NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
14 de abril de 2023 - 15h04

[PRÉVIA] Playoffs NBA 2023: Philadelphia 76ers x Brooklyn Nets

Depois de grande desempenho da dupla Harden-Embiid na regular, Sixers chegam embalados à pós-temporada

Philadelphia 76ers sofre, mas conquista vitória em cima do Brooklyn Nets nos segundos finaisPhiladelphia 76ers e Brooklyn Nets darão início, neste sábado (15), às 14h (horário de Brasília), aos playoffs da NBA na temporada 2022-2023. Esta é a terceira vez na história que as equipes se enfrentam em uma série de pós-temporada. Nas outras duas ocasiões, nas temporadas 1983-84 e 2018-19, o confronto também aconteceu na primeira rodada da Conferência Leste, com uma vitória para cada lado. Como os Sixers têm a vantagem do mando de quadra, o primeiro jogo acontece no Wells Fargo Center, na Pensilvânia.

Pelo terceiro ano consecutivo sob o comando de Doc Rivers, os 76ers terminaram a temporada regular na terceira posição do Leste, com 54 vitórias e 28 derrotas. Consistente durante toda a campanha, a equipe chega com ótimas expectativas para os playoffs. Após a eliminação para o Miami Heat nas semifinais de conferência em 2022, Philadelphia pôde contar com James Harden e Joel Embiid por toda a temporada, e a dupla tem se mostrado uma das mais letais da liga.

Do outro lado, os Nets chegam aos playoffs depois de uma temporada caótica. As incertezas tiveram início ainda na última offseason, em meio à novela envolvendo a renovação de Kyrie Irving e o pedido de troca de Kevin Durant. Os dois passaram boa parte da temporada jogando pela equipe, mas acabaram trocados durante o trade deadline, ainda em fevereiro. Steve Nash, que começou a campanha como técnico da equipe, também foi substituído, pelo auxiliar Jacques Vaughn.

Com um elenco reformulado e tendo Mikal Bridges como sua nova maior arma ofensiva, Brooklyn conseguiu se manter na zona de classificação à pós-temporada nos últimos meses, terminando no sexto lugar do Leste, somando 45 vitórias e 37 derrotas.

Confira em mais uma prévia do The Playoffs o que esperar da série.

(Foto: Reprodução Twitter/NBA)

PHILADELPHIA 76ERS X BROOKLYN NETS: COMO CHEGAM

PHILADELPHIA, PENNSYLVANIA - DECEMBER 23: Joel Embiid #21 and James Harden #1 of the Philadelphia 76ers speak during the fourth quarter against the LA Clippers at Wells Fargo Center on December 23, 2022 in Philadelphia, Pennsylvania.Terceira defesa que menos cedeu pontos ao adversário, e sétima que menos cede pontos no garrafão, somada a um ataque extremamente eficiente e cadenciado. A receita dos 76ers tem dado certo, e o time contou com a segunda melhor campanha (16-9) depois do All-Star Game.

O ótimo desempenho de Philadelphia na temporada se reflete nas estatísticas, a começar pelo equilíbrio entre defesa e ataque. Os Sixers terminaram a regular com o oitavo melhor rating defensivo (pontos sofridos a cada 100 posses de bola), e o terceiro melhor rating ofensivo (pontos marcados a cada 100 posses), indicadores das melhores defesas e ataques entre os 30 times.

Muito desse sucesso passa, obviamente, pelas mãos de Embiid e Harden. O camaronês foi, pelo segundo ano consecutivo, o cestinha da liga. Sua média de 33,1 pontos por jogo garantiu o posto de maior pontuador de 22-23. Harden, por sua vez, foi o líder de assistências, com média de 10,7. Pela primeira vez desde a temporada 81-82, uma equipe voltou a contar com o cestinha e o melhor assistente da NBA.

Para além da pontuação, Embiid teve uma temporada digna de MVP. Não por acaso, o pivô é favorito para, finalmente, levar o prêmio de melhor jogador para a casa, depois de alguns anos batendo na trave. Ele registra, além dos 33,1 pontos, 10,2 rebotes (oitava melhor marca), 4,2 assistências e 1,7 toco por jogo, garantindo a primeira posição no impacto estimado por jogador, estatística que mensura o tamanho da contribuição individual nos números gerais de cada time.

Apesar de não ter mais o mesmo repertório ofensivo dos tempos de Houston Rockets, Harden continua sólido em termos de pontuação. Nesta temporada, a média do ‘barba’ é de 21 pontos por jogo, além de 6,1 rebotes e 1,2 roubo de bola. Atualmente, quem fecha o ‘big 3’ de Philadelphia é Tyrese Maxey. O ex-armador de Kentucky teve sua melhor temporada na carreira, colecionando 20,3 pontos, 3,5 assistências e 43,4% de aproveitamento no perímetro (quinta melhor marca da liga), se consolidando como um arremessador extremamente prolífico.

O elenco de apoio às estrelas também não deixou a desejar. Liderados por Tobias Harris, que teve 14,7 pontos de média, os jogadores de rotação dos Sixers constituem um núcleo sólido na defesa e que cumpre seu papel ofensivo. Com 38,7%, a equipe teve o melhor aproveitamento geral da linha de três na temporada.

Os arremessos do perímetro de nomes como Georges Niang, Jalen McDaniels, P.J. Tucker, DeAnthony Melton e Shake Milton podem ser decisivos para o sucesso de Philadelphia na série, já que Brooklyn está entre os times que cederam melhor aproveitamento (38%) da bola tripla aos adversários. Na defesa, destaque também para Melton (quinto em roubos de bola na temporada) e Tucker, que, apesar de veteraníssimo, segue sendo um defensor versátil.

Do outro lado, toda análise que envolva os Nets deve levar em consideração o desempenho de antes e depois das trocas de Durant e Irving. Apesar de não ter sofrido nenhuma mudança drástica nas estatísticas, o panorama geral da equipe foi transformado por completo. Como era esperado, após a chegada de Dorian Finney-Smith e Mikal Bridges, a defesa apresentou melhora. O ataque, no entanto, naturalmente teve queda de desempenho, com a saída de dois dos pontuadores mais implacáveis da liga.

Bridges, por sinal, vive o melhor momento de sua carreira na NBA. Já reconhecido como um dos melhores defensores do basquete atual no Phoenix Suns, o ala vem se mostrando também uma opção ofensiva eficaz. Desde que chegou aos Nets, sua média de pontos subiu de 17,2 para 26,1.

Outro aspecto que chama atenção em seu jogo é a condição física. O ex-jogador da universidade de Villanova bateu um recorde curioso: em meio à troca e às diferenças de calendário, atuou em 83 jogos na temporada (cada equipe disputa 82 partidas). Além disso, Bridges não perde um jogo por lesão desde os tempos de college. Vale a pena ainda ficar de olho na narrativa. Ele, torcedor dos 76ers, terá a chance de se vingar da franquia pela qual foi selecionado no Draft de 2018 e, posteriormente, trocado para Phoenix.

Quem não terá a chance de vingança é Ben Simmons. Lesionado, o armador ex-Sixers está fora da temporada. No restante do elenco, destaque para os desempenhos de Cam Johnson, que, também vindo dos Suns, tem média de 16,6 pontos, e Spencer Dinwiddie. Após passagens por Washington Wizards e Dallas Mavericks, o armador voltou aos Nets depois de dois anos e registrou 16,5 pontos e 9,1 assistências por jogo. Cam Thomas ainda é uma incógnita, alternando entre jogos em que explode para mais de 40 pontos (foram quatro na temporada) e atuações discretíssimas.

A maior esperança de triunfo da equipe de Nova York, no entanto, está em Nicolas Claxton. Na campanha atual, o pivô se consolidou como um protetor de aro competente. Com média de 2,5 tocos por temporada (segunda melhor da liga), Claxton pode ser considerado um candidato ao prêmio de melhor defensor do ano, apesar da pouquíssima chance de realmente levar o prêmio. Em um duelo onde terá de marcar, possivelmente, o jogador mais dominante da liga no momento (Embiid), o esforço de Nic na defesa será fundamental para Brooklyn.

(Foto: Tim Nwachukwu / Getty Images)

 O CONFRONTO

Já é evidente que a missão dos Nets será das mais difíceis. E podemos listar ainda mais motivos para fortalecer esse argumento. O primeiro é que, mesmo contando com a presença de Claxton no garrafão, Brooklyn é uma equipe indisciplinada. Durante a temporada, foi a sexta com a maior média de faltas. Essa estatística, diante dos 76ers, pode ser cruel.

Isso porque Embiid é o segundo jogador que mais frequentou a linha de lance livre na campanha, e o que conseguiu maior média de arremessos livres convertidos por jogo (10). Os números mostram que o camaronês pode rapidamente complicar Claxton em relação às faltas e tirá-lo de quadra.

Nos dois confrontos entre as equipes em que Embiid esteve presente, na temporada regular, ele cobrou 26 lances livres, acertando 25. Claxton, por sua vez, acumulou 11 faltas nesses duelos, flertando duas vezes com a expulsão.

Além disso, as poucas fragilidades defensivas dos Sixers não são lá especialidades dos Nets. A título de exemplo, Philadelphia foi a terceira pior defesa em pontos cedidos no contra-ataque. Brooklyn até terminou com a oitava melhor marca em pontos nesse quesito (14,7), mas é apenas a 15ª defesa que mais forçou turnovers dos adversários, e teve o oitavo menor pace (número de posses de bola em 48 minutos), fatores fundamentais para equipes que buscam pontuar com eficiência na transição.

O carro-chefe dos Nets são as bolas de meia distância. Terceira equipe que mais utilizou o recurso durante a temporada regular, conta com arremessadores competentes, como Seth Curry, Patty Mills, Joe Harris, e os próprios Cam Thomas e Mikal Bridges. Todavia, os Sixers têm bons defensores individuais, e não devem ceder arremessos fáceis.

Além disso, Bridges passará por uma experiência diferente nesta pós-temporada. Como tem sido uma das opções mais acionadas no ataque, terá de aparecer frequentemente nos dois lados da quadra, visto que é também um dos melhores defensores da equipe. Em jogos de alta intensidade, como é comum nos playoffs, o desgaste tende a ser muito maior.

Para Philadelphia, seguir a receita que tem dado certo durante todo o ano deve ser suficiente. Um ataque cadenciado, centrado em Harden e Embiid, com bons arremessadores espaçando a quadra, transições rápidas com Maxey e, na hora do aperto, bola na mão do camaronês. A intenção não é desanimar os torcedores de Brooklyn, mas, o cenário não parece muito favorável.

(Foto: Reprodução Twitter/Brooklyn Nets)

RETROSPECTO

É fato que resultados da temporada regular muitas vezes não traduzem o que acontece nas quadras em jogos de playoffs. Mas, também é verdade que não se pode ignorar os indicativos dos duelos entre as duas equipes nesta campanha.

Os Sixers varreram os Nets na temporada, vencendo todos os quatro jogos disputados. No primeiro, levaram a melhor mesmo sem contar com Harden e Embiid, enquanto Brooklyn ainda tinha Durant e Irving. No segundo, Embiid, Harden e Maxey passaram dos 20 pontos, e Philadelphia terminou com 18-38 de aproveitamento do perímetro.

O terceiro duelo, já depois das trocas, teve mais uma atuação imponente da dupla Embiid e Harden, que combinou para 66 pontos. Na quarta partida, último jogo da temporada regular, onde ambos os times pouparam seus principais jogadores, os 76ers venceram apesar dos 46 pontos de Thomas.

Brooklyn Nets 106 @ 115 Philadelphia 76ers – 22/11/2022, Wells Fargo Center

Brooklyn Nets 133 @ 137 Philadelphia 76ers – 25/01/2023, Wells Fargo Center

Philadelphia 76ers 101 @ 98 Brooklyn Nets – 11/02/2023, Barclays Center

Philadelphia 76ers 134 @ 105 Brooklyn Nets – 09/04/2023, Barclays Center

AGENDA DA SÉRIE

JOGO 1: Nets @ 76ers, 15/04, 14h (horário de Brasília)

JOGO 2: Nets @ 76ers, 17/04, 20h30 (horário de Brasília)

JOGO 3: 76ers @ Nets, 20/04, 20h30 (horário de Brasília)

JOGO 4: 76ers @ Nets, 22/04, 14h (horário de Brasília)

JOGO 5: Nets @ 76ers, 24/04, horário a confirmar*

JOGO 6: 76ers @ Nets, 27/04, horário a confirmar*

JOGO 7: Nets @ 76ers, 29/04, horário a confirmar*

*Jogos só acontecem se necessário

PALPITE: Philadelphia 76ers 4-1 Brooklyn Nets

Embiid brilha, supera Giannis e 76ers vencem BucksPor todos os motivos elencados neste texto, e imaginando os dois elencos saudáveis, sem nenhuma lesão de nomes como Embiid ou Harden, é difícil apostar em outro resultado que não seja uma vitória confortável dos 76ers na série.

Os Nets são um time físico, de muita luta, e que melhorou defensivamente depois das trocas. Por outro lado, os Sixers vêm de uma grande temporada regular, com Embiid praticamente imparável e contando com jogadores mais experimentados em playoffs, situações onde as grandes estrelas se mostram indispensáveis.

Com base nesses fatores, acredito que Brooklyn tem capacidade de protagonizar bons jogos diante de Philadelphia, especialmente em casa, mas, não deve ser suficiente para estender muito a série.

(Foto: Divulgação Twitter / NBA)

instagram