NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
15 de abril de 2023 - 12h04

[PRÉVIA] Playoffs NBA 2023: Cleveland Cavaliers x New York Knicks

Com os times ajustados e bons jogadores dos dois lados, Cavs e Knicks devem proporcionar uma das séries mais parelhas dos playoffs da NBA

Considerada a série mais equilibrada da Conferência Leste nestes playoffs da NBA, o confronto entre Cleveland Cavaliers e New York Knicks tem tudo para ser de “tirar o fôlego”. Separe aquela pipoca, um lugar confortável no sofá, pois o primeiro jogo entre as equipes será já neste sábado (15), às 19h (horário de Brasília).

De um lado, o time dos Cavs, que chega apoiado por uma excelente defesa, um núcleo de jovens bons jogadores formado por Darius Garland, Evan Mobley, Jarrett Allen e pelo craque Donovan Mitchell, ex-Utah Jazz.

Do outro, uma equipe coesa dos Knicks, que surpreendeu a todos, se classificou com tranquilidade e tem em Julius Randle e Jalen Brunson uma dupla afiada, além de boas opções no elenco, que podem decidir como Immanuel Quickley e Josh Hart.

Diante disso, o que esperar dessa série? Confira em mais uma prévia do The Playoffs!

(Foto: Divulgação)

CAVALIERS X KNICKS: COMO CHEGAM

CLEVELAND, OHIO - NOVEMBER 23: Donovan Mitchell #45 of the Cleveland Cavaliers brings the ball up court during the third quarter against the Portland Trail Blazers at Rocket Mortgage Fieldhouse on November 23, 2022 in Cleveland, Ohio. The Cavaliers defeated the Trail Blazers 114-96As equipes chegam nos playoffs com campanhas bastante parecidas, o que mostra o equilíbrio entre elas.

O Cleveland Cavaliers terminou em quarto lugar da Conferência Leste com uma campanha de 51 vitórias e 31 derrotas. É a primeira vez em 25 anos que a franquia de Ohio chega aos playoffs sem a presença de LeBron James e a primeira nos últimos cinco anos.

Nos desempenhos fora e em casa, Cleveland foi bem no ginásio Rocket Mortgage FieldHouse e fez do local um caldeirão, com recorde 31-10. No entanto, os Cavs tiveram mais dificuldades na estrada, com uma campanha negativa de 20-21.

Grande reforço para a temporada, a aposta em Donovan Mitchell deu certo e o ala-armador apresentou o basquete que todos esperavam logo em seu primeiro ano, sendo a estrela que faltava para elevar o patamar do time.

No aspecto coletivo, vale destacar a defesa dos Cavaliers, a melhor da liga, levando 106,9 pontos por jogo em média. Foram 24 partidas que Cleveland limitou os adversários a menos de 100 pontos, vencendo 23 delas. Por isso, a dupla de garrafão formada por Jarrett Allen e Evan Mobley tem tudo para ser um ponto importante no confronto.

Ofensivamente, os comandados do técnico J.B. Bickerstaff têm bons números também, sendo a sétima eficiência ofensiva com 115,5 pontos por 100 posses de bola, além do quinto melhor aproveitamento nos arremessos de quadra (48,8%).

CLIQUE AQUI e assista AOS PLAYOFFS DA NBA com o NBA League Pass

Já o New York Knicks finalizou a primeira fase da liga com 47-35 e retornou aos playoffs após um ano fora. Diferente do seu rival, o time nova-iorquino teve um equilíbrio maior em casa (23-18) e fora (24-17), com os dois retrospectos sendo positivos.

Com uma campanha acima do esperado, New York subiu de patamar graças à chegada de Jalen Brunson, que apesar da desconfiança inicial por parte da torcida, principalmente pelo contrato elevado (US$ 104 milhões), se mostrou o armador que a franquia sempre desejava e vem guiando muito bem os seus companheiros em quadra.

Além dele, Julius Randle voltou a apresentar o basquete de dois anos atrás que o levou a ser All-Star e a receber o prêmio de jogador que mais evoluiu na temporada 2020/2021.

Coletivamente, os Knicks foram bem no ataque e tiveram a terceira melhor eficiência ofensiva da liga na temporada regular com 117 pontos anotados por 100 posses, o que é uma surpresa, já que o seu técnico Tom Thibodeau é conhecido por montar grandes sistemas defensivos.

E falando de defesa, teoricamente o ponto forte do treinador, a franquia nova-iorquina foi apenas a 19ª em eficiência em um total de 30 times (114,2 pontos sofridos a cada 100 posses), o que gera curiosidade. Além disso, New York é o quarto que mais leva bolas de três (13 por embate), o que pode ser um ponto a ser explorado.

Apesar dos números ruins defensivamente, a equipe é a que menos sofreu pontos no garrafão (45,9 por jogo) e esse duelo dentro da área pintada tem tudo para ser espetacular, principalmente com Mitchell Robinson crescendo de produção.

Consistentes, Cavs e Knicks chegam fortes e devem protagonizar uma série repleta de alternativas, partidas disputadas e decididas nos detalhes.

(Foto: Jason Miller/Getty Images)

O CONFRONTO

Com os times ajustados, a série e os duelos individuais entre Cleveland Cavaliers e New York Knicks devem ser uma “disputa de xadrez”.

Trocado pelo Utah Jazz na última offseason, Donovan Mitchell é o cara a ser parado em Cleveland. Com ótimos números, o ala-armador teve média de 28,3 pontos por jogo (maior da carreira), incluindo um recorde de 71 pontos contra o Chicago Bulls.

Para detê-lo, o New York Knicks deve contar com a força do grupo e com bons defensores do perímetro como Quentin Grimes, RJ Barrett e Josh Hart, esse último reserva, mas que com certeza terá bastante minutos na série.

Além disso, vale destacar ainda o embate de armadores com Darius Garland de um lado e Jalen Brunson do outro. Vindo do Dallas Mavericks, o armador chegou cercado de dúvidas, mas não decepcionou. Ele teve os melhores números da carreira com médias de 24 pontos, 6,2 assistências e aproveitamento de 41,6% nas bolas de três tentos.

Porém, Darius Garland é um jovem muito talentoso e mesmo perdendo um pouco de protagonismo para Mitchell, fechou a temporada regular com mais de 20 pontos por partida. Ou seja, será interessante de ver. Não acredito que Garland será o responsável pela marcação em Brunson e esse papel poderá ficar com Isaac Okoro, um dos melhores defensores do time.

Dentro do garrafão, os Cavs são mais fortes e devem explorar bastante essa virtude. Com dois ótimos jogadores na área pintada como Evan Mobley, que é um especialista em marcações individuais, e Jarrett Allen, a franquia de Ohio leva pequena vantagem em cima de Julius Randle e de Mitchell Robinson.

No entanto, Randle vive grande ano, e mesmo voltando de lesão (ainda segue como dúvida para o jogo 1), será o protagonista da equipe ofensivamente. Ao lado de Brunson e RJ Barrett, conseguiu a sua melhor média em pontos (25,1) da carreira.

Na composição de elenco e comparando os jogadores dos bancos de reservas, vejo vantagem para os Knicks. Do lado dos Cavs, terceiro pior da liga em pontos (28,7) dos suplentes, acredito apenas em Caris LeVert com o potencial de incomodar ofensivamente o rival.

Já do lado de New York, bons jogadores não faltam e as principais ameaças são Immanuel Quickley, considerado um dos melhores sextos homens da temporada, com média 14,9 pontos por jogo, Josh Hart, que chegou muito bem do Portland Trail Blazers, Obi Toppin, além do esforçado pivô Isaiah Hartenstein.

Além dos já citados, não posso deixar de enfatizar o segundanista Quentin Grimes, especialista nas bolas do perímetro, e RJ Barrett. Apesar da pouca experiência da dupla e oscilação, acredito que ambos podem ser importantes na série.

Para finalizar, o brasileiro Raulzinho Neto não deve ter grandes minutos nos Cavs, mas não deixa de ser uma atração importante para o nosso país no melhor basquete do mundo.

RETROSPECTO

Durante a temporada regular, as franquias se enfrentaram quatro vezes, com New York levando a melhor e vencendo três partidas contra apenas uma de Cleveland.

30/10/2022: New York Knicks 108 @ 121 Cleveland Cavaliers, Rocket Mortgage FieldHouse

04/12/2022: Cleveland Cavaliers 81 @ 92 New York Knicks, Madison Square Garden

24/01/2023: Cleveland Cavaliers 103 @ 105 New York Knicks, Madison Square Garden

31/03/2023: New York Knicks 130 @ 116 Cleveland Cavaliers, Rocket Mortgage FieldHouse

AGENDA DA SÉRIE

Jogo 1: New York Knicks @ Cleveland Cavaliers, 15/4, 19h00 (horário de Brasília)

Jogo 2: New York Knicks @ Cleveland Cavaliers, 18/4, 20h30 (horário de Brasília)

Jogo 3: Cleveland Cavaliers @ New York Knicks, 21/4, 21h30 (horário de Brasília)

Jogo 4: Cleveland Cavaliers @ New York Knicks, 23/4, 14h00 (horário de Brasília)

Jogo 5: New York Knicks @ Cleveland Cavaliers, 26/4*

Jogo 6: Cleveland Cavaliers @ New York Knicks, 28/4*

Jogo 7: New York Knicks @ Cleveland Cavaliers, 30/4*

*Se necessário

PALPITE: New York Knicks 4-3 Cleveland Cavaliers

Como já falado no texto, o duelo entre Cleveland Cavaliers e New York Knicks tem tudo para ser o mais parelho e longo da Conferência Leste. É um confronto de difícil prognóstico e qualquer detalhe será crucial para o resultado final.

Com o mando de quadra e o jogador mais talentoso somando os dois times, que é Donovan Mitchell, os Cavs têm boas virtudes para vencerem. Porém, além dos titulares Julius Randle e Jalen Brunson, vejo os Knicks com mais opções no elenco que podem desequilibrar a série, como Immanuel Quickley em grande fase. Além disso, a franquia da “Big Apple” derrotou o rival três vezes na temporada regular.

Por esses fatores e um pouco de “clubismo” do autor (risos), arrisco uma série de sete jogos e com classificação do New York Knicks por 4 a 3. No entanto, não será surpresa, longe disso, uma vitória do Cleveland Cavaliers.

(Foto: Reprodução Twitter/New York Knicks)

instagram