Brasileiro anota todos os 12 pontos do Chicago Bears, que vence Minnesota Vikings fora de casa e quebra tabu dentro da divisão
O Chicago Bears surpreendeu e venceu o Minnesota Vikings por 12 a 10, em duelo “morno” de Monday Night Football disputado nesta segunda-feira (27), no U.S. Bank Stadium, em Minneapolis, válido pela temporada 2023 da NFL.
A vitória dos Bears quebra dois tabus da equipe de Chicago. O primeiro foi de interromper marca negativa de 12 jogos sem vencer um jogo divisional dentro da NFC Norte e o segundo foi quebrar a marca de cinco jogos sem vencer o rival de Minnesota.
A equipe do estado de Illinois não anotou touchdowns na partida, mas contou com o brasileiro Cairo Santos inspirado e acertando quatro de cinco field goals tentados, inclusive o último nos segundos finais da partida, para marcar todos os 12 pontos dos Bears no jogo e decretar a vitória da equipe no duelo fora de casa.
Justin Fields lançou para 217 jardas, correu para outras 59 em 12 tentativas e sofreu um fumble, enquanto D.J. Moore foi o grande nome do ataque aparecendo com 11 recepções para 114 jardas.
Pelo chão, o running back Roschon Johnson correu 35 jardas em dez tentativas e não teve muito destaque, assim como grande parte do ataque de Chicago.
Já pelo lado dos Vikings, Joshua Dobbs não foi bem. O QB lançou para 185 jardas, um touchdown e quatro interceptações, em noite para se esquecer.
O tight end T.J. Hockenson apareceu com 50 jardas em cinco recepções e anotou o único TD do jogo, sendo o destaque ofensivo de Minnesota. Ao lado dele, Alexander Mattison correu 52 jardas em dez tentativas e Jordan Addison recebeu três passes para 39 jardas.
Mesmo com a vitória no duelo divisional, os Bears seguem na lanterna da NFC Norte e aparecem com campanha 4-8. Já os Vikings, que ainda sonham com o título da divisão, têm campanha 6-6 aparecendo na segunda colocação.
Os dois times folgam com bye week na semana 13 e voltam aos campos apenas na semana 14, no domingo (10). Enquanto Chicago recebe o Detroit Lions, os Vikings viajam a Las Vegas para medir forças contra os Raiders.
O JOGO
A partida começou com campanha bem longa dos Bears, que durou mais de dez minutos com a equipe correndo com a bola e Justin Fields lançando passes curtos. Chegando na área de field goal, Cairo Santos foi acionando, mas acabou errando chute de 48 jardas.
O primeiro quarto terminou com punt dos Vikings na primeira campanha ofensiva dos donos da casa e o segundo quarto teve início, finalmente, com pontos. Outra boa campanha dos Bears gastando relógio, mas na red zone o time falhou e Cairão “da massa” foi chamado novamente. Dessa vez, chute de 25 jardas sem maiores problemas e 3 a 0 Chicago.
Joshua Dobbs voltou com seu ataque para lançar sua primeira interceptação no Monday Night Football. Tentando conectar Jordan Addison, o QB errou e a bola ficou com Jaylon Johnson. Turnover que não foi aproveitado pelos visitantes.
Voltando outra vez ao campo, mais uma interceptação de Dobbs, mas dessa vez sem o quarterback ter culpa. Outra tentativa de passe para Addison, mas a bola oval acabou ficando no ar e caiu “no colo” de Jaquan Brisker. De novo turnover que Chicago não converteu em pontos.
Na ação final do primeiro tempo, finalmente pontos de Minnesota. Com passes rápidos e campanha de quase dois minutos, Dobbs posicionou Greg Joseph que acertou de 34 jardas para deixar o jogo empatado em 3 a 3.
O terceiro quarto foi de desastre para Minnesota. Primeiro, o time tentou uma conversão de quarta descida para dez jardas e não conseguiu. Turnover on downs e os Bears em boa posição de campo conseguiram avançar o suficiente para Cairo Santos chutar de 39 jardas para deixar o placar em 6 a 3.
Depois, Dobbs lançou mais uma interceptação, sua terceira no jogo. Em campanha que até estava consistente, o QB tentou passe para K.J. Osborn, mas a bola ficou com T.J. Edwards.
Bears em boa posição de campo e já no quarto período Fields mais uma vez posicionou Cairo Santos que não decepcionou. Chute de 55 jardas, o mais longo da carreira do kicker brasileiro. Lá dentro e placar em 9 a 3.
“Acelerando” as jogadas e precisando de pontos, Dobbs conduzia campanha rápida com 11 jogadas e quase 2 minutos de cronômetro quando lançou sua quarta interceptação no jogo. C.J. Ham foi o alvo, mas Kyler Gordon foi quem ficou com a bola. Quatro interceptações para o QB dos Vikings.
Tentando “matar o jogo”, Fields segurou demais a bola, foi sackado e acabou sofrendo fumble. Bola recuperada pelos Vikings em boa posição para, finalmente, vermos um touchdown na partida morna no U.S. Bank Stadium.
Passe forte de Dobbs para T.J. Hockenson e TD do tight end de Minnesota. Placar em 10 a 9 após chute extra bem sucedido e donos da casa na frente no marcador pela primeira vez.
Agora precisando de pontos para vencer, Fields viu um espaço entre a marcação do adversário e correu, mas se esqueceu de proteger a bola. Mais um fumble sofrido pelo QB dos Bears e chances de Minnesota matar a partida.
No entanto, os donos da casa não aproveitaram o turnover e devolveram a bola com o punt com pouco mais de dois minutos para serem jogados. Tempo suficiente para Fields conduzir boa campanha, avançar no campo ofensivo e dar bom passe para D.J. Moore.
Chicago no campo ofensivo, ganho de mais jardas devido a falta. Dez segundos de jogo e Cairo Santos mais uma vez acionado. Chute bem sucedido para 30 jardas, virada e vitória dos Bears por 12 a 10. O “Zika das bicudas” decidiu!
Foto: Reprodução Twitter Chicago Bears
NFL 2023 – SEMANA 12
Quinta-feira (23)
Green Bay Packers 29 @ 22 Detroit Lions
Washington Commanders 10 @ 45 Dallas Cowboys
San Francisco 49ers 31 @ 13 Seattle Seahawks
Sexta-feira (24)
Miami Dolphins 34 @ 13 New York Jets
Domingo (26)
Tampa Bay Buccaneers 20 @ 27 Indianapolis Colts
New England Patriots 7 @ 10 New York Giants
Pittsburgh Steelers 16 @ 10 Cincinnati Bengals
Carolina Panthers 10 @ 17 Tennessee Titans
Jacksonville Jaguars 24 @ 21 Houston Texans
New Orleans Saints 15 @ 24 Atlanta Falcons
Los Angeles Rams 37 @ 14 Arizona Cardinals
Cleveland Browns 12 @ 29 Denver Broncos
Buffalo Bills 34 @ 37 Philadelphia Eagles
Kansas City Chiefs 31 @ 17 Las Vegas Raiders
Baltimore Ravens 20 @ 10 Los Angeles Chargers
Segunda-feira (27)
Chicago Bears 12 @ 10 Minnesota Vikings