NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
Podcasts
3 de junho de 2023 - 12h06

[PRÉVIA] Stanley Cup Final 2023: Vegas Golden Knights x Florida Panthers

Equipes brilharam nos playoffs e chegam a uma grande decisão, que coroará um inédito campeão da NHL

Neste sábado, dia 3 de junho, teremos o começo da final da Stanley Cup entre Vegas Golden Knights e Florida Panthers, que irá fechar um dos playoffs mais espetaculares de todos os tempos da NHL. A decisão reunirá Vegas, um dos favoritos do Oeste, campeão da Divisão do Pacífico, contra os Panthers que se classificaram para os playoffs na última semana de temporada e eliminaram os favoritos Bruins e Hurricanes para chegar até aqui.

Se a história mostra que qualquer previsão de série da NHL é um exercício dos mais complicados, alguns aspectos podem ser listados com grandes chances de fazer a diferença na decisão. A certeza é que teremos um campeão inédito na liga, já que ambas as equipes nunca ergueram a tão sonhada Stanley Cup.

Entre os atletas, Alec Martinez e Jonathan Quick conquistaram o título quando defendiam os Kings, Phil Kessel com os Penguins e Alex Pietrangelo e Ivan Barbashev com os Blues também o fizeram do lado de Vegas. Já pelos Panthers, apenas Eric Staal teve a honra com os Hurricanes em 2006.

Na temporada regular, uma vitória para cada equipe, demonstrando o equilíbrio que deva nortear a final. Então, quem leva a Stanley Cup 2022-2023? Vamos a mais uma prévia do The Playoffs!

GOLDEN KNIGHTS x PANTHERS: COMO CHEGAM

Após chocar o mundo, chegando à decisão em seu primeiro ano de existência, na temporada 2017-18, os Golden Knights vão buscar melhor sorte do que há cinco anos, quando foram derrotados pelo Washington Capitals por 4 a 1. Os 111 pontos da temporada regular foram suficientes para garantir não só o título da Divisão do Pacífico, como a melhor campanha da Conferência Oeste.

Nos playoffs, a vida de Vegas foi calma, com vitórias contundentes sobre Winnipeg Jets, Edmonton Oilers e Dallas Stars. A equipe marcou 62 gols em 17 jogos, sendo que 49 deles assinalados no 5 contra 5. A defesa também contribuiu bastante, principalmente reduzindo a potência ofensiva na semifinal do Oeste contra os Oilers.

O sucesso defensivo também passa pelo gol. Adin Hill começou a temporada como quarta opção na posição, viu todos os demais goleiros caírem por lesões e assumiu a titularidade na partida 3 contra os Oilers para não deixar mais a meta de Vegas. São sete vitórias em dez jogos, com uma média de 93,7% de defesas, além de dois shutouts na série contra os Stars.

Além da chuva de gols no ataque, os Golden Knights têm Jack Eichel na liderança de pontos com 18 em 17 jogos, mas o principal center do time tem muita gente em sua companhia. O time apresenta outros seis jogadores com 11 ou mais pontos (Marchessault 17, Stone e Barbashev com 15, Karlsson e Stephenson com 14 e Reilly Smith fechando a lista com 11), o que potencializa todas as quatro linhas.

Se ensaiou uma varrida na decisão do Oeste, abrindo 3 a 0 em cima dos Stars, Vegas viu o time de Dallas vencer os jogos 4 e 5 e apimentar a série. Mas a resposta foi dada, fora de casa, na partida número 6, com três gols no primeiro período e uma goleada por 6 a 0, para carimbar a vaga para a final, com show defensivo de Alex Pietrangelo e Alec Martinez.

Pelo lado dos Panthers, após uma offseason agitada, com a saída de Jonathan Huberdeau e Mackenzie Weegar, a chegada de Matthew Tkachuk se mostrou acertada durante os playoffs. Tkachuk fez uma temporada muito boa, chegando a ser indicado para o prêmio Hart, dado ao MVP da NHL, mas seu valor multiplicou nos playoffs. São 21 pontos (nove gols e 12 assistências) em 16 jogos de mata-mata, sendo três decisivos na final do Leste contra os Hurricanes, dois deles na prorrogação.

O time flertou com a eliminação na primeira rodada, quando ficou atrás dos Bruins por 3 a 1, mas com muita força de vontade e um jogo físico excelente, venceu três seguidas e eliminou o time que tinha feito a melhor temporada regular da história da NHL. Na disputa seguinte contra os Maple Leafs, duas vitórias fora de casa para abrir a disputa e o time nunca mais olhou pra trás, despachando Auston Matthews e companhia em cinco jogos.

Na decisão do Leste, os Panthers encararam a melhor defesa de toda a liga e não tomaram conhecimento dos Canes, varridos em quatro jogos. Além de Tkachuk, Carter Verhaeghe (15 pontos) e Sam Bennett (11) vêm brilhando na produção ofensiva, auxiliados pelos defensores Aaron Ekblad e Gustav Forsling, que fazem a dupla de defesa com mais gols na temporada.

No gol, o veterano Sergei Bobrovsky soma 11 vitórias em 13 jogos, com uma média de 93,5% de defesas. Ele parou ataques poderosos como Bruins e Maple Leafs, especialmente na prorrogação, onde o time segue invicto, com seis vitórias em seis tempos extras. Destaque também para o penalty kill da equipe, que sofreu apenas quatro gols na inferioridade numérica nos últimos nove jogos.

O CONFRONTO

Um ponto que une as duas equipes é o comando técnico. Vegas trouxe Bruce Cassidy, ex-Bruins enquanto os Panthers assinaram com o veterano Paul Maurice, que deixou os Jets na temporada passada. Cassidy conseguiu introduzir uma das suas principais características na equipe, que é balancear as quatro linhas. Se em Boston o treinador desmanchou a linha perfeita de Bergeron, Marchand e Pastrnak para distribuir os gols do time, com os Golden Knights fez brilhar jogadores até então pouco conhecidos como William Carrier, Keegan Kolesar e o recém-chegado Teddy Blueger, deixando até o veterano Phil Kessel fora da relação.

Maurice, conhecido por montar boas defesas e trabalhar bem jovens promessas, transformou os Panthers durante a temporada. O time, que tinha feito a melhor campanha em 21-22, demonstrava um vigor físico bem maior, mas as seguidas lesões em diversos craques do elenco, como Ekblad, Barkov e Bennett, causaram oscilações que quase levaram o time a ficar de fora dos playoffs.

O treinador mexeu bastante nas linhas até encaixar Barkov na primeira e Tkachuk na segunda, causando problemas para os adversários. O desafio de Maurice é conseguir equilibrar as quatro linhas contra Vegas, principalmente na parte defensiva, talvez, utilizando mais Tkachuk para encarar a primeira linha rival, capitaneada por Jack Eichel.

Será um desafio de estilos. Vegas apresentará um ataque mais organizado, buscando manter a posse do puck para criar as oportunidades, contra os Panthers que vão usar e abusar do jogo físico, principalmente na zona neutra, para construir as chances de gol no contra-ataque. Com os dois goleiros brilhando, as duas equipes precisarão capitalizar nas oportunidades, especialmente no power play.

Falando de times especiais, Vegas chegou na final do Oeste com o pior power play e o penalty kill dos playoffs até então. Claro que ter enfrentado os Oilers de McDavid e Draisaitl machuca qualquer PK da NHL, mas é um ponto que o time precisa melhorar. O ataque construiu muito no 5 contra 5, mas capitalizar na vantagem numérica é fundamental em uma decisão.

Já os Panthers viram seu power play cravar quatro gols em quatro jogos na final do Leste, contra uma das melhores defesas de toda a liga. Manter essa produção ofensiva é crucial, já que o time gera poucas oportunidades de PP, então, precisa marcar quando surge a chance no 5 contra 4.

Historicamente, as finais de Stanley Cup apresentam menos penalidades do que nos demais jogos, mas com um ataque fluido e inteligente como dos Golden Knights e a velocidade dos Panthers em chegar na zona ofensiva, as defesas terão um enorme trabalho em ficar longe da jaula.

RETROSPECTO

Durante a temporada regular, nas duas partidas entre as equipes, uma vitória no tempo normal para cada lado, sempre com o mandante saindo vitorioso. Como Vegas só tem cinco anos dentro da NHL, a história mostra dez partidas entre as franquias, com seis vitórias de Vegas, sendo que apenas uma vez a decisão chegou na prorrogação.

O tempo extra pode ser um fator decisivo na série, já que das 12 vitórias dos Panthers até aqui nos playoffs, seis vieram na prorrogação, com a equipe invicta em partidas que foram além dos três períodos. Vegas não fica muito atrás, somando apenas uma derrota no tempo extra em cinco confrontos na pós-temporada, o que pode tirar todos da cadeira em caso de empate no tempo normal.

PALPITE

Vegas Golden Knights em seis jogos.

Para entrar no clima, confira abaixo o vídeo promocional da NHL sobre a final da Stanley Cup!

AGENDA DA SÉRIE: PANTHERS X GOLDEN KNIGHTS

Jogo 1: Florida Panthers @ Vegas Golden Knights, sábado 3/junho
Jogo 2: Florida Panthers @ Vegas Golden Knights , segunda-feira, 5/junho
Jogo 3: Vegas Golden Knights @ Florida Panthers, quinta-feira, 8/junho
Jogo 4: Vegas Golden Knights @ Florida Panthers, sábado, 10/junho
Jogo 5: Florida Panthers @ Vegas Golden Knights, terça-feira, 13/junho*
Jogo 6: Vegas Golden Knights @ Florida Panthers, sexta-feira, 16/junho*
Jogo 7: Florida Panthers @ Vegas Golden Knights, segunda-feira, 19/junho*

*caso seja necessário

OBS: Todos os jogos começam as 21h, horário de Brasília

Foto: site oficial da NHL

instagram