Na última edição do PR, o Boston Celtics confirma o primeiro lugar; Dallas Mavericks, Philadelphia 76ers e New York Knicks terminam em alta
Assim como nas listas anteriores, o Boston Celtics confirmou a melhor campanha da liga, mesmo poupando forças na reta final e se manteve na liderança da nossa lista também, depois de dominar o ano todo.
Dallas Mavericks, Philadelphia 76ers e New York Knicks cresceram no último mês e são as equipes que mais subiram posições no PR.
Já os times que mais perderam rendimento foram o Sacramento Kings e o New Orleans Pelicans, que despencaram no ranking. Vale ressaltar ainda que os times não contaram com Malik Monk e Brandon Ingram, respectivamente, e esses desfalques prejudicaram bastante suas performances.
Antes de apresentar toda a lista, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.
COMO FUNCIONA
A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Jorge de Sousa, Jefferson Venâncio, Pedro Moreira, Piero Fiorelli e Renan Dourado. Os seis dão notas para as equipes levando em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida recente (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.
(Foto: Reprodução X / Boston Celtics)
POWER RANKING THE PLAYOFFS FINAL – NBA 2023/2024
#1 Boston Celtics (Posição anterior: 1)
Dominando o PR quase de ponta a ponta, o Boston Celtics se poupou na reta final da temporada, perdeu alguns jogos, inclusive de forma vexatória, mas mesmo assim, terminou na liderança da liga e do nosso ranking. Com certeza, a franquia é uma das maiores favoritas ao título da NBA.
Campanha: 64-18
#2 Oklahoma City Thunder (Posição anterior: 2)
O Oklahoma City Thunder é a grata surpresa deste ano. Quem imaginaria que o jovem time de OKC ficaria em primeiro lugar do Oeste e em segundo do nosso PR, não é mesmo? Pois bem, o Thunder conseguiu essa proeza e vem com tudo nos playoffs, sob o comando de Shai Gilgeous-Alexander.
Campanha: 57-25
#3 Denver Nuggets (Posição anterior: 3)
O atual campeão da liga segue melhorando a sua produção e chega na pós-temporada pronto para buscar o segundo título consecutivo.
Campanha: 57-25
#4 New York Knicks (Posição anterior: 8)
O New York Knicks é um caso a ser estudado. Após sofrer com lesões e perder Julius Randle por toda a temporada, era esperado que a franquia nova-iorquina perdesse força. No entanto, a equipe cresceu, contou com a volta de O.G. Anunoby e foi para a seed 2 do Leste. Grande arrancada!
Campanha: 50-32
#5 Minnesota Timberwolves (Posição anterior: 5)
Depois de liderar a Conferência Oeste por muito tempo, o Minnesota Timberwolves perdeu Karl-Anthony Towns e o rendimento caiu como era esperado. Porém, a queda não foi tão brusca, o time confirmou o mando de quadra na primeira rodada dos playoffs e agora, já pode contar com o seu ala-pivô de volta para a fase decisiva.
Campanha: 56-26
#6 Dallas Mavericks (Posição anterior: 14)
O Dallas Mavericks terminou a temporada regular como um dos times mais quentes da NBA. Foram várias vitórias em sequência e um rendimento que deixa o seu torcedor entusiasmado para a sequência da liga.
Campanha: 50-32
#7 Los Angeles Clippers (Posição anterior: 9)
O Los Angeles Clippers ainda segue como um ponto de interrogação. Acredito que o futuro da franquia passa muito por Kawhi Leonard e se ele conseguirá ficar saudável nos playoffs. Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers tem tudo para ser uma das séries mais equilibradas da primeira rodada.
Campanha: 51-31
#8 Milwaukee Bucks (Posição anterior: 4)
O Milwaukee Bucks teve um baque gigantesco com a lesão na panturrilha de Giannis Antetokounmpo nos últimos jogos da temporada. Isso acabou custando caro para a franquia, que perdeu a seed 2 do Leste. Resta saber quando o grego voltará agora.
Campanha: 49-33
#9 Philadelphia 76ers (Posição anterior: 16)
Com a volta de Joel Embiid, o Philadelphia 76ers é outro time e os números provam isso. Foram nada mais do que oito vitórias seguidas para fechar a temporada regular e um crescimento absurdo no nosso PR.
Campanha: 47-35
#10 Cleveland Cavaliers (Posição anterior: 6)
Mesmo com o retorno de jogadores importantes, o Cleveland Cavaliers seguiu oscilando na reta final e ainda não chegou a todo o seu potencial. Resta saber se isso acontecerá na primeira rodada dos playoffs.
Campanha: 48-34
#11 Phoenix Suns (Posição anterior: 12)
Com um elenco estrelado, o Phoenix Suns sofreu para conseguir vaga direta nos playoffs e só alcançou o objetivo no critério de desempate. O time tem potencial para jogar mais e espera-se que faça isso na pós-temporada.
Campanha: 49-33
#12 Orlando Magic (Posição anterior: 10)
O jovem elenco do Orlando Magic mudou da água para o vinho do último ano para esse e garantiu uma vaga nos playoffs. Apesar da boa campanha na liga e a 12ª posição do PR, ainda acho que o time não tem força para brigar com as principais potenciais da sua conferência e isso ficou claro na derrota para os 76ers na última semana.
Campanha: 47-35
#13 Indiana Pacers (Posição anterior: 13)
Mesmo com a queda de rendimento de Tyrese Haliburton, o Indiana Pacers fez uma boa reta final de temporada regular e chega como um time “chato” de ser enfrentado nos playoffs. Azar do Milwaukee Bucks!
Campanha: 47-35
#14 Los Angeles Lakers (Posição anterior: 15)
O Los Angeles Lakers não empolga a sua torcida, longe disso. No entanto, a vitória convincente contra o New Orleans Pelicans na última partida da temporada pode ter dado para a equipe uma confiança importante para encarar o play-in.
Campanha: 47-35
#15 New Orleans Pelicans (Posição anterior: 7)
O New Orleans Pelicans despencou oito posições no PR e isso tem a ver com a lesão de Brandon Ingram, que perdeu as últimas semanas de temporada regular. Com o jogador de volta para o play-in, resta saber se New Orleans ainda tem força para superar os Lakers e se classificar de cara.
Campanha: 49-33
#16 Miami Heat (Posição anterior: 18)
Atual finalista da NBA, o Miami Heat é um caso específico de que a temporada regular não quer dizer muita coisa para os playoffs da NBA. Apesar disso, a equipe está no play-in e qualquer erro poderá ser fatal. Com a volta de Tyler Herro, junto com nomes como Bam Adebayo, Jimmy Butler e Terry Rozier, vejo potencial em Miami.
Campanha: 46-36
#17 Golden State Warriors (Posição anterior: 17)
Apesar de se manter no décimo lugar, o Golden State Warriors cresceu bastante de produção nos últimos jogos e fez uma reta final de temporada muito boa com uma campanha de 8-2 nos dez jogos finais. Resta saber, se isso será o suficiente para a franquia passar pelo forte play-in da Conferência Oeste.
Campanha: 46-36
#18 Sacramento Kings (Posição anterior: 11)
Com a lesão de Malik Monk, o Sacramento Kings perdeu muito de seu poder de fogo e isso prejudicou demais a campanha da equipe nos últimos jogos. O castigo foi cair para a parte de baixo da zona do play-in e isso poderá custar caro para a equipe de Sacramento, mesmo com a excelente temporada do pivô Domantas Sabonis.
Campanha: 46-36
#19 Houston Rockets (Posição anterior: 20)
O Houston Rockets chegou a ser o time mais “quente” da liga no penúltimo mês e chegou a ameaçar efetivamente a posição dos Warriors no décimo lugar. Entretanto, o fôlego acabou na reta decisiva e o time não conseguiu chegar. Apesar disso, vejo um futuro promissor para os comandados do técnico Ime Udoka.
Campanha: 41-41
#20 Chicago Bulls (Posição anterior: 19)
Guiado por DeMar DeRozan, o Chicago Bulls superou a ausência de Zach LaVine e chegou à zona de play-in do Leste. Apesar disso, o time não é confiável e não deve ir longe na temporada.
Campanha: 39-43
#21 Atlanta Hawks (Posição anterior: 21)
O Atlanta Hawks teve uma boa notícia nos últimos dias com a volta do armador Trae Young. Todavia, ele e Dejounte Murray seguem sofrendo para jogarem juntos e esse aspecto tem criado uma dor de cabeça internamente. A 21ª posição no PR reflete o ano ruim de Atlanta e algo deverá ser feito na offseason, mesmo com o time classificado para o play-in.
Campanha: 36-46
#22 Brooklyn Nets (Posição anterior: 23)
O Brooklyn Nets decepcionou durante toda a temporada e precisa reavaliar os seus próximos passos, caso queira brigar por algo a mais na próxima temporada. Um time ao redor de Mikal Bridges precisará ser montado.
Campanha: 32-50
#23 Utah Jazz (Posição anterior: 22)
O Utah Jazz chegou a surpreender e teve um bom momento na temporada durante o mês de janeiro. Mas como esperado, o fôlego não durou muito e o processo de reconstrução segue em Salt Lake City.
Campanha: 31-51
#24 San Antonio Spurs (Posição anterior: 27)
Sob o comando do impressionante Victor Wembanyama, o San Antonio Spurs se tornou o melhor time para se assistir no fim da temporada entre aqueles que não vislumbraram nada durante a temporada inteira.
Campanha: 22-60
#25 Toronto Raptors (Posição anterior: 24)
Passando por um processo de reformulação e sem Scottie Barnes, o Toronto Raptors cumpriu tabela no fim da temporada regular, como era esperado.
Campanha: 25-57
#26 Memphis Grizzlies (Posição anterior: 25)
Com potencial para brigar entre os grandes do Oeste, mas com a temporada prejudicada pelas lesões, o Memphis Grizzlies tem aproveitado bem esse período para observar e desenvolver jovens jogadores.
Campanha: 27-55
#27 Charlotte Hornets (Posição anterior: 26)
Sem LaMelo Ball e qualquer ambição na temporada, o Charlotte Hornets viu em Brandon Miller um alento em uma temporada horrível. Pelo menos, a equipe fechou bem a temporada com uma vitória contra os Cavaliers fora de casa.
Campanha: 21-61
#28 Portland Trail Blazers (Posição anterior: 28)
O Portland Trail Blazers aproveitou os últimos jogos para colocar os seus jovens jogadores em quadra, como o armador Scoot Henderson. Além dele, Dalano Banton apareceu bem e mostrou bom potencial nessa reta final.
Campanha: 21-61
#29 Detroit Pistons (Posição anterior: 29)
Com uma campanha desastrosa e o pior retrospecto da liga, o Detroit Pistons merecia ser o lanterna do nosso PR, mas conseguiu ser superado por outra equipe que vem logo atrás. Ficou difícil salvar qualquer coisa positiva para os comandados de Monty Williams.
Campanha: 14-68
#30 Washington Wizards (Posição anterior: 30)
O Washington Wizards fez muita força e conseguiu ser o último colocado do Power Ranking. Sem qualquer ambição na temporada, a franquia foi um “saco de pancadas” durante todo ano, mas piorou consideravelmente nos últimos meses, fazendo por merecer a lanterna.
Campanha: 15-67
RANKINGS ANTERIORES: