NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
24 de junho de 2024 - 23h06

Panthers vencem jogo decisivo contra Oilers e conquistam Stanley Cup

Panthers evitam virada na série decisiva e conquistam primeira Stanley Cup de sua história

Nesta segunda-feira (24), Flórida Panthers e Edmonton Oilers fizeram o jogo 7 decisivo da final da Stanley Cup em 2024. No sufoco e com muita emoção até o fim, os Panthers venceram por 2 a 1 na Amerant Bank Arena e conquistaram a primeira Stanley Cup de sua história.

Franquia relativamente jovem (fundada em 1993), os Panthers também chegaram na decisão em 2022-23, mas acabaram sendo vencidos pelo Vegas Golden Knights. Os Oilers voltaram à final da Stanley Cup pela primeira vez desde 2005-06, quando acabaram derrotados pelo Carolina Hurricanes. A franquia canadense tem cinco Stanley Cups na sua história (iniciada em 1972), mas não sabe o que é ser campeã desde 1989-90.

Vale destacar, o time da Flórida escapou de se tornar o segundo time na história da NHL a perder a Stanley Cup depois de liderar a série por 3 a 0; a primeira (e única) vez que isso ocorreu foi no ano de 1942, quando o Toronto Maple Leafs venceu quatro jogos seguidos para derrotar o Detroit Red Wings, vencendo sua quarta Stanley Cup e se tornando o primeiro time nos esportes da América do Norte a reverter um déficit de 3 a 0 nos playoffs.

Além disso, os Oilers tentavam ser o primeiro time canadense campeão da NHL desde 1993, quando o Montreal Canadiens levantou a taça.

No duelo de goleiros, Sergei Bobrovsky fez 23 defesas e Stuart Skinner, 19. E, embora derrotado, Connor McDavid foi eleito o MVP dos playoffs, sendo premiado com o Conn Smythe Trophy. McDavid foi o sexto jogador, derrotado na decisão, a ser escolhido como MVP da pós-temporada e o primeiro desde 2003, quando o goleiro Jean-Sebastien Giguere levou a honraria defendendo a camisa do Mighty Ducks of Anaheim.

O JOGO

Os Panthers abriram o marcador aos 4:27 do primeiro período, seis segundos após oportunidade de power play favorável aos anfitriões terminar, com Carter Verhaeghe desviando disparo de Evan Rodrigues por entre as pernas de Skinner (1 a 0). Entretanto, a vantagem durou pouco tempo.

A equipe de Edmonton deixou tudo igual aos 6:44. Cody Ceci, da zona defensiva canadense, encontrou Mattias Janmark livre no ataque; Janmark avançou rapidamente no breakaway e acertou disparo alto para o gol de empate, fazendo a festa dos torcedores dos Oilers presentes em Sunrise (1 a 1).

No segundo período, os Panthers retomaram a dianteira aos 15:11. Depois do defensor Dmitry Kulikov salvar a retaguarda dos donos da casa, o disco chegou até Verhaeghe; Verhaeghe deu assistência a Sam Reinhart, que buscava alguém para servir no ataque enquanto passava pela zona neutra e pela linha azul, mas optou por arriscar para o gol. E deu certo, com Stuart Skinner sendo superado novamente (2 a 1).

Ficando cada vez mais desesperados pelo gol de empate e uma eventual prorrogação, os Oilers perderam algumas oportunidades de gol no último período e lançaram mão de mais um jogador de linha nos últimos minutos, tirando seu goleiro do gelo. Infelizmente, para eles, não deu certo. Os Panthers foram administrando a situação nos momentos derradeiros, dando início à festa da torcida local presente à Amerant Bank Arena.

Foto: Divulgação/NHL

instagram