Embiid e Jokic se consolidam no top 2 em briga que promete ir até a corrida final; confira a segunda versão do The Playoffs para a disputa do MVP da NBA
Basicamente, um terço da temporada regular 2023/2024 da NBA ficou para a história e, nesse tempo, já deu para ter muita ideia sobre as equipes e os jogadores dentro dos times, principalmente naqueles elencos que mudaram na última offseason. Às vésperas do Natal, o The Playoffs te entrega de bandeja a segunda versão da corrida para o prêmio de MVP, que mensalmente pintará por aqui com a atualização do top 10, conforme os acontecimentos do último mês.
De nossa primeira versão para esta, o que permanece é o domínio dos jogadores estrangeiros nas cinco primeiras posições, seguidos por cinco estadunidenses. Atual líder da corrida, o camaronês Joel Embiid é seguido pelo sérvio Nikola Jokic, o canadense Shai Gilgeous- Alexander, o grego Giannis Antetokounmpo e o esloveno Luka Doncic.
Sempre bom lembrar que, a partir desta temporada, em acordo com a NBA e a Associação de jogadores (NBPA), a nova CBA (acordo coletivo) estabelece que para ser elegível a prêmios individuais, como o de MVP e o de Melhor Defensor do Ano, e seleções para times All-NBA, um jogador deverá ter acumulado 20 minutos de ação em pelo menos 65 partidas da temporada. Deste modo, jogadores que perderem 20% da temporada estarão fora da disputa por premiações.
Deste modo, jogadores renomados como Ja Morant e Bradley Beal já não conseguem concorrer a nada. Outros, como Devin Booker, Bam Adebayo, Zach LaVine e Kyrie Irving, podem perder menos de uma dezena daqui até o fim da temporada a fim de pensarem na possibilidade de ganharem algo.
Vamos para mais uma lista da temporada.
* As médias estatísticas e os números gerais correspondem até a rodada do dia 19 de dezembro.
(Foto: Reprodução Twitter / Philadelphia 76ers)
1. Joel Embiid, Philadelphia 76ers (último ranking: #3)
Joel Embiid não está para brincadeira na temporada. Dominante no garrafão, o pivô, atual MVP, não teve sequer um jogo com menos de 30 pontos desde 17 de novembro e mantém uma sequência histórica de 11 partidas seguidas de 30+ pontos e 10+ rebotes. Embiid mantém-se como o cestinha da liga, com 34,4 pontos e é top 5 em rebotes, com média de 11,8, além de distribuir 6 assistências.
Particularmente desde o lançamento da primeira corrida, o camaronês teve um mês primoroso, levando os 76ers a oito vitórias e uma derrota nas nove partidas que atuou no período. No intervalo, as médias do agora líder da corrida dispararam para 38,3 pontos e 12,6 rebotes, com 59% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Não foi o calendário mais difícil do mundo para os Sixers, mas a franquia conseguiu vitórias sobre Thunder e Lakers e está estacionada no terceiro lugar do Leste, com 18 vitórias e oito derrotas, quarta melhor campanha de toda a NBA e muito por conta de Embiid e seu trabalho no garrafão.
2. Nikola Jokic, Denver Nuggets (último ranking: #1)
É muito difícil destronar um cara que tem quatro triple-doubles nos últimos 11 jogos, mas é importante notar o resultado efetivo das performances de Nikola Jokic para o sucesso dos Nuggets. Entre as versões, o sérvio teve cinco derrotas em 12 jogos, incluindo duas contra os Rockets.
Ainda assim, o sérvio tem um impacto gigantesco e é um dos melhores jogadores de basquete da atualidade. Na temporada, está com médias muito próximas a um triple-double, com 26,3 pontos, 12,3 rebotes e 9,4 assistências, além de acumular dez TDs ao todo, liderando a liga. No período entre as listas, as médias de Jokic foram de 24,8 pontos, 11,3 rebotes e 10,1 assistências.
3. Shai Gilgeous-Alexander, Oklahoma City Thunder (último ranking: #4)
Jogo após jogo, o jovem armador de 25 anos de OKC vem colocando um tijolo a mais na conversa sobre ser um dos melhores jogadores da NBA atualmente. Se ofensivamente, Shai é primoroso com seus 30,7 pontos em 53,8% de aproveitamento nos arremessos de quadra, defensivamente ele não deixa nada, liderando a liga em roubos (2,8) e sendo um dos principais defensores do perímetro da excelente defesa do Thunder.
Falando especificamente do período entre as listas, o desempenho do armador salta ainda mais aos olhos. As médias foram de 31,2 pontos, 6,5 assistências e 3,3 roubos de bola, ainda que o difícil calendário tenha impedido OKC de mais vitórias. A equipe venceu Nuggets, Lakers, Mavericks e Warriors, mas perdeu para Rockets, Kings, Wolves e 76ers.
4. Giannis Antetokounmpo, Milwaukee Bucks (último ranking: #8)
Quem mais ultrapassou gente de uma versão para outra foi Giannis Antetokounmpo. Após um início desencontrado, em que perdeu Jrue Holiday, mas ganhou Damian Lillard, o grego e os Bucks se recuperaram e tiveram a melhor campanha do intervalo, com dez vitórias em 12 jogos e o segundo melhor ataque da liga.
Giannis tem médias de 30,6 pontos, 11,1 rebotes e 5,4 assistências, com 61,1% de aproveitamento nos arremessos de quadra, sua maior marca da carreira. No último mês, a situação é ainda mais favorável ao grego, com médias de 31,8 pontos, 11,9 rebotes e 6,3 assistências, que tem condições de subir ainda mais nas versões posteriores.
(Foto: Reprodução Twitter / Milwaukee Bucks)
5. Luka Doncic, Dallas Mavericks (último ranking: #2)
Doncic até poderia estar mais acima, mas a concorrência é acirrada. Acredito que ele, Shai e Giannis estão muito próximos e, seguindo os critérios da liga, o desempenho dos times me pareceu um desempate válido. Luka é o segundo cestinha da liga, com 32,9 pontos, além de 9,1 assistências e 8,4 rebotes, mas sem Kyrie Irving, o time perdeu muito ofensivamente e caiu de rendimento.
Luka teve que pisar no acelerador neste último mês e contribuiu com médias de 36,4 pontos, 10,6 assistências e 8,6 rebotes, mas o baixo aproveitamento de 35,2% nas bolas de três, em quase 11 arremessos por jogo, foi o calcanhar de Aquiles e o armador perdeu cinco dos 11 jogos em que atuou no período. De qualquer jeito, a sequência de 11 jogos seguidos de 30+ pontos é impressionante e a maior da história da franquia.
6. Jayson Tatum, Boston Celtics (último ranking: #5)
O argumento de Tatum esfriou no último mês. O ala segue como o melhor jogador dos Celtics, mas a franquia não tem mais a melhor campanha. As médias de 26,8 pontos, 8,7 rebotes e 4,2 assistências já não chamam mais a atenção dentro da carreira do jogador, somente os 47,6% nos arremessos de quadra, que caíram, mas ainda representam a melhor marca da história de Tatum na NBA.
As performances do ala caíram de rendimento no último mês, ficando a quem de seus concorrentes melhores colocados. No intervalo entre versões da lista, Tatum teve médias de 25,4 pontos, 8,1 rebotes e 4,4 assistências, com baixos 30,3% de aproveitamento nos arremessos de três. O desempenho de 15 pontos (5/17 arremessos de quadra) na derrota para os Warriors do dia 19 de dezembro foi uma grande ilustração do último mês apenas razoável de JT.
7. Anthony Edwards, Minnesota Timberwolves (último ranking: #6)
Edwards e Timberwolves sim! Este é o caso do melhor jogador do melhor time do momento, ainda que as médias estatísticas estejam relativamente distante de muitos da lista, mas elas também não dizem tudo. Melhor defesa da liga desde praticamente o inícios, os Wolves têm em Edwards um dos seus motorzinhos do perímetro, que permite a defesa de garrafão brilhar.
Além desta participação, Ant é um reconhecido líder do elenco, mesmo com a pouca idade. Mais pontos para o ala-armador aí. Em médias, Edwards tem 24,6 pontos, 5,4 rebotes e 5,1 assistências, em bons 45,2% de aproveitamento nos arremessos de quadra, sendo 38,3% nas bolas de três. No último mês, as médias baixaram (prejudicadas por um jogo de quatro minutos em que ele saiu machucado, diga-se), mas foram sete vitórias em oito jogos e participação direta do jogador nos bons resultados.
8. Tyrese Haliburton, Indiana Pacers (último ranking: #7)
Haliburton segue fazendo uma temporada incrível, mas a campanha dos Pacers deixa a desejar e afasta o armador de brigar lá em cima. O armador lidera a liga em assistências com 11,9 e tem 24,9 pontos de média, em ótimos 42,9% de aproveitamento nos arremessos de três em mais de oito tentativas.
Ao mesmo tempo que os Pacers tiveram vitórias importantes contra Bucks e Celtics, derrotas para Wizards e Blazers mostram como Indiana é um dos times mais instáveis da temporada. No último mês, as médias de Hali tiveram uma queda, ficando em 24,3 pontos, 11,3 assistências e 38,2% nos arremessos de três e o armador acabou vendo mais derrotas do que vitórias de seu time no período.
9. Kevin Durant, Phoenix Suns (último ranking: #10)
Aos 35 anos, Durant segue impressionante na NBA. O ala é o terceiro cestinha da temporada, com 31 pontos de média (segunda maior da carreira), com incríveis 46,7% de aproveitamento nas bolas de três (4,7 tentativas), de longe o seu melhor aproveitamento de fora da carreira.
Além disso, sua marca de 5,6 assistências por jogo é a terceira maior da carreira. Apesar dos bons números na temporada em geral, KD apresentou uma queda no último mês, com médias de 30,3 pontos e 37,5% de aproveitamento nas bolas de três. O ala atuou em oito jogos no período, com seis derrotas dos Suns, o que penaliza seu caso para o MVP, mas ainda assim KD teve quatro jogos de 30 ou mais pontos.
10. De’Aaron Fox, Sacramento Kings (último ranking: não ranqueado)
Com falta de tamanho, os Kings dependem muito do jogo entre Domantas Sabonis e Fox e o armador tem correspondido à altura. Na temporada, suas médias são de 30,1 pontos (sétimo da NBA), 6,4 assistências e 1,5 roubo, ainda com 38,2% de aproveitamento em 8,3 tentativas de três por jogo.
Especialmente no último mês, o armador teve 30,9 pontos e 7,3 assistências, com 39,7% de taxa de conversão do perímetro. No período, Fox levou Sacramento a sete vitórias em dez jogos, incluindo Nuggets, Thunder, Suns e Warriors.
Menções honrosas:
LeBron James – Los Angeles Lakers
Stephen Curry – Golden State Warriors
Kawhi Leonard – Los Angeles Clippers
LEIA MAIS