NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
17 de março de 2024 - 03h03

Stars batem Kings por 4 a 1; clube inaugura estátua para ídolo

Maior artilheiro da franquia, Mike Modano é homenageado em cerimônia. Com vitória, Dallas segue na cola dos líderes da Conferência Oeste

O Dallas Stars recebeu o Los Angeles Kings em noite especial. O clube, que briga pela liderança geral da Conferência Oeste, inaugurou uma estátua em homenagem a Mike Modano, um dos maiores jogadores de sua história. No gelo, o time honrou a presença do ídolo e praticamente liquidou o jogo em 15 minutos. “Agimos rápido e mantivemos nosso plano de jogo o tempo inteiro”, disse Thomas Harley. A vitória, por 4 a 1, mantém Dallas na cola dos líderes Colorado Avalanche e Vancouver Canucks.

Foi o próprio Harley quem abriu o placar de uma maneira muito curiosa: o chute do defensor ricocheteou na borda por trás da trave, voltou por cima da rede, bateu no capacete do goleiro David Rittich e entrou no gol.

Mas, muito mais que um golpe de sorte de Dallas e uma infelicidade de Los Angeles, o resultado foi construído ainda no primeiro período graças a um jogo dominante do time da casa. O segundo gol, marcado por Craig Smith, e o terceiro, por Wyatt Johnston, surgiram de turnovers forçados pela defesa dos Stars.

Em power play, já no segundo período, Jamie Benn fez 4 a 0. Sem muitos espaços, os Kings marcaram seu único gol na etapa final, com Kevin Fiala, arriscando um tiro de longe, mas o time não mostrou força para reação.

Segundo Harley, em entrevista pós jogo, o técnico Pete DeBoer tem cobrado ao time que jogue mais duro, “ao estilo dos playoffs”, algo que Johnston e o próprio treinador confirmaram.

Os Stars vinham de duas derrotas, para Florida e New Jersey, ambas em casa. Ironicamente, a última vitória de Dallas havia sido contra os mesmos Kings e pelo mesmo placar, 4 a 1, mas fora de casa. DeBoer disse que a atuação deste sábado foi uma resposta do elenco aos últimos jogos.

“Fomos sólidos. Quando você compara o jogo de Los Angeles, o jogo de Florida e esse jogo de hoje… jogamos muito bem”, afirmou. “É um bom sinal. Temos que manter esse ritmo.”

“Sabíamos que eles viriam para cima e uma das nossas metas era não ceder nos 10 primeiros minutos, não entregar o puck de bandeja. Infelizmente fizemos isso duas vezes e eles nos pegaram no contra-ataque”, lamentou o técnico de Los Angeles, Jim Hiller. “Não é uma boa receita para ganhar o jogo.”

Apesar do resultado negativo, os Kings vêm bem na tabela. O time venceu o Chicago Blackhawks fora de casa por 5 a 0 nesta quinta-feira (15) e está em terceiro lugar na Divisão do Pacífico, com 79 pontos. Seu próximo jogo é contra os próprios Blackhawks, desta vez em Los Angeles, na terça-feira (19).

Os Stars estão em segundo lugar na Divisão Central com 91 pontos, mesmos números do líder Colorado Avalanche, perdendo nos critérios de desempate. A franquia texana também está a apenas um ponto do Vancouver Canucks, primeiro lugar geral na Conferência Oeste. Seu próximo compromisso é na quarta-feira (20), ainda em casa, contra o Arizona Coyotes.

Uma estátua para Mike Modano

Primeira escolha geral do Draft de 1988, Mike Modano foi selecionado pelo Minnesota North Stars. Ele estreou na NHL em 1989 e jogou em Minnesota por quatro anos até que, em 1993, o clube se mudou para o Texas dando origem ao Dallas Stars.

Modano jogou pelos Stars até 2010, foi campeão da Stanley Cup em 1999, capitão do time de 2003 a 2006 e é líder geral da franquia em gols, com 557, assistências com 802 e, consequentemente, em pontos, com 1359. Os números também fazem dele o maior goleador e pontuador da NHL entre jogadores americanos.

Inaugurado neste sábado (16), o monumento em sua homenagem fica no PNC Plaza, pátio em frente ao American Airlines Center, arena onde jogam o Dallas Stars e o Dallas Mavericks, da NBA. A estátua fica próxima a de Dirk Nowitzki, ídolo dos Mavericks, e foi apresentada durante o intervalo do primeiro para o segundo período.

“Os recordes podem ser quebrados, as estatísticas podem ser esquecidas e os melhores momentos infelizmente se acabam, mas uma estátua dura para sempre”, disse o apresentador Daryl Reaugh, que trabalha como comentarista para a franquia. “Esta estátua faz de você imortal, Modano.”

Emocionado, Modano, que estava na presença da família, agradeceu ao público e brincou Nowitzki. “Obrigado, Dirk, por ter deixado um lugarzinho pra mim”, disse. “Em 1993, pegamos um avião para cá sem saber o que iria acontecer. Cinco anos depois, demos uma Stanley Cup e transformamos Dallas em uma cidade de hóquei.”

É a segunda homenagem dos Stars a Modano. O clube aposentou sua camisa, número 9, em 2014. Em 2019, ele foi nomeado para o Hall da Fama.

Outros resultados da rodada
Buffalo Sabres 1 @ 4 Detroit Red Wings
Ottawa Senators 4 @ 3 New York Islanders OT
New York Rangers 7 @ 4 Pittsburgh Penguins
New Jersey Devils 1 @ 4 Arizona Coyotes
Tampa Bay Lightning 5 @ 3 Florida Panthers
Philadelphia Flyers 5 @ 6 Boston Bruins
San Jose Sharks 2 @ 4 Columbus Blue Jackets
Montreal Canadiens 2 @ 5 Calgary Flames
Carolina Hurricanes 5 @ 4 Toronto Maple Leafs SO
Minnesota Wild 2 @ 3 St. Louis Blues SO
Colorado Avalanche 3 @ 2 Edmonton Oilers OT
Nashville Predators 4 @ 1 Seattle Kraken
Washington Capitals 2 @ 1 Vancouver Canucks

Fotos: NHL.com

instagram