Final do Oeste nos promete grande duelo entre duplas: Nikola Jokic e Jamal Murray encaram LeBron James e Anthony Davis
Chegamos às finais de Conferência da temporada 2022-23 da NBA e pelo lado Oeste teremos uma série de jogaços, reedição das finais da edição 2019-20, Na “Bolha da Disney”, entre Denver Nuggets E Los Angeles Lakers.
A série, que se inicia nesta terça-feira (16), promete nos entregar duelos interessantes, sobretudo entre as grandes duplas de cada equipe: Nikola Jokic e Jamal Murray pelo lado de Denver e LeBron James e Anthony Davis pelo lado de LA.
No ano que a liga ficou paralisada por conta da pandemia da Covid-19 e depois a “Bolha” foi montada em Orlando, as equipes se encararam em jogos sem torcida. Os times mudaram nesse tempo, mas os principais jogadores já estavam lá naquela série que foi vencida pelos Lakers por 4 a 1, com um momento épico de Anthony Davis com um game winner do perímetro no jogo 2.
De la para cá, nas duas edições seguintes da liga, os Lakers figuraram nos playoffs apenas em 2020-21, quando caíram para o Phoenix Suns por 4 a 2 na primeira rodada e os Nuggets chegaram duas vezes à pós-temporada, colecionando duas eliminações, a primeira na semifinal do Oeste em 2020-21 com “varrida” de 4 a 0 para os mesmos Suns e em 2021-22 eliminação na primeira rodada com 4 a 1 para os Warriors.
Denver chega mais forte e mais “cascudo” neste ano e conta com uma volta acima das expectativas de Jamal Murray, após o armador ficar fora dos playoffs das duas últimas temporadas por conta de uma lesão de ligamento do joelho. Murray é, sem dúvidas, o diferencial do time neste momento, pois vem jogando muito e sendo a ajuda que Jokic não teve nos outros anos.
Outro nome que foi desfalque do time do Colorado nos anos anteriores e está de volta com crescimento considerável na série contra os Suns é o de Michael Porter Jr, jogador de suma importância na rotação da equipe e que pode contribuir, e muito, para o sucesso da franquia.
Já os Lakers, que sofreram com as lesões de seus principais nomes depois do título de 2019-20, chegaram inteiros dessa vez e com AD jogando “o fino da bola” até aqui nos playoffs, sendo um grande aliado para LeBron James. Porém nem só da dupla vive Los Angeles,que teve destaques curiosos em partidas contra os Warriors, como Austin Reaves e até mesmo Lonnie Walker IV.
Não descartamos ainda D’Angelo Russell, que foi bem abaixo contra Golden State, mas pode “explodir” a qualquer momento.
No retrospecto geral de playoffs, Denver Nuggets e Los Angeles Lakers se encontraram em sete oportunidades com amplo domínio do time roxo e dourado, que passou de fase em todas as vezes, conquistando 33 vitórias com apenas oito derrotas nos 41 encontros no mata-mata da NBA.
(Foto: Divulgação/NBA.com)
NUGGETS X LAKERS: COMO CHEGAM
Se a franquia de Los Angeles era franca favorita naquela edição de 2019-20 no duelo com Denver, dessa vez são os Nuggets que “estão com a bola”, vindo de excelente temporada regular, conquistando a primeira colocação do Oeste (53-19), somada a vitórias contundentes por 4 a 1 sobre o Minnesota Timberwolves na primeira rodada de playoffs e 4 a 2 para cima do forte Phoenix Suns nas semifinais de conferência.
Os Lakers, por sua vez, começaram a temporada regular em “marcha lenta” e davam indícios de que nem se classificariam para os playoffs. Porém, após o trade deadline, o time mudou bastante, se reforçou de bons jogadores, formou um elenco equilibrado e cresceu na reta final para garantir vaga no play-in.
Depois, classificação aos playoffs com a sétima posição (43-39) ao vencer os Wolves no play-in e vitórias por 4 a 2 sobre o bom time do Memphis Grizzlies e também 4 a 2 sobre o atual campeão Golden State Warriors, de Stephen Curry.
Denver teve um dia a mais de descanso para chegar ao duelo contra os Lakers, mas isso não deve ser um fator tão determinante na disputa. A série tende a ser bem equilibrada e disputada jogo a jogo, já que reúne o time com o melhor poderio ofensivo dos playoffs (Nuggets), contra o mais forte defensivamente (Lakers), que conseguiu de certa forma até parar o Golden State Warriors com todo seu arsenal com Stephen Curry e Klay Thompson.
Os Nuggets chegam bastante equilibrados ao duelo derradeiro do Oeste. Jokic vem jogando muito, como de costume, anotou dois triples-doubles seguidos nos jogos 5 e 6 contra Phoenix e ganhou companhia para finalmente tentar levar sua equipe à decisão da NBA.
Murray vem apresentando um excelente basquete e sendo a válvula de escapa para o “Joker”, Michael Porter Jr. cresceu e suas bolas de três finalmente começaram a cair e Aaron Gordon vem sendo um “leão” na defesa, o homem que diminuiu o impacto ofensivo de Kevin Durant.
Os Lakers contam com o excelente momento vivido por Anthony Davis, um dos jogadores mais dominantes até aqui da pós-temporada. Ainda têm LeBron James, com 38 anos, mas jogando como um menino e em busca de mais um título em sua carreira, e os interessantíssimos Austin Reaves, Dennis Schroder e Rui Hachimura, que são gratas surpresas dentro da equipe californiana.
Soma-se a eles o excelente ímpeto defensivo e a vitalidade de Jarred Vanderbilt e o já citado Lonnie Walker IV, que estava com poucos minutos na rotação de LA, mas ressurgiu fazendo grandes jogos contra os Warriors e tende a ganhar mais espaço no time.
Por fim, de maneira nenhuma pode-se descartar D’Angelo Russell, que não vive boa fase, foi bem abaixo contra Golden State, mas deu mostras do que pode fazer durante a série contra o Memphis Grizzlies, onde teve boas atuações. Se D-Lo, finalmente, aparecer e entregar o que LA espera dele, pode ser um bom aditivo para a equipe nesta reta final de campeonato.
(Foto: Reprodução Twitter/Denver Nuggets)
O CONFRONTO
Sem dúvidas quando pensamos na série de Nuggets x Lakers, pelo o que vimos até aqui na pós-temporada 2022-23 da NBA, o que mais chama atenção é como será o duelo entre os pivôs Nikola Jokic e Anthony Davis.
Ambos vêm jogando demais e são os principais jogadores de suas equipes no momento. Se de um lado temos Jokic duas vezes eleito MVP da liga e com o vice neste ano de 2023, do outro lado temos um AD que há muito tempo não se via, devido a suas lesões. O “Monocelha” vem defendendo como nunca e sendo explosivo e decisivo no ataque, elevando o patamar do jogo dos Lakers.
Será o grande desafio do sérvio nos playoffs até aqui, já que na série contra os Suns o jogador “passeou” contra Deandre Ayton, que fez péssimas partidas e chegou a ver até seu reserva Jock Landale ser mais eficiente.
Outros pontos para serem observados no confronto giram em torno das outras armas das equipes. Aaron Gordon foi bem importante parando Kevin Durant e deve ser o escolhido para segurar LeBron James. A pergunta que fica é: terá o mesmo sucesso contra James, que vem crescendo jogo após jogo e já provou diversas vezes que mesmo com uma idade mais avançada, ainda é craque?
E quem ficará de olho em Jamal Murray na defesa de LA? Vanderbilt teve muito sucesso marcando Ja Morant na primeira rodada dos playoffs, começou marcando Stephen Curry, mas no meio da série um ajuste colocou Austin Reaves para tentar fazer o “impossível” de parar Curry. Reaves de certa forma foi bem na missão, já que Curry não foi tão “explosivo” nos jogos 5 e 6 e pode ser o escolhido para conter Murray.
Com o crescimento de Michael Porter Jr., e com Reaves “na cola” de Murray, Vanderbilt é quem deve ficar de olho no ala dos Nuggets, que é um ponto forte da equipe do Colorado, principalmente do perímetro.
Já falando um pouco sobre jogadores da rotação dos dois times, LA conta com Hachimura e Schroder entrando bem no time, além do já citado Walker IV, que deve ter mais espaço nas finais do Oeste. Pelo lado dos Nuggets, a grande aposta vindo do banco é o ótimo Bruce Brown Jr., um dos bons sextos homens da liga.
(Foto: Kevin C. Cox/Getty Images)
RETROSPECTO: TEMPORADA REGULAR
Duas vitórias para cada lado, sempre dos mandantes. O fato curioso é que as partidas foram todas no começo do campeonato, quando os Lakers ainda não haviam feito as mudanças de elenco do trade deadline.
Los Angeles Lakers 99 @ 110 Denver Nuggets– 26/10/2022, Ball Arena
Denver Nuggets 110 @ 121 Los Angeles Lakers – 30/10/2022, Crypto.com Arena
Denver Nuggets 108 @ 126 Los Angeles Lakers – 16/12/2022, Crypto.com Arena
Los Angeles Lakers 109 @ 122 Denver Nuggets– 09/01/2023, Ball Arena
AGENDA DA SÉRIE
Jogo 1: Los Angeles Lakers @ Denver Nuggets, 16/5, 21h30 (horário de Brasília)
Jogo 2: Los Angeles Lakers @ Denver Nuggets, 18/5, 21h30 (horário de Brasília)
Jogo 3: Denver Nuggets @ Los Angeles Lakers, 20/5, 21h30 (horário de Brasília)
Jogo 4: Denver Nuggets @ Los Angeles Lakers, 22/5, 21h30 (horário de Brasília)
Jogo 5: Los Angeles Lakers @ Denver Nuggets, 24/5, 21h30 (horário de Brasília)*
Jogo 6: Denver Nuggets @ Los Angeles Lakers, 26/5, 21h30 (horário de Brasília)*
Jogo 7: Los Angeles Lakers @ Denver Nuggets, 28/5, 21h30 (horário de Brasília)*
*Se necessário
PALPITE: Los Angeles Lakers 4 x 3 Denver Nuggets
Em uma série tão equilibrada, o peso da camisa pode ser determinante para definir o vencedor que ficará com o título da Conferência Oeste e vai encarar Boston Celtics ou Miami Heat nas finais da NBA.
Se os Nuggets tiveram a melhor campanha da temporada regular e conseguiram manter boa regularidade nos playoffs passando por Minnesota e Phoenix com certa tranquilidade, os Lakers cresceram muito nos últimos duelos e bateram duas verdadeiras “pedreiras” nos duelos com Memphis e Golden State.
Com Davis dominante na defesa e no ataque e um LeBron James “faminto” para voltar à decisão da liga e tentar conquistar o que pode ser seu último título antes da aposentadoria, LA tentará pela terceira vez nesta pós-temporada reverter o mando de quadra, porém, encontrará pela frente um rival que venceu os oito duelos que disputou até aqui na Ball Arena nos playoffs.
Tudo bem que os Lakers também estão imbatíveis na Crypto.com Arena, mas os dois primeiros jogos são no Colorado e os Nuggets podem levar vantagem nessa configuração por terem feito campanha melhor na primeira fase.
Como já citado, o banco de Los Angeles pode ser importante para os rumos da série. Com uma grande quantidade de jogadores aparecendo bem na rotação, a equipe ganha potência até mesmo quando alguma de suas estrelas está descansando e isso ajudou bastante o time nos duelos anteriores de pós-temporada, com boas atuações de Hachimura, Walker e Schroder.
Mesmo com os Nuggets fazendo uma temporada regular melhor e contando com Jokic no elenco, coloco os Lakers como favoritos em duelo que tende a ser de extremo equilíbrio e definido nos detalhes.
(Foto: Reprodução Twitter/Los Angeles Lakers)