— Cincinnati Bengals (@Bengals) December 16, 2023
Nas primeiras campanhas de cada time no overtime, ambos ficaram no quase. Os Bengals reclamaram de uma falta de pass interference não marcada. Os Vikings tentaram uma quarta polegadas no campo de ataque que não deu certo. Melhor para o time da casa, que teve novamente a bola e avançou no campo, muito graças a mais um passe arriscado de Browning que deu certo, agora com Tyler Boyd.
No fim, bem posicionado a 29 jardas de distância do Y, Evan McPherson chutou o field goal da dura vitória do Cincinnati Bengals por 27 a 24.
O chute da vitória do Evan McPherson!#NFLBrasil pic.twitter.com/i2EOWP7dKn
— NFL Brasil (@NFLBrasil) December 16, 2023
NFL 2023 – SEMANA 15
Quinta-feira (14)
Los Angeles Chargers 21 @ 63 Las Vegas Raiders
Sábado (16)
Minnesota Vikings 24 @ 27 Cincinnati Bengals
Pittsburgh Steelers 13 @ 30 Indianapolis Colts
Denver Broncos 17 @ 42 Detroit Lions
Domingo (17)
Chicago Bears 17 @ 20 Cleveland Browns
Tampa Bay Buccaneers 34 @ 20 Green Bay Packers
Houston Texans 19 @ 16 Tennessee Titans
New York Jets 0 @ 30 Miami Dolphins
Kansas City Chiefs 27 @ 17 New England Patriots
New York Giants 6 @ 24 New Orleans Saints
Atlanta Falcons 7 @ 9 Carolina Panthers
Washington Commanders 20 @ 28 Los Angeles Rams
San Francisco 49ers 29 @ 45 Arizona Cardinals
Dallas Cowboys 10 @ 31 Buffalo Bills
Baltimore Ravens 23 @ 7 Jacksonville Jaguars
Segunda-feira (18)
22h15 – Philadelphia Eagles @ Seattle Seahawks