Coadjuvantes aparecem para ajudar Doncic e Irving e com grande atuação, Mavs 'atropelam' Celtics para adiar título do rival e forçar jogo 5
O Dallas Mavericks conseguiu uma sobrevida na NBA Finals e finalmente encontrou o caminho da vitória, com estilo, amassando o Boston Celtics por 122 a 84, no jogo 4 disputado nesta sexta-feira (14) no American Airlines Cinter, em Dallas.
Com a vitória, os Mavs evitam a “varrida”, forçam o jogo 5 e adiam o título dos Celtics.
Se nas três primeiras partidas da decisão apenas Luka Doncic e Kyrie Irving apareceram pelo lado de Dallas, dessa vez alguns dos coadjuvantes surgiram como boas ajudas para as principais estrelas do time.
Sendo assim, os craques puderam distribuir mais o jogo, que fluiu muito em favor dos mandantes, com bastante intensidade dos dois lados da quadra, para enfim os Mavs voltarem a encontrar o basquete que os levou à NBA Finals.
Os Mavs foram soberanos durante todo jogo e atropelaram Boston, que segue com boa vantagem na série e agora pode definir no TD Garden, diante de sua torcida.
Mesmo com o elenco de apoio aparecendo, Luka Doncic foi o destaque da partida. O esloveno marcou 29 pontos, cestinha do duelo, com cinco rebotes, cinco assistências e três roubos de bola. Kyrie Irving não teve o grande impacto que teve no jogo 3, mas foi muito bem e fechou o duelo com 21 pontos, seis assistências e quatro rebotes.
Com a dupla, bom jogo de Dante Exum, saindo do banco com dez pontos e dois rebotes. Além dele, Daniel Gafford com sete pontos e quatro rebotes, Dereck Lively II com double-double de 11 pontos e 12 rebotes e P.J. Washington com seis pontos e dois rebotes, também foram importantes para a vitória
Pelos Celtics, partida bem abaixo dos principais nomes do time. Se antes do jogo surgiu a informação de que Kristaps Porzingis estava liberado para jogar, o fato acabou não se comprovando, já que o letão não pisou em quadra.
Os craques Jayson Tatum e Jaylen Brown não brilharam como têm brilhado, com o primeiro anotando somente 15 pontos, com cinco rebotes, três assistências, um roubo e dois tocos e o segundo com dez pontos, dois rebotes e uma assistência. Derrick White teve seis pontos e quatro rebotes, enquanto Jrue Holiday anotou dez pontos, três rebotes e duas assistências.
Com a vitória diante de sua torcida no Texas, os Mavericks forçam o jogo 5, que acontece na próxima segunda-feira (17), no TD Garden, em Boston, com mais um “match point” em favor dos Celtics.
O JOGO
A partida começou com as estrelas trabalhando. Luka Doncic abriu o marcador e Kyrie Irving aumentou a vantagem para 4 a 0, para somente então Jaylen Brown anotar dois para os Celtics e Jayson Tatum virar, com bola tripla.
Depois disso, jogo lá e cá nos primeiros minutos para enfim Dallas tomas as rédeas e passar a dominar a partida. Com Luka e Irving distribuindo e as bolas dos coadjuvantes enfim caindo na série, os Mavs viraram o quarto inicial, que contou com boa entrada de Dereck Lively II dos dois lados da quadra, para fechar a parcial em 34 a 21.
O segundo quarto foi mais um passeio. Doncic chamou para si a responsabilidade e comandou as ações de Dallas, que era um time muito mais intenso e brigador dentro de quadra.
Se nos demais jogos da série Boston havia começado atrás e acordava ainda no primeiro tempo para reverter a vantagem do rival e conseguir a vitória, dessa vez o mesmo não aconteceu.
Ao lado de Doncic, Kyrie seguiu bem no jogo e Dante Exum apareceu do banco com muita energia, pontuando e matando bolas de três. Sendo assim, parcial de 27 a 14 para os mandantes (pior número de Boston nos playoffs desta temporada em um quarto) e jogo 61 a 35 para os Mavericks.
O quinteto titular de Boston seguiu devagar no segundo tempo, apesar de uma ligeira melhora. Por outro lado, Doncic seguiu com tudo por Dallas, ainda contando com a ajuda de seu fiel escudeiro Irving e dos coadjuvantes do time, com todos conseguindo valiosos pontos ou fazendo bons trabalhos defensivos.
No terceiro quarto, vitória dos donos da casa por 31 a 25 e partida em 92 a 60, praticamente definida, com um show à parte de Irving nos momentos finais de parcial.
O quarto período foi aquele que chamamos de protocolar. Perdendo por 32 pontos, Joe Mazzulla poupou seus titulares para o jogo 5 e Jason Kidd fez o mesmo. Com reservas em quadra, até o contestadíssimo Tim Hardaway Jr. contribuiu pelos Mavs, marcando 15 pontos (5/7 do perímetro), em vitória parcial dos mandantes por 30 a 24.
Fim do jogo com amasso, 122 a 84 em duelo que os Mavs chegaram a liderar por 48 pontos. Teremos jogo 5 em Boston!
Foto: Reprodução Twitter Dallas Mavericks