Após passar a temporada passada sem um capitão oficial, Sabres anunciam que sueco assumirá essa função na próxima temporada
O Buffalo Sabres anunciou nesta quinta-feira que p defensor Rasmus Dahlin, foi nomeado o novo capitão da equipe. Com apenas 24 anos, Dahlin se torna o primeiro capitão sueco na história da franquia e assume o papel após a saída do veterano Kyle Okposo, que foi trocado com o Florida Panthers na última temporada.
O técnico Lindy Ruff elogiou a liderança de Dahlin dentro e fora do gelo:
“Ele faz tudo certo, antes de tudo,” disse Ruff. “Suas ações no gelo têm sido incríveis, e acho que ele é um cara que lidera em todas as categorias, desde a maneira como se prepara até como joga, além do fato de que ele se preocupa em vencer jogos.”
O novo papel de Dahlin reflete seu crescimento como um defensor de alto nível desde que foi escolhido como a primeira escolha do draft pelos Sabres em 2018. Ele tem sido um dos principais jogadores de Buffalo, liderando a equipe em tempo médio de gelo por três temporadas consecutivas.
O general manager Kevyn Adams também destacou a influência de Dahlin dentro da organização, notando que seu impacto vai além de seu desempenho no gelo:
“Rasmus define o ritmo para nossa equipe todos os dias com a forma como se prepara e compete,” disse Adams. “Ele é respeitado por seus companheiros de equipe e treinadores, tanto por suas ações no rinque quanto por seu compromisso com a nossa comunidade no oeste de Nova York.”
Dahlin tem se desenvolvido constantemente como um dos principais defensores da NHL. Ele terminou em oitavo na votação do Troféu Norris em 2023 e em 15º em 2024. Na temporada 2022-23, Dahlin registrou o maior número de pontos de sua carreira, com 73, e seguiu estabelecendo uma nova melhor marca pessoal com 20 gols na última temporada.
Como peça fundamental da defesa de Buffalo, Dahlin está prestes a começar a primeira campanha de seu contrato de oito anos no valor de US$ 88 milhões, assinado em outubro de 2023. Além de Dahlin, Alex Tuch, Dylan Cozens, Tage Thompson e Mattias Samuelsson servirão como capitães alternativos.