Armador havia pedido para ser trocado pelo time de Brooklyn
O Dallas Mavericks acertou uma troca neste domingo (5) com o Brooklyn Nets para adquirir o armador Kyrie Irving segundo diversas fontes da imprensa norte-americana. Em contrapartida, os Nets recebem uma escolha de primeira rodada do Draft de 2029, duas de segunda rodada (2027 e 2029), além de Spencer Dinwiddie e Dorian Finney-Smith. Os Mavs ainda ficam com o veterano Markieff Morris.
Irving havia pedido para ser trocado pelos Nets durante a semana. Ele tinha contrato com os Nets somente até o meio do ano e se torna free agent a partir de julho. Dallas assume agora esse vínculo expirante, que rende ao jogador US$ 36,9 milhões em salários na temporada.
Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN americana, os Nets receberam propostas dos Mavericks e também do Los Angeles Lakers, mas preferiram o pacote da franquia de Dallas.
De acordo com Wojnarowski, Irving também considerou pedir uma troca antes do começo da temporada, mas preferiu exercer uma opção de renovação automática e pretendia cumprir seu último ano de contrato.
Havia conversas sobre uma possível extensão contratual, mas o clima entre Irving e a direção dos Nets não era dos melhores. Entre os principais motivos estão duas polêmicas fora das quadras.
Primeiro, o fato de Kyrie não ter se vacinado durante o auge da pandemia, o que o afastou de todas as partidas jogadas em Nova York por quase uma temporada inteira, já que a cidade tinha regras mais rígidas para controle da Covid-19.
Depois, mais recentemente, o astro foi afastado por oito partidas por decisão da própria franquia, após ter apoiado um documentário antissemita.
Apesar das polêmicas, Kyrie Irving vinha fazendo boa temporada e foi inclusive eleito titular do All-Star Game da NBA. O armador tem médias de 27,1 pontos, 5,3 assistências e 5,1 rebotes. Certamente, um bom parceiro para a estrela dos Mavs, Luka Doncic.
(Foto: Andy Lyons/Getty Images)