Duelo é mais um capítulo da rivalidade história entre as equipes e depende da saúde de Embiid para ser equilibrado
Boston Celtics e Philadelphia 76ers se enfrentarão em um duelo muito aguardado entre segundo e terceiro colocados da Conferência Leste, que começa nesta segunda-feira (1), às 20h30 (horário de Brasília). O foco do confronto estará na atuação das estrelas de cada equipe.
De um lado, Jayson Tatum e Jaylen Brown tentando provar que amadureceram após uma derrota dolorosa nas finais da NBA do ano passado, e do outro, Joel Embiid em busca de provar que consegue levar uma equipe ao título (e que consegue ficar saudável) e James Harden querendo mostrar que ainda pode ser impactante e, finalmente, conseguir seu anel.
Além disso, será também um duelo entre gerações de treinadores, com o veterano Doc Rivers contra o novato Joe Mazzula. Como os Celtics possuem o mando de quadra, o primeiro confronto será no TD Garden, em Boston.
As franquias possuem uma rivalidade histórica e já se enfrentaram 21 vezes em pós-temporada, com os Celtics vencendo 14 vezes. As equipes se encontrarão nos playoffs pela primeira vez desde 2018, quando a equipe de Boston venceu em cinco jogos, também na segunda rodada e acabou caindo em seguida para o Cleveland Cavaliers de LeBron James nas finais da Conferência.
Nesta temporada, os Celtics tentam chegar novamente às finais e sair com o 18º título desta vez. Já os 76ers também almejam chegar na decisão, algo que não acontece desde 2001, quando Allen Iverson liderou a equipe, e vencer pela quarta vez na história da franquia.
É hora de mais uma prévia do The Playoffs!
(Foto: Tim Nwachukwu/Getty Images)
CELTICS X 76ERS : COMO CHEGAM
O Boston Celtics começou a série contra o Atlanta Hawks vencendo as duas primeiras partidas sem muita dificuldade. Após isso, os Hawks conseguiram levar o jogo 3. A equipe de Boston respondeu com uma vitória relativamente tranquila para ficar a uma partida de avançar para a segunda rodada. Porém, Trae Young tinha outros planos, e após parecer que os Celtics fechariam a série em cinco jogos, o armador acertou uma bola de três pontos de muito longe e evitou a eliminação da equipe de Atlanta. No jogo 6, os celtas conseguiram uma sequência nos últimos minutos para vencer, fechando a série e avançando para a segunda rodada.
Mesmo com mais dificuldades do que o esperado na primeira rodada, os Celtics chegam com favoritismo para esta série por conta de sua forte defesa e jogo coletivo no ataque. Além disso, os celtas possuem jogadores capazes de chamarem a responsabilidade em momentos decisivos e desequilibrarem o duelo.
Jaylen Brown foi o destaque da equipe na série contra os Hawks e foi decisivo para a vitória no último jogo, com 32 pontos e seis arremessos do perímetro convertidos. O ala possui médias de 26,7 pontos, 5,3 rebotes, três assistências e 1,2 roubo de bola nos playoffs. Destaque ainda para sua eficiência nos arremessos de quadra (54,1%) e nos arremessos de três pontos (51,5%), e também para seu impacto como defensor do perímetro, que muitas das vezes acaba não aparecendo nas estatísticas. A outra estrela dos Celtics, Jayson Tatum, também não decepcionou e teve um duplo-duplo de média, com 27,2 pontos, dez rebotes, 5,3 assistências e 1,2 toco por partida. A bola de três de Tatum não caiu em algumas partidas, mas ele compensou com bastante esforço na defesa e distribuindo bem a bola.
Vale destacar também a produção ofensiva de Derrick White, com 17,2 pontos de média, e a defesa de Al Horford, com 2,2 tocos por partida e um plus-minus de dez.
Nas estatísticas, os Celtics possuem o maior número de assistências (média de 27,3 por partida) e de bolas de três convertidas (95). Além disso, também é a equipe com o maior pontuação dentro do garrafão (média de 54,7 por partida).
O Philadelphia 76ers teve uma série de primeira rodada mais tranquila, varrendo o Brooklyn Nets e vencendo o jogo 4, mesmo com a ausência de Joel Embiid.
Contra os Nets, Embiid sofreu muitas dobras de marcação e acabou tendo um volume ofensivo menor do que o normal, com médias de 20 pontos, 11,3 rebotes, quatro assistências, 2,3 tocos e um roubo de bola. Por conta da forte marcação no pivô, jogadores como Tyrese Maxey e Tobias Harris conseguiram aproveitar os espaços e chamaram a responsabilidade em alguns momentos. Maxey foi o cestinha da equipe nos jogos 2 e 3, com 33 e 25 pontos, respectivamente, enquanto Harris liderou a equipe em pontuação no jogo 5, com 25 pontos.
James Harden também contribuiu bem, com médias de 17,3 pontos, 8,8 assistências, 5,5 rebotes e 1,5 roubo de bola. Destaque para a atuação do armador no jogo 1, com 23 pontos e 13 assistências, além de seis arremessos de três pontos convertidos.
Os 76ers são a equipe que cede o menor número de pontos por partida (92,5 de média), além de ter o melhor aproveitamento nos lances livres (86,9%) e liderar em pontos de segunda chance (20 de média por partida).
(Foto: Reprodução Twitter/Boston Celtics)
O CONFRONTO
Alguns fatores serão determinantes no duelo entre Celtics e 76ers, o primeiro deles é a presença (ou não) de Embiid em quadra. O astro camaronês possui uma lesão no joelho que o deixou fora do último jogo contra os Nets, e ainda é dúvida para a primeira partida da série. Caso o camaronês acabe jogando, ele com certeza não estará 100%, o que pode limitar o potencial dos 76ers no duelo. Agora, caso Embiid nem mesmo entre em quadra, a equipe da Filadélfia possui a missão quase impossível de preencher o vazio na produção ofensiva deixado por sua ausência.
Na série de primeira rodada, os Nets dobraram a marcação em quase todos os momentos em que Embiid pegou na bola, forçando outros jogadores dos 76ers a participarem mais do jogo, o que resultou em bons desempenhos de Maxey e Harris. Como a defesa dos Celtics é bem mais forte e arrumada que a da equipe de Brooklyn, é provável que o ataque de Philadelphia tenha bastante dificuldade em ter sucesso novamente desta maneira, podendo se tornar previsível e estático.
Acelerar o ritmo da partida pode ser positivo para os Celtics, que possuem excelentes passadores, como Marcus Smart e Al Horford, além de jogadores atléticos, como Brown, Tatum e Robert Williams, capazes de atacarem o garrafão em transição. Tirar o jogo de meia-quadra dos 76ers, que possui uma defesa muito sólida e gosta de criar jogadas com calma, pode ser determinante.
Já a equipe da Filadélfia precisa ser um pouco menos dependente da dupla Harden-Embiid para criar oportunidades no ataque, até por conta da dúvida sobre a presença do camaronês. A equipe terá que movimentar mais a bola para se tornar mais difícil de ser defendida e aproveitar de seus ótimos arremessadores, como De’Anthony Melton, Shake Milton e Georges Niang (todos com aproveitamento maior que 35% nas bolas de três).
Outro ponto a ser destacado é a profundidade dos dois elencos. A equipe de Boston possui jogadores como Malcolm Brogdon, eleito melhor sexto homem da NBA, e Grant Williams na rotação, que podem contribuir em momentos importantes. No caso de Williams, pode até ser utilizado para a equipe jogar em um small-ball se necessário, para segurar Embiid. Já os 76ers, apesar de terem em seu banco de reservas ótimos arremessadores e defensores de perímetro, não possuem a mesma qualidade criativa dos bancários da equipe adversária.
(Foto: Reprodução Twitter/Philadelphia 76ers)
RETROSPECTO
Os Celtics venceram três dos quatro confrontos entre as equipes na temporada regular, sendo que na vez em que os 76ers venceram, a equipe de Boston estava sem Jaylen Brown e Robert Williams III, e foram necessários 52 pontos de Embiid para garantir a vitória por apenas dois pontos de diferença. Apesar disso, nos playoffs a situação muda totalmente e tudo pode acontecer.
Philadelphia 76ers 117 x 126 Boston Celtics – 18/10/2022, no TD Garden, em Boston
Philadelphia 76ers 99 x 106 Boston Celtics – 8/02/2023, no TD Garden, em Boston
Boston Celtics 110 x 107 Philadelphia 76ers – 25/02/2023, no Wells Fargo Center, na Filadélfia
Boston Celtics 101 x 103 Philadelphia 76ers – 4/04/2023, no Wells Fargo Center, na Filadélfia
AGENDA DA SÉRIE
Jogo 1: Philadelphia 76ers @ Boston Celtics, 01/5 às 20h30 (horário de Brasília)
Jogo 2: Philadelphia 76ers @ Boston Celtics, 03/5 às 21h (horário de Brasília)
Jogo 3: Boston Celtics @ Philadelphia 76ers, 05/5 às 20h30 (horário de Brasília)
Jogo 4: Boston Celtics @ Philadelphia 76ers, 07/5 às 16h30 (horário de Brasília)
Jogo 5: Philadelphia 76ers @ Boston Celtics, 09/5 horário a confirmar*
Jogo 6: Boston Celtics @ Philadelphia 76ers, 11/05 horário a confirmar*
Jogo 7: Philadelphia 76ers @ Boston Celtics 14/05 horário a confirmar*
*Se necessário
PALPITE: Boston Celtics 4-2 Philadelphia 76ers
O duelo entre Celtics e 76ers tem tudo para ser mais um confronto emocionante desta pós-temporada, mas tudo depende da saúde de Joel Embiid. O ataque da equipe da Filadélfia depende muito do pivô e pode ficar perdido caso sua ausência se confirme, devido à intensidade e organização da defesa dos celtas.
A equipe de Boston possui o mando de quadra e também um retrospecto extremamente positivo nos duelos da temporada regular a seu favor, além de ser um elenco mais sólido e com diversas opções e variações. Se conseguirem imprimir seu ritmo de jogo, assim como nos minutos finais do jogo 6 contra os Hawks, possuem grandes chances de saírem vitoriosos.
Porém, se os 76ers passarem a jogar de uma forma mais móvel e imprevisível, ou Embiid jogue e tenha mais atuações no nível de MVP da temporada regular, Philadelphia pode dificultar a vida dos celtas. Por isso, aposto que os Celtics vencerão em seis jogos, com apagões em alguns momentos, mas com um desempenho sólido e convincente de maneira geral.
(Foto: Reprodução Twitter/NBA)