Federação Internacional de Hóquei no Gelo citou preocupações com a segurança geral como principal motivo para seguir com essa decisão
As seleções da Rússia e da Bielorrússia não poderão participar da próxima temporada do Mundial de Hóquei no Gelo. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (22) pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF).
Preocupações com a segurança de jogadores, equipe de competição e torcedores (em consequência da Guerra da Ucrânia) foram citadas como principal motivo para a exclusão, que será continuará dois anos após o fim da temporada de 2023-24.
“É muito cedo”, disse o presidente da IIHF, Luc Tardif, sobre o retorno da Rússia. “Muitos riscos.”
Vladimir Putin, presidente da Rússia e Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia, praticam hóquei no gelo e consideram o esporte como seus favoritos.
A IIHF seguiu recomendações do Comitê Olímpico poucos dias após a Rússia iniciar a guerra em fevereiro de 2022 e removeu as equipes russas de competições internacionais, tendo que encontrar novos anfitriões para eventos que o país sediaria.
Agora, a orientação do Comitê é a de os órgãos reguladores dos esportes olímpicos encontrem formas de incluir esses atletas como neutros nos eventos de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024, que vão acontecer em Paris.
Foto: Reprodução Twitter