Equipe enfrentará a França no próximo domingo
A Espanha venceu a Alemanha por 96 a 91 nesta sexta-feira (16) e está na final do EuroBasket 2022. A equipe enfrentará a França que bateu a Polônia na outra semifinal. A partida será no próximo domingo (18), às 15h30. A semifinal foi apertada desde o início e decidida nos últimos minutos.
O primeiro quarto foi corrido. O armador Dennis Schroeder, como esperado, liderou a equipe alemã jogando com inteligência no pick and roll, e terminou a partida com 30 pontos e oito assistências. Do outro lado, o ala-armador americano naturalizado espanhol Lorenzo Brown, puxou o jogo do lado da Espanha, finalizando o jogo com 29 pontos e seis assistências. O fim do quarto veio com uma bola do meio da quadra de Maodo Lo, terminando o período com vitória dos espanhóis por 27 a 24.
A seleção alemã dominou no segundo quarto, com Franz Wagner (15 pontos) e Andreas Obst (15 pontos) puxando o jogo junto com Schroeder, além de Daniel Theis (dez pontos) fazendo um ótimo trabalho em dupla nos bloqueios com os armadores. A defesa se manteve forte, e a Espanha não foi capa de segurar os contra-ataques de uma equipe alemã mais veloz. O primeiro período terminou com vantagem dos alemães, que venciam por 54 a 43.
A volta para o segundo período foi a mais disputada. O banco foi de extrema importância para que os espanhóis corressem atrás do prejuízo. Além da efetividade de Brown, os irmãos Willy (16 pontos) e Juan (13 pontos) Hernangomez impactavam nos dois lados da quadra. O pivô Usman Garuba talvez tenha sido o jogador que mais impactou defensivamente a seleção espanhola. Além de garantir sete rebotes, Garuba terminou com dois tocos, sendo um “monstruoso” em Schroeder.
Os alemães não se intimidaram. Schroeder ainda criava com folga no pick and roll ou no um contra um, enquanto Wagner, Obst e Theis faziam o trabalho sujo e contribuíam com arremessos livres, “back doors” ou rebotes ofensivos. O terceiro quarto terminou mais uma vez com vitória alemã, e o placar para a última parte do jogo era de 74 a 62.
Foi no último quarto que a reação espanhola chegou. A equipe conseguiu minimizar os ataques de Schroeder, converter as bolas necessárias e garantiram a vitória nos momentos. A Espanha venceu o quarto por 31 a 20, garantindo a vaga na final do campeonato. Destaque para o banco espanhol, que anotou 40 pontos, superando os reservas alemães que garantiram apenas 19.
Agora a Espanha, que não conta mais com a geração de ouro no início dos anos 2000, volta à final do EuroBasket para enfrentar a forte e favorita seleção francesa.
Foto: Divulgação FIBA