Lituanos levam vantagem em arremessos longos e garantem ida às semifinais novamente
Lituânia e Turquia abriram as quartas de final do Mundial de Basquete nessa terça-feira (09/09) na quadra do Palau Sant Jordi, em Barcelona. Com um jogo bastante equilibrado, boas defesas por zona e boas trocas de passes no ataque, bem ao estilo europeu, a equipe da Lituânia venceu a partida por 73 a 61 e se classificou para as semifinais da Copa do Mundo 2014 da FIBA.
Os destaques do jogo ficaram por conta do armador lituano Renaldas Seibutis, cestinha da partida com 19 pontos (6/10 em arremessos de quadra), Jonas Valanciunas, pivô titular do Toronto Raptors, autor de um double-double com 12 pontos e 13 rebotes e o ala Darjus Lavrinovic, que, vindo do banco, teve 11 pontos e foi responsável por 3 bolas de três pontos seguidas e pela virada na postura do time enquanto perdia. Pelos turcos, Omer Asik, pivô recém-chegado ao New Orleans Pelicans, também terminou com um double-double, 11 pontos e 10 rebotes, enquanto que o bom Emir Preldzic, não se saiu bem, arremessando apenas 3/12.
O Jogo
No 1º quarto, realizando uma defesa mista, a equipe turca impôs muitas dificuldades ao ataque lituano que não conseguiu ter espaços e tranquilidade para arremessar, e terminou o período com pífios 30% de aproveitamento em arremessos de quadra. A Turquia venceu por 18 a 13.
No 2º quarto, Jonas Kazlauskas, técnico da Lituânia, deve ter sacudido a equipe, pois a volta para o período foi com outra postura defensiva. Se no ataque as bolas de dois teimavam em não cair, na defesa, os lituanos conseguiram equilibrar as ações e frear o ímpeto do garrafão ofensivo turco, liderado por Asik. Ao fim do primeiro tempo, a Lituânia, tendo permitido apenas 10 pontos dos turcos no período, vencia por 33 a 28.
Na volta para o 3º período, a equipe da Turquia voltou mais atenta, encurtando os espaços e aproveitando um mau momento do rival, e conseguiu até passar à frente no placar, no momento em que os lituanos ficaram cerca de 5 minutos sem pontuar. Ao final, os turcos venceram o período, mas ainda permaneciam atrás no placar. 47 a 44.
Aproveitando-se do baixo aproveitamento dos turcos nos arremessos de quadra, os lituanos conseguiram abrir uma vantagem no 4º e último período pela primeira vez e puderam controlar a partida sem sustos nos 5 minutos finais. Ao fim do jogo, vitória lituana por 12 pontos de vantagem, 73 a 61, mascarando talvez a dificuldade que foi a partida. Se nos garrafões o equilíbrio foi imenso, no jogo de perímetro e nos arremessos de fora, os lituanos (53%, em 10/19) conseguiram construir sua vitória, frente ao baixo aproveitamento turco (17%, em 3/18).
Com a vitória, a equipe da Lituânia avança às semifinais do Mundial de Basquete e aguarda o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Eslovênia para saber quem enfrenta na quinta-feira (11/09) no mesmo ginásio do Palau Sant Jordi, em Barcelona. A equipe da Turquia volta para casa após se classificar na 2º colocação do grupo C e ter eliminado a Austrália nas oitavas de final.