Estrela do Philadelphia 76ers, enfim, conquistou a premiação após dois anos como segundo colocado
O astro do Philadelphia 76ers Joel Embiid é o mais novo MVP da NBA. Nesta terça-feira (2), a liga anunciou o pivô como o jogador mais valioso da última temporada regular 2022-2023, pela primeira vez em sua carreira.
Na disputa, também estavam Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, e Nikola Jokic, do Denver Nuggets, que era atual bicampeão do prêmio.
E a premiação marca o fim de uma sequência de dois anos de Embiid sendo o segundo colocado das votações, ambas as vezes perdendo para Jokic. A votação é realizada por jornalistas e comentaristas especialistas tanto dos EUA quanto do Canadá.
Embiid recebeu 73 dos 100 votos possíveis, contra 15 de Jokic e 12 de Antetokounmpo, únicos mencionados para primeiro e segunda lugar na enquete. Jayson Tatum é o único “intruso” citado na votação do terceiro lugar.
Sixers’ Joel Embiid received 73 1st place votes to win the MVP 🏆
Nuggets’ Nikola Jokic finished in 2nd place and received 15 1st place votes.
Bucks’ Giannis Antetokounmpo finished 3rd with 12 1st place votes. pic.twitter.com/fUyakoYI4v
— ClutchPoints (@ClutchPoints) May 2, 2023
“Foi um longo tempo até chegar aqui”, disse o pivô dos Sixers à TNT após o anúncio oficial”. Muito trabalho duro. Passei por muita coisa. Não só no basquete. Na vida”.
The moment Embiid found out he won #KiaMVP 💯
(via @sixers) pic.twitter.com/ygd4SfH473
— NBA on TNT (@NBAonTNT) May 2, 2023
Embiid nunca escondeu sua vontade de ser MVP. Em abril, a estrela chegou a afirmar que atletas mencionando não se importarem com o prêmio é uma “grande bobagem”.
“Este ano, eu me comprometi a evitar ficar falando que sou o MVP ou que quero ganhar o prêmio”, iniciou, em entrevista a Marc J. Spears, repórter do Andscape. “Mas os caras que ficam dizendo ‘tanto faz, não importa, não ligo se vou vencer’… Isso é uma grande bobagem”.
Concluiu: “Você quer ser MVP. Significa muito ser MVP nesta liga”.
Com um histórico de muitas lesões, inclusive na atual edição dos playoffs, Embiid vem de uma temporada regular espetacular, com média de 33,1 pontos por jogo. Já na pós-temporada, que, vale lembrar, não são considerados para a votação, acumula médias de 20 pontos, 11,3 rebotes, quatro passes para cesta e 2,3 tocos nas três partidas disputadas. O astro se posta novamente como peça-chave em mais uma campanha de Philadelphia e espera estar saudável o quanto antes para buscar seu primeiro título.
*Atualizado em 2 de maio de 2023, às 20h56
(Foto: Mitchell Leff / Getty Images)