Competição será disputada em rinque de gelo exclusivo; contará com seis equipes de cinco países diferentes
A cidade de São Paulo foi escolhida como sede de um torneio 3×3 de hóquei feminino, que acontecerá de 7 a 13 de novembro. A competição será realizada em um rinque de gelo exclusivo.
Como parte de um processo de treinamento e desenvolvimento de uma semana para as Associações Nacionais Membro nas Américas e Oceania, que tem como principal objetivo tornar o esporte uma modalidade olímpica, seis grupos de cinco países diferentes participarão do torneio. O Brasil, anfitrião do evento, terá duas equipes e enfrentará adversários da Argentina, Colômbia, Porto Rico e Irã.
Ao contrário de alguns eventos 3×3 anteriores, este não será disputado em um rinque de gelo tradicional de 60x30m, mas usará um único rinque de gelo de 26×18 m, projetado especificamente para jogos 3×3.
As seis equipes jogarão uma fase de grupos de todos contra todos, seguidos de dois dias de classificação e jogos por disputas de medalha.
Uma proposta completa para que o hóquei 3×3 vire uma categoria olímpica deve ser apresentada ao COI em janeiro, com uma decisão esperada para março de 2025. Levar o formato para o Brasil ajuda a demonstrar o entusiasmo por esse conceito dentro da família do hóquei.
O evento no Brasil traz a competição 3×3 para a América do Sul e promete ser o primeiro evento da IIHF nesse modelo exclusivo para jogadoras.
Além do Evento 3×3 Feminino, São Paulo também realizará um programa Learn to Play (Aprenda a Jogar). Nas últimas duas temporadas, a IIHF realizou eventos semelhantes para a Ásia em 2022-23 e Europa/África em 2023-24.
A versão menor do jogo não é apenas para atletas de elite: ela oferece benefícios em todos os níveis, especialmente em países não tradicionais de hóquei. Por exemplo, as escalações são menores — um máximo de 12 patinadores e dois goleiros — tornando mais fácil montar equipes.
Os jogos duram três períodos de dez minutos, sem prorrogação ou disputas de pênaltis para decidir as partidas da fase de grupos. Durante o primeiro intervalo, de cinco minutos, há apenas limpeza com gelo seco. O segundo intervalo, de 15 minutos, inclui uma limpeza completa do gelo. Isso significa que no Brasil as equipes podem jogar duas vezes por dia durante a fase de grupos. Assim, criando um evento de ritmo acelerado, algo que também ajuda a atrair novos públicos e jogadores.