NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
6 de maio de 2024 - 18h05

Rick Bowness anuncia aposentadoria da NHL após 40 anos como head coach

Treinador foi nomeado ao Prêmio Jack Adams, após liderar os Jets a 52 vitórias nesta temporada

Rick Bowness é demitido do Dallas Stars.Rick Bowness anunciou sua aposentadoria da NHL nesta segunda-feira (6), após 40 anos como head coach.

Bowness, de 69 anos, está se aposentando depois de uma das melhores temporadas de sua carreira. Ele guiou os Winnipeg Jets a uma campanha de 52 vitórias que os viu terminar com 110 pontos antes de perderem na primeira rodada dos Playoffs da Stanley Cup da Conferência Oeste para o Colorado Avalanche em cinco jogos.

Ao liderar os Jets a uma das melhores campanhas da NHL fez com que Rick Bowness fosse nomeado um dos três finalistas do Prêmio Jack Adams, que vai para o head coach que “é considerado o que mais contribuiu para o sucesso de seu time”.

Pouco antes de anunciar sua aposentadoria, os Jets postaram um vídeo no X com a legenda: “O hóquei não será o mesmo sem você, Bones”.

Inicialmente selecionado para a NHL e a WHA, Bowness foi um atacante que marcou 18 gols e 55 pontos em 173 jogos da NHL com o Atlanta Flames, o Detroit Red Wings, o St. Louis Blues e os Jets original.

Ele foi jogador-treinador da franquia afiliada da AHL dos Jets em 1982-83 e tornou-se assistente dos Jets quando a temporada 1983-84 terminou.

Isso enviaria Bowness por um caminho que o levou a passar um recorde da NHL de 2.726 jogos atrás de um banco, seja como treinador principal ou como assistente. Seu primeiro trabalho na NHL foi como assistente da franquia original dos Jets por três temporadas antes de ser nomeado treinador principal por 28 jogos durante a temporada 1988-89.

Bowness retornou à NHL durante a temporada 1991-92, quando foi técnico do Boston Bruins por um ano. Ele levou os Bruins a uma temporada de 36 vitórias e os guiou à final da Conferência Leste, onde perderam para os Pittsburgh Penguins.

Os Bruins não trouxeram Bowness de volta, mas ele foi nomeado o primeiro treinador da então franquia em expansão Ottawa Senators em 1992. Bowness treinou os Sens por mais de três temporadas e foi demitido em 19 jogos na temporada 1995-96.

Ele foi, então, contratado como técnico associado do New York Islanders e permaneceu nessa função até ser promovido a técnico principal como substituto no meio do ano na temporada 1996-97. Os Islanders tiveram um recorde de 16-18-3 em 37 jogos, apenas para ver Bowness ser demitido no ano seguinte, após 63 jogos.

Bowness voltou à NHL na temporada 1999-2000 como assistente do Phoenix Coyotes. Ele esteve na franquia por seis anos, o que o viu atuar como zelador durante a temporada 2003-04, quando demitiram Bobby Francis.

Ele, então, se juntaria aos Canucks como assistente na temporada 2006-07, que o viu desempenhar um papel fundamental no que provou ser um dos períodos dourados da franquia. Bowness passou sete temporadas em Vancouver e fez parte da equipe que chegou à final da Stanley Cup em 2011.

Em 2013-14, o Tampa Bay Lightning contratou Bowness para atuar como técnico associado do então técnico em seu primeiro ano, Jon Cooper. Bowness passou cinco anos no Lightning antes de o Dallas Stars o contratar como assistente na temporada 2018-19.

Bowness, posteriormente, assumiu o cargo de treinador principal em dezembro de 2019, depois que os Stars romperem com Jim Montgomery. Bowness levou os Stars à final da Stanley Cup na bolha de Edmonton, onde perderam para o Lightning. Os Stars perderiam os playoffs um ano depois, antes de retornar à pós-temporada na temporada 2021-22.

Os Jets contrataram Bowness antes do início da temporada 2022-23. Em seu primeiro ano, eles venceram 46 jogos e terminaram em quarto lugar na Divisão Central, antes de perderem para o eventual campeão da Stanley Cup, Vegas Golden Knights, na primeira rodada.

O que acabou se tornando sua última temporada em Winnipeg viu Bowness levar os Jets ao tipo de sucesso que o levou a ser nomeado treinador no NHL All-Star Game pela primeira vez em sua carreira. No início desta temporada, Bowness tirou uma licença temporária para ficar com sua esposa, Judy, depois que ela teve uma convulsão. Em março, Bowness tirou outra breve licença para realizar o que os Jets disseram na época ser “um pequeno procedimento médico”, que o fez retornar no final daquele mês.

Rick Bowness termina sua carreira com um recorde de 310-408-48-37, tendo feito cinco jogos nos playoffs.

Foto: NHL.com/Divulgação

instagram