NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
31 de outubro de 2023 - 20h10

Protetor de pescoço será avaliado, diz vice-comissário da NHL

Bill Daly disse que liga estudará obrigatoriedade do adereço; uso é debatido após morte de Adam Johnson, atingido no pescoço por um patim

Bill Daly, vice-comissário da NHL, falou sobre a possível obrigatoriedade do uso de protetor de pescoço na liga. Segundo Pierre Lebrun, jornalista da TSN, divulgou nesta terça-feira (31), o dirigente disse que a medida será avaliada. “Claro que vamos prestar atenção nisso”, declarou. “Não há motivo para que não façamos tudo que é possível pela segurança dos jogadores.” O debate é levantado após a trágica morte de Adam Johnson, atingido no pescoço pela lâmina do patim de um adversário em partida da Elite League britânica.

A proteção de pescoço (neck guard ou neck protection em inglês) é opcional na maioria das ligas e costuma ser mais popular entre os goleiros. Entre os campeonatos de alto nível, apenas Suécia e Finlândia já demandavam o uso do adereço de segurança.

Após o incidente que levou ao óbito de Johnson, a primeira medida da Elite League foi obrigar o uso do protetor. A liga norueguesa também anunciou que passará a exigir.

Na NHL, a mudança é um pouco mais lenta, por exigir uma série de procedimentos. O uso de capacetes, por exemplo, só foi obrigatório a partir de 1979 para novos jogadores. Veteranos tinham a opção de seguir jogando sem. Os visores, que protegem a região ocular, começaram a ser exigidos apenas em 2013.

Daly espera que, enquanto o regulamento não é alterado, os jogadores adiram voluntariamente à medida. Jeff Carter foi um dos primeiros a adotá-la. “Todos já os utilizamos em algum momento”, afirmou o jogador, referindo-se à obrigatoriedade de proteção jugular em algumas ligas infantis e infanto-juvenis na América do Norte. “É algo que já deveríamos ter adotado. Não deveríamos ter demorado tanto nem nada do tipo.”

Apesar de não ainda não obrigar o neck guard entre os seus atletas, algumas equipes da NHL estão utilizando suas filiadas na AHL e ECHL como laboratório e exigindo que os elencos usem o protetor nos jogos ou treinos.

Teddy Balkind e o uso do protetor nas categorias de base

Em janeiro de 2022, Teddy Balkind, um garoto de 16 anos de idade, morreu após ter o pescoço cortado por lâmina de patim em jogo escolar. Apesar de não ter repercutido como Johnson, Balkind também recebeu várias homenagens, inclusive em jogos da NHL.

A fatalidade, no entanto, não forçou a USA Hockey, federação nacional que cuida das seleções e do esporte nas categorias de base, a exigir grandes mudanças nas ligas juvenis, universitárias e escolares. Até o presente momento, o órgão apenas recomenda o uso e afirma que maiores mudanças ainda estão sendo estudadas.

No Canadá, o uso já era obrigatório na maioria de ligas e associações locais. Apenas a Western Hockey League, uma das três grandes ligas juvenis no país, não exige que a proteção seja utilizada.

Foto: NHL.com

instagram