Seleção européia vira placar no quarto final, e repete posição da última edição do Mundial
Pelos Les Bleus, destaque para Nando De Colo que, vindo do banco, foi responsável por 19 pontos, três assistências e dois roubos de bola em cerca de 24 minutos em quadra. Evan Fournier anotou 16 pontos e cinco rebotes, enquanto Nicolas Batum ajudou com nove pontos, seis assistências e três roubos de bola. Pelos Boomers, Joe Ingles foi o mais eficiente (18) ao anotar 17 pontos, cinco rebotes e três assistências, enquanto Patty Mills contribuiu com 15 pontos e dois tocos. Vindo do banco, Nic Kay ajudou com nove pontos e cinco rebotes.
Os convocados por Vincent Collet foram melhores no aproveitamento de arremessos de três pontos (42,9% contra 23,5%), no aproveitamento de lances livres (61,5% contra 55,6%), em assistências (15 contra 13), em rebotes ofensivos (11 contra cinco), em roubos de bola (oito contra três), em turnovers (13 contra 19) e em pontos anotados em turnovers (12 contra 10). Os selecionados por Andrej Lemanis se saíram na frente no aproveitamento de arremessos (46,3% contra 37,9%), em rebotes defensivos (31 contra 27) e em tocos (quatro contra um).
O JOGO
Logo no primeiro quarto, a seleção australiana começou a mostrar seu jogo e abriu vantagem logo no primeiro arremesso da partida após Matthew Dellavedova dar assistência para bandeja de Nic Kay após quase um minuto e meio de jogo disputado. Os franceses tentavam diminuir a vantagem para poder assumir a frente do placar, mas o ataque e a defesa da Austrália estavam funcionando bem. Nando De Colo converteu o arremesso final na linha de três pontos, fazendo com que a França fosse para o segundo quarto perdendo por 16 a 11.
No segundo quarto, a Austrália continuou mantendo o seu bom jogo defensivo e ofensivo, mantendo a vantagem por boa parte dos dez minutos reservados para o segundo período da partida. A liderança australiana variava, ficando próxima dos dígitos duplos de frente diversas vezes. Joe Ingles converteu um step back de dois pontos a 20 segundos do fim do quarto, deixando com que Rudy Gobert, companheiro de Utah Jazz, errasse um gancho nos segundos finais para irem para os vestiários com o placar registrando liderança da seleção da Oceania por 30 a 21 (14 a 10 no quarto).
Na volta do intervalo, a diferença australiana que ficou perto de ultrapassar os dígitos duplos chegou a ser de 10 pontos depois de Kay receber passe de Andrew Bogut e converter uma bandeja. A maior diferença dos Boomers veio das mãos de Ingles, que acertou uma bandeja e converteu o lance livre de bonificação após sofrer falta de Gobert, abrindo 15 pontos de frente. Porém, nos minutos finais, os Les Bleus encostaram no placar e ameaçaram a liderança australiana. De Colo tentou diminuir a vantagem com uma bandeja, mas tomou toco de Patty Mills para manter os australianos na frente por 46 a 42 (21 a 16 para a França no quarto).
O último quarto foi o mais disputado de todos. Durante os 10 minutos finais, foram dois empates e sete trocas de liderança (quatro para a França e três para a Austrália). A última mudança do líder de pontuação veio das mãos de Andrew Albicy, que acertou um arremesso de três pontos com três minutos e meio para encerrar a partida. A maior vantagem francesa no placar veio das mãos de Nicolas Batum, que converteu um de dois lances livres para deixar oito pontos na frente do marcador nos segundos finais, mantendo a diferença até o cronômetro zerar para decretar a vitória dos franceses por 67 a 59 (25 a 13 no quarto).
Com a vitória, a França garante a terceira colocação no Mundial e repete a melhor conquista da história da seleção do torneio, igualando com o bronze conquistado contra a Lituânia por 95 a 93 na edição de 2014 ocorrida na Espanha. A Austrália, mesmo com a derrota, conquista a sua melhor posição conquistada na história do campeonato mundial, superando o quinto lugar conquistado nas edições de 1982, na Colômbia (Iugoslávia campeã), e de 1994, no Canadá (Estados Unidos campeão).
A Espanha foi a campeã do Mundial ao derrotar a Argentina pelo placar de 95 a 75.
(Foto 1: Divulgação FIBA; Foto 2:
Confira os melhores momentos da disputa de terceiro lugar de França 67 x 59 Austrália: