Esportes
Palpites
Casas de Apostas
Guias

Espanha cresce no final, vence Polônia e se classifica para a semifinal

Mattheus Prudente

Equipe espanhola contou com grande atuação de Ricky Rubio para ser a segunda seleção a se classificar para a semifinal

A Espanha se tornou a segunda seleção a se classificar para a semifinal da Copa do Mundo de Basquete – junto com a Argentina, que venceu a Sérvia mais cedo. Os espanhóis conseguiram uma grande vitória contra a Polônia, graças a um final de jogo fantástico, que garantiu o placar de 90 a 78 para eles nesta terça-feira (10), na China. A Espanha era clara favorita, mas teve trabalho principalmente com o armador americano/polonês A.J. Slaughter. Mas, do outro lado, a genialidade de Ricky Rubio foi o trunfo espanhol no fim da partida, e o novo armador do Phoenix Suns quase chegou a um double-double. Nesta partida, Rubio também se tornou o maior assistente da história da Copa do Mundo, passando Pablo Prigioni, com 110 assistências Em quadra, o que se via não era um favoritismo total da Espanha, mas uma defesa muito forte dos poloneses, que davam trabalho principalmente nas jogadas em que Rubio tentava encontrar Marc Gasol no garrafão. Os espanhóis até conseguiram desgarrar um pouco, mas viram uma reação da Polônia sob o comando de Adam Waczynski. Chutando bem para três pontos, Damian Kulig até teve a chance de ir para o segundo quarto com o jogo empatado, mas acabou errando o arremesso final, e a seleção espanhola levou a vantagem no começo.

A tônica do jogo mudou no segundo quarto, quando as duas equipes não conseguiram encontrar seu ritmo ofensivo no começo do período. Mesmo assim, Willy Hernangomez começou o seu domínio em cima dos poloneses, e a Espanha até conseguiu abrir um pouco mais de vantagem. Só que, como no período inicial, Slaughter e a Polônia logo voltaram a deixar o placar equilibrado, mas falharam na hora em que os espanhóis fraquejaram e eles poderiam tomar a frente. No final, o primeiro tempo acabou com 45 a 41 para a Espanha. No começo do segundo tempo, a Espanha começou sendo defendendo muito bem, e, finalmente, Gasol entrou no jogo, conseguindo os cinco primeiros pontos da seleção no quarto, além de aparecer com uma defesa impecável. A Polônia até tentou reagir, mas os espanhóis tinham muitas armas ofensivas e, quando Marc está em seus melhores momentos, as coisas ficam complicadas para seus adversários.

Michal Sokolowski apareceu na partida no final do quarto para evitar que o placar ficasse ainda mais elástico contra os poloneses, principalmente defensivamente, quando ele deu um belo toco, mas acabou errando a bandeja logo após. Mais uma vez, a Polônia não conseguiu encostar tanto no placar quando podiam, e a Espanha acabou saindo de quadra com uma vantagem de nove pontos para a etapa final. No último quarto, uma disputa pessoal entre Slaughter e Willy Hernangomez começou. O armador polonês tomou a frente de sua equipe numa tentativa de reação, mas Hernangomez, com Rubio o assistindo, dominava o garrafão. Sokolowski de novo apareceu com um toco em um momento decisivo, dessa vez parando Hernangomez após um chute de três de Slaughter. Na jogada seguinte, Wavzynski diminuiu a vantagem espanhola para apenas seis pontos. Daí em diante, o que se viu foi um momento espetacular de Rubio, que acertou duas bolas de três seguidas para fazer a Espanha respirar de novo. O protagonismo e a personalidade que faltaram aos poloneses sobraram para os espanhóis, que, além de Rubio, ainda tinham Gasol e Hernangomez em um jogo inspirado. No final, acabaram fazendo 14 a 6 nos minutos finais para matar a partida. FT: Espanha 90-78 Polônia Rubio terminou com 19 pontos, nove assistências e quatro rebotes, sendo o principal destaque da seleção espanhola. Também pode-se destacar a partida de Willy Hernangomez, com 18 pontos e Rudy Fernandez, que ficou com 16 pontos. Pelo lado da Polônia, Slaughter fez 19 pontos, seis assistências e dois rebotes. Mateusz Ponitka ficou a um ponto do double-double (9 pts, 11 reb) e Waczynski terminou com 15 pontos. A Espanha espera o vencedor da partida entre Austrália e República Tcheca para saber seu adversário na semifinal da Copa. (Foto: Twitter Baloncesto España)

nfl nfl
mlb mlb
nhl nhl

Estudante, louco por esportes. Torcedor fanático do Manchester United, além dos Chiefs, Suns, Capitals e Diamondbacks. Fã incondicional de Steve Nash. Comentarista da rádio Scream NFL.

Leia mais
instagram

Inscreva-se na Newsletter
The Playoffs

Nossas melhores histórias, entregues diretamente no seu e-mail!

Ao se inscrever, você concorda com as nossas Políticas de Privacidade e de Cookies e concorda em receber comunicações de marketing. Você pode se desinscrever a qualquer momento.