Andrei Vasilevskiy brilha mais uma vez e Tampa Bay Lightning conquista o bicampeonato em cima do Montreal Canadiens
Nesta sexta-feira (24), teremos o jogo 5 da grande decisão da Stanley Cup 2022 reunindo o Colorado Avalanche e o Tampa Bay Lightning. Jogando em casa, os Avs podem levantar a taça ao final da partida, já que lideram a série por 3 a 1. Então, vamos continuar a nossa série histórica com jogos inesquecíveis quer fizeram parte das finais da NHL com um jogo 5 que acabou sendo o decisivo. Só que em 2021 o campeão foi o Lightning, que fará de tudo neste ano para que a disputa não termine hoje.
Com o título conquistado em 2020, na “bolha” de Edmonton sobre o Dallas Stars, o Lightning entrou na disputa em 20-21 como um dos favoritos, mesmo com todas as mudanças na temporada regular que a liga acabou sendo forçada a fazer. O time de Tampa acabou indo parar na Divisão Central e se classificou para os playoffs com a terceira melhor campanha na divisão.
Na pós-temporada, o time passou por Panthers, Hurricanes e conquistou uma das vagas as finais batendo o New York Islanders, numa série sensacional, decidida apenas no jogo 7. Já os Canadiens entraram nos playoffs na quarta posição na Divisão Norte, que abrigava todos os 7 times do Canadá. Surpreendeu já na primeira rodada, batendo os favoritos Maple Leafs. Depois, varreram o Winnipeg Jets e venceram o Vegas Golden Knights, chegando na grande decisão, o que não acontecia desde 1993 com a franquia.
Os primeiros 3 jogos deixaram clara a diferença de qualidade entre os times, com a balança pesando para o lado do Lightning. Com uma desvantagem de 3 a 0, os Habs conseguiram uma sobrevida no jogo 4, com o gol de Josh Anderson dando a vitória para o time na prorrogação e forçando o jogo 5. Com 18.500 fãs na Amalie Arena, teve início a partida 5 da série final da temporada 2020-2021.
E, logo no começo, ficou claro que as defesas das duas equipes estavam afiadas. E nas raras vezes em que o puck chegou ao gol, tanto Andrei Vasilevskiy, quanto Carey Price, mantiveram o 0 a 0 no placar. Nem Nikita Kucherov, que marcou incríveis 32 pontos nos playoffs ou Brayden Point, que assinalou 14 gols somente nas três primeiras rodadas do mata-mata, conseguiam passar por Price. Pelo lado dos Habs, os jovens Nick Suzuki e Cole Caufield eram barrados pela forte defesa de Tampa.
Até que no segundo período, surge o herói improvável. Faltando seis minutos para o fim do período, os times brigam pelo puck na parede, dentro da zona defensiva de Montreal. Ryan McDonagh pega a sobra e acha Denis Savard do lado direito que dá um passe açucarado para Ross Colton que, na frente de Price, apenas empurra o puck para o gol, fazendo 1 a 0 Lightning.
Os Canadiens tiveram uma grande chance no último minuto do período, quando Shea Weber disparou e Artturi Lekhonen desviou para a defesa de Vasilevskiy. No terceiro período, Price brilhou em finalizações seguidas de Kucherov e Ondrej Palat. Do outro lado, Josh Anderson e Brendan Gallagher perderam a chance do empate, frente e frente com Vasilevskiy. O 1 a 0 seguiu até o fim do jogo para a festa nos fãs na Amalie Arena e provando que sim, um raio cai duas vezes no mesmo lugar.
Nesta sexta-feira (24), podemos ter um jogo 5 que definirá o campeão, mas, desta vez, o Lightning estará buscando com todas as suas forças evitar o final da série e forçar um jogo 6 na Flórida.
Confira os melhores momentos do jogo 5 e da festa do título do Lightning: