O técnico Renato Paiva celebrou a classificação do Botafogo para a próxima fase da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Apesar da derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid, nesta segunda-feira (23), no Rose Bowl, em Los Angeles, o Glorioso garantiu a vaga nas oitavas de final da competição como vice-líder do Grupo B, graças aos critérios de desempate.
Leia também: Tabela ATUALIZADA do Grupo B da Copa do Mundo de Clubes após a 3ª rodada
O treinador ressaltou a excelente campanha da equipe carioca em um grupo que incluía duas equipes europeias de grande tradição. Além disso, Paiva destacou que o desempenho do time enviou uma mensagem clara sobre a qualidade do futebol brasileiro.
“O Brasil é um país imenso, com um futebol muito especial, com muitos bons jogadores. Produz jogadores talentosos para o mundo, tem excelentes técnicos. Até mesmo os técnicos estrangeiros que vão para o Brasil são bons. Estamos ajudando a mostrar o que é o Brasil. Muitos acham que o Brasil é mais fraco do que é na verdade. Temos um campeonato muito difícil e temos muito orgulho de representar o Brasil”, disse.
Paiva também analisou a primeira fase do Glorioso, ressaltando que poucas pessoas acreditavam na classificação do clube. No entanto, o treinador destacou que a equipe cumpriu o planejamento definido, alcançando justamente o objetivo principal: garantir a vaga.
“Quando saiu o sorteio e quando saímos do Brasil, para todo o mundo (o pensamento) era de que teríamos 10% de possibilidade de classificação. Alguns porque não conhecem o futebol brasileiro, outros porque não conhecem o Botafogo. Nosso papel era fazer o contrário, o que fizemos”, concluiu.
Paiva ainda comentou com ironia sobre o que diria se tivesse falado antes da competição que passariam pelo grupo: “E agora vou ser incisivo e irônico: se o Renato Paiva tivesse dito no Brasil que passaríamos por esse grupo, ele seria esculachado à quinta da casa por todo mundo. Mas fizemos o que ninguém estava esperando e temos que valorizar isso para o torcedor do Botafogo, que tem que estar orgulhoso desse grupo e do futebol brasileiro também”, completou, em outro trecho.
Por fim, o técnico portugues projetou o duelo das oitavas de final e comentou sobre como pensa no time com a ausência do volante Gregore. O jogador recebeu o segundo amarelo e está suspenso para o duelo da próxima fase.
“Agora é descansar, viajarmos amanhã e preparar o jogo nos dias que temos. Recuperar, porque os jogos vão se amontoando nas pernas e no cérebro dos jogadores, então temos que ser muito criteriosos e sensíveis à recuperação deles. Hoje já era quase um jogo de mata-mata. De fato, preparar em função do adversário que teremos no próximo jogo”, disse.
Sobre a suspensão de Gregore, Paiva comentou: “Em relação ao Gregore, acontece. São só dois cartões e é muito fácil um jogador ficar fora dos jogos. É normal que os defensores e meias mais defensivos acabem somando dois cartões rapidamente, ainda que o de hoje tenha sido perfeitamente desnecessário da forma como foi. Gregore sabe da sua importância, mas também sabe do grupo que tem. O jogador que entrar vai substituí-lo muitíssimo bem, não tenho dúvidas”, complementou.
Com a classificação garantida, o Botafogo volta a campo no sábado (28), às 13h (de Brasília), em Filadélfia, pelas oitavas de final. O adversário será o líder do Grupo A, que será decidido ainda nesta segunda-feira à noite, no duelo entre Palmeiras e Inter Miami.
A DAZN anunciou que transmitirá todos os jogos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de maneira gratuita. Para acompanhar aos jogos dos brasileiros e a competição inteira, basta acessar este link e se cadastrar de maneira totalmente grátis.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com sólida atuação na cobertura esportiva mineira. Apaixonado por comunicação e pelo universo do esporte, possui experiência como comentarista, setorista, social media e redator, atuando tanto no futebol profissional quanto em clubes amadores. Entusiasta dedicado de tudo que envolve o jogo dentro das quatro linhas.
Read more