NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
5 de novembro de 2023 - 11h11

Penguins goleiam Sharks por 10 a 2; Crosby chega a 1.200 jogos

Capitão de Pittsburgh anotou apenas um ponto em partida histórica; encontro também marcou retorno de Erik Karlsson a San Jose

O Pittsburgh Penguins foi a San Jose neste sábado (4) e goleou os Sharks por 10 a 2. Apesar de ter sido uma partida importante para Sidney Crosby, que chegou a seu 1.200º jogo na NHL, o capitão contribuiu apenas com uma assistência. Reilly Smith, Jake Guentzel, Evgeni Malkin e Bryan Rust foram os astros do confronto, que também marcou o retorno do defensor Erik Karlsson a San Jose. Tomas Hertl, Anthony Duclair e Jacob MacDonald foram os destaques do Sharks, que ainda não venceu na temporada. “Gostei do nosso primeiro período, mas de repente nos tornamos outro time”, lamentou David Quinn, técnico da equipe californiana.

De fato, San Jose produziu bem na etapa inicial e manteve o duelo equilibrado. No entanto, os tubarões cederam 1 a 0 no primeiro minuto de jogo, no primeiro chute a gol de Pittsburgh ― em power play, Reilly Smith arriscou de média distância e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Mackenzie Blackwood.

O próprio Smith fez o segundo gol, ainda no primeiro período, após passe cruzado de Rust. Parado diante da crease de Blackwood, o atacante praticamente não foi incomodado pela marcação dos Sharks.

Daí pra frente, a partida, que estava balanceada, pendeu totalmente para os Penguins. Se o primeiro período terminou 2 a 0 para os visitantes, o placar já marcava 4 a 0 com apenas cinco minutos do segundo terço. Jake Guentzel, com mais uma assistência de Rust, e Vinnie Hinostroza, que contou com a infelicidade de Mikael Granlund, deram início ao massacre de Pittsburgh.

Duclair chegou a diminuir para San Jose, mas não houve chances para reação. O segundo período terminou 7 a 1 para os Pens, com gols de Malkin e Kris Letang, assistido por Crosby. Após o sexto gol, o técnico Quinn substituiu o goleiro Blackwood por Magnus Chrona, mas não adiantou. No primeiro contra-ataque de Pittsburgh, o substituto se viu diante de Karlsson, Noel Acciari e Matt Nieto. Ele parou o chute de Acciari, mas Nieto, outro ex-Sharks, fez no rebote.

Mesmo com a franca vantagem, os Penguins não tiraram o pé na etapa final, que começou com gol de Rust. Em mais um power play, MacDonald descontou para os Sharks, mas não seria de grande serventia.

Aos 11 minutos, Pittsburgh chegou ao seu primeiro gol em power play com Malkin, após rápida troca de passes. Menos de um minuto depois, a defesa bateu cabeça e Guentzel empurrou para a rede, dando números finais à goleada: 10 a 1.

Boa parte dos gols dos Penguins saíram de contra-ataques rápidos e passes cruzados, sempre surpreendendo a defesa de San Jose, mesmo quando estava bem guarnecida. “Temos que nos olhar no espelho. Essa é a nossa realidade, é onde estamos agora. Então temos que aceitar e melhorar”, desabafou Granlund.

“Tentamos resolver individualmente e esquecemos do plano de jogo quando fazemos isso. Aconteceu algumas vezes hoje à noite”, disse Mario Ferraro. “Eu mesmo fiz isso.”

É a segunda vez consecutiva que os Sharks perdem por inacreditáveis dez gols, ambas em casa. Na última quinta-feira (2), levou 10 a 1 do Vancouver Canucks. São dez derrotas e uma derrota na prorrogação, apenas um ponto somado e lanterna isolada da liga. “Quando sofremos o terceiro gol, nos desmoronamos. Somos um grupo frágil”, lamentou Quinn.

A noite de glória dos Penguins terminou com quatro pontos de Rust (um gol e três assistências), Smith (dois gols e duas assistências) e Guentzel (dois gols e duas assistências). Malkin anotou dois gols e Karlsson, duas assistências. “Sou grato por ter chegado tão longe. Continuo curtindo tanto quanto curti minha primeira partida”, disse Crosby, sobre a marca de 1200 jogos.

Guentzel chegou a seu 200º gol na NHL enquanto Nieto e Hinostroza marcaram seus primeiros gols por Pittsburgh.

Os Pens seguem em último na Divisão Metropolitana com quatro vitórias e seis derrotas.

San Jose recebe o Philadelphia Flyers na terça-feira (7). No mesmo dia, Pittsburgh visita o Anaheim Ducks.

Outros resultados da rodada
Nashville Predators 5 @ 2 Edmonton Oilers
Winnipeg Jets 5 @ 3 Arizona Coyotes
Boston Bruins 4 @ 5 Detroit Red Wings
Tampa Bay Lightning 6 @ 4 Ottawa Senators
Montreal Canadins 3 @ 6 St. Louis Blues
Buffalo Sabres 6 @ 4 Toronto Maple Leafs
Columbus Blue Jackets 1 @ 2 Washington Capitals
Los Angeles Kings 5 @ 0 Philadelphia Flyers
Carolina Hurricanes 3 @ 4 New York Islanders
Florida Panthers 2 @ 5 Chicago Blackhawks
New York Rangers 4 @ 5 Minnesota Wild
Calgary Flames 6 @ 3 Seattle Kraken
Dallas Stars 0 @ 2 Vancouver Canucks
Colorado Avalanche 0 @ 7 Vegas Golden Knights

Foto: Reprodução/Twitter/X/San Jose Sharks

instagram