Esportes
Mundial de Clubes da FIFA 2025
Palpites
Casas de Apostas
Guias
AO VIVO AO VIVO

THUNDER E PACERS COMEÇAM A DISPUTA PELO TÍTULO 🏀 CONEXÃO NBA - 05/06

SESI/Franca domina o jogo, derrota Flamengo e é campeão do NBB 14

Guilherme Camargo

Equipe paulista ficou atrás do marcador por apenas 36 segundos, conquista título inédito e encerra sequência de títulos do rubro-negro carioca

SESI/Franca domina o jogo, derrota Flamengo e é campeão do NBB 14O SESI/Franca derrotou o Flamengo nesta quinta-feira (09) pelo placar de 80 a 65 no Ginásio Pedrocão, em Franca, e se consagrou campeão do NBB 14. A equipe paulista dominou o quarto jogo da série final do campeonato nacional perdendo o duelo por apenas 36 segundos, conquistou o título inédito em sua história e encerrou a sequência de títulos da equipe rubro-negra carioca.

O destaque da partida foi o ala-pivô Lucas Dias, que foi eleito de pela primeira vez o MVP das Finais de forma unânime, que foi responsável por 19 pontos, 14 rebotes, duas assistências e dois roubos de bola em 37 minutos que esteve presente em quadra. Márcio pode contribuir com 14 pontos e cinco rebotes, e viu Santi Scala encerrar a noite com 14 pontos, três rebotes e três assistências. Pelo Flamengo, Rafael Mineiro chamou a atenção com 24 pontos e cinco rebotes, e teve a ajuda de Vitor Faverani (seis pontos e oito rebotes) e de Yago Matheus (cinco pontos, nove rebotes e quatro assistências).

A equipe de Helinho Garcia foram melhores no aproveitamento de arremessos (41,4% contra 33,3%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (32,4% contra 16,7%), no aproveitamento de lances livres (91,7% contra 83,3%), nos rebotes ofensivos (14 contra 13) e defensivos (35 contra 27) e nos roubos de bola (nove contra seis). Os comandados por Gustavo de Conti saíram na frente nas assistências (14 contra 13) e nos turnovers (10 contra 12). As duas equipes empataram nos tocos, com um para cada lado.

O JOGO

O quarto jogo da 14ª edição do Novo Basquete Brasil começou com o Franca dominando tanto o ataque quanto na defesa mesmo tendo sofrido com a sua primeira e única desvantagem no placar com dois minutos jogados após Vitor Faverani acertar uma cesta de dois pontos. Mas a equipe paulista começou a abrir uma larga vantagem no marcador, e atingiu a marca dos dígitos duplos pela primeira vez com uma jogada de dois pontos de David Jackson. Os rubro-negros, quando tinham três minutos e meio a serem jogados ainda, sofreram para anotar seus pontos, chegando a ver Adyel anotar seus primeiros pontos na noite para abrir 20 pontos de vantagem com quatro segundos no relógio. Franco Balbi tentou o lance final na quadra de defesa, mas não converteu seu arremesso, encerrando o primeiro quarto perdendo por 28 a 8.

No segundo quarto, o confronto acabou sendo mais equilibrado, mas com o Franca não tendo grandes sustos de sofrer a virada do Flamengo durante os 10 minutos seguintes. Com o período chegando na sua metade, a equipe paulista chegou a sua maior vantagem na partida quando viu Georginho acertou um arremesso de dois pontos com seis minutos no relógio, alcançando a marca de 26 pontos. Os rubro-negros conseguiram diminuir a diferença no marcador logo em seguida, e chegaram a menor diferença no período com 55 segundos a serem disputados quando Yago deu assistência para o arremesso triplo certeiro de Mineiro, registrando 19 pontos de desvantagem. Mas no tempo restante, a equipe do interior de São Paulo reagiu, e viram David Jackson dar passe para Lucas Dias acertar uma bola de dois pontos no estouro do cronômetro para irem ao vestiário vencendo por 49 a 26 (21 a 18 no quarto).

Na volta para a quadra, o confronto continuou equilibrado e com o SESI/Franca dominando o placar sem sofrer sustos de sofrer a virada. Porém, o Flamengo chegou a melhorar seu lado ofensivo e defensivo, e foi diminuindo a desvantagem no placar aos poucos com o decorrer do tempo. Enquanto a equipe paulista voltou a abrir 26 pontos de frente em outras cinco oportunidades, os rubro-negros não conseguiram deixar a diferença no marcador abaixo dos 20 pontos, tendo registrado a menor diferença de pontuação entre as equipes quando Faverani enterrou a bola com um minuto e 10 segundos, quando perdia por 21 pontos. O Franca acabou vendo Scala converter uma bola de três pontos com 18 segundos no relógio, mas viram Balbi dar o troco na mesma moeda no último segundo, indo para o quarto final vencendo por 68 a 47 (vitória rubro-negra por 21 a 19).

No quarto final, o domínio francano continuava no placar com uma larga vantagem, sendo praticamente impossível do heptacampeão do NBB conseguir virar a partida. A equipe paulista conseguiu segurar a diferença no marcador na casa dos 20 pontos por quatro minutos e meio, tendo a primeira vantagem abaixo dos 20 pontos desde o final do segundo quarto com pouco mais de três minutos e meio a serem disputados após Mineiro dar assistência para a bola de três pontos de Lucas Martinez. O rubro-negro carioca chegou a diminuir a desvantagem no marcador nos minutos restantes, mas nem mesmo a vitória no quarto por 18 a 12 foi capaz de evitar a vitória paulista no jogo 4 por 80 a 65.

APROVEITAMENTO

Com a vitória, o SESI/Franca conquista seu nono triunfo nos playoffs da temporada 2021-22 do NBB, e encerra a sua campanha no mata-mata do campeonato nacional com 81,8% (11 vitórias e 2 derrotas) de aproveitamento e o título de campeão. O Flamengo sofreu a sua terceira derrota nos playoffs, e acaba o Novo Basquete Brasil com 70% de aproveitamento (sete vitórias e três derrotas) a fase final da 14ª edição do Novo Basquete Brasil

Foto: Reprodução Twitter/NBB

TABELA DE CAMPEÕES DO NBB

1º – Flamengo (7)

2º – Brasília (3)

3º – Bauru, Franca e Paulistano (1)

 

A SÉRIE: SESI/Franca (1º) 3 x 1 (2º) Flamengo

JOGO 1: 28/05, SESI Franca 85 x 79 Flamengo

JOGO 2: 02/06 Flamengo 62 x 64 SESI/Franca

JOGO 3: 04/06, Flamengo 81 x 75 SESI/Franca

JOGO 4: 09/06, SESI/Franca 80 x 65 Flamengo

nba nba

Paulista formado em jornalismo, gosta de esportes desde o primeiro contato, tendo familiaridade maior com basquete, futebol e futebol americano. Acompanha primeiramente a NBA, sendo torcedor fanático do Miami Heat e grande fã de LeBron James, que acredita ser o maior jogador de todos os tempos. Pela NFL, torceu para diversos times antes de decidir defender as cores do Chicago Bears, e sonha em poder assistir a um Super Bowl no estádio.

Leia mais
instagram

Inscreva-se na Newsletter
The Playoffs

Nossas melhores histórias, entregues diretamente no seu e-mail!

Ao se inscrever, você concorda com as nossas Políticas de Privacidade e de Cookies e concorda em receber comunicações de marketing. Você pode se desinscrever a qualquer momento.