Apoiados pelos seus torcedores, os alemães foram intensos durante os 40 minutos e eliminaram Antetokounmpo da competição
Com o resultado, a Alemanha é a segunda seleção a se garantir na semifinal do torneio e agora enfrenta a Espanha na briga por uma vaga na final do Eurobasket. Do outro lado da chave, se enfrentam nesta quarta-feira (14) França e Itália, e Eslovênia e Polônia, com as quatro seleções na briga pelas duas últimas vagas das semifinais.
A imagem da partida no fim das contas não foi a classificação dos alemães. Mas sim a expulsão de Giannis Antetokounmpo, com duas faltas anti-desportivas. Ele saiu da partida no último quarto, com cinco minutos para o fim do jogo e aí a Grécia parecia entregar o jogo.
"I GOT THIS."
Giannis, probably.#EuroBasket x #BringTheNoise
📺 https://t.co/XA74VljBO4 pic.twitter.com/26KrglMoaD
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 13, 2022
Pela Alemanha, grande noite de três jogadores. Dennis Schroder foi o líder da equipe e terminou a noite com 27 pontos e oito assistências. Daniel Theis também teve uma atuação enorme, com 22 pontos e 16 rebotes. Por fim, Andreas Obst guardou 21 pontos.
Pelos gregos, grande atuação de Giannis apesar de sua expulsão. 31 pontos, oito assistências e sete rebotes para o astro do Milwaukee Bucks. Giannoulis Larentzakis foi o outro destaque e marcou mais 22 pontos para sua seleção.
O JOGO
A partida começou com um ritmo frenético. As duas equipes estavam muito bem no ataque. Enquanto a Alemanha explorava arremessos de longa distância e a velocidade de seus jogadores, os gregos mostravam seu jogo de força e de garrafão com um Giannis Antetokounmpo liderando as ações.
UNREAL STUFF IN BERLIN. 🌧️
Germany on a 20-1 run in the 3rd. 15 / 23 from three!#EuroBasket x #BringTheNoise
📺 https://t.co/XA74VljBO4 pic.twitter.com/YLgGbQmXcZ
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 13, 2022
No segundo quarto, a intensidade foi a mesma. Os alemães seguiam com seu ritmo, muito forte na transição e com uma defesa muito agressiva, que roubava algumas bolas. Já a Grécia passou a atacar mais em meia quadra, sem deixar de explorar os contra-ataques quando podiam. Antetokounmpo seguia letal e era a principal ameaça, pontuando muito dentro do garrafão adversário.
E essa seguiu sendo a tônica até o final do primeiro tempo. Dois times que estavam em uma noite muito inspirada no ataque. Tanto que o placar final do primeiro tempo apontava 61 a 57 para Grécia. Esses 118 pontos somados são a segunda maior pontuação da história do Eurobasket ao final de um primeiro tempo de partida. Um jogo espetacular entre duas seleções que estavam se entregando a cada jogada.
Na volta do intervalo, a seleção alemã veio com muita força. Empurrados pelos torcedores, anotaram uma parcial de 12 a 1, obrigando o técnico adversário a parar o jogo. E esse tempo técnico de nada adiantou. Mais uma parcial favorável a Alemanha, dessa vez de 8 a 0 e mais um tempo pedido pelos gregos.
The German clean-up crew 🧹#EuroBasket x #BringTheNoise
📺 https://t.co/XA74VljBO4 pic.twitter.com/NrCQ2S9IlO
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 13, 2022
Depois disso, as coisas até melhoraram um pouco para os gregos. Mas os alemães estavam jogando em casa e souberam administrar a vantagem, indo para os dez minutos finais com uma vantagem de 12 pontos.
No último quartos Grécia foi para o tudo ou nada. E os alemães se mantiveram firmes. A vantagem se manteve e a frustração só foi aumentando sobre os gregos. Com cinco minutos para o fim, Giannis comete sua segunda falta anti-desportiva e é automaticamente expulso. A partir daí, a seleção grega parecia entregue.
A Alemanha apenas administrou o resultado até o relógio acabar e garantiu a vaga nas semifinais da competição para enfrentar a Espanha. Placar final de 107 a 96 para os alemães.
Foto: Divulgação/FIBA